O equipamento ainda funciona
Para grande parte dos consumidores, é habitual trocar o equipamento antigo por um modelo novo, de última geração, ou que consuma menos energia. E isso não significa que o equipamento "antigo" tenha deixado de funcionar. Nestas condições, pondere se vale a pena a troca por um novo. Caso opte por adquirir um equipamento novo, não deixe o antigo numa gaveta. Doe o equipamento que ainda funciona a uma instituição de apoio social ou coloque-o à venda em lojas ou plataformas online de vendas em segunda mão.
O equipamento está partido ou avariado
Se o seu equipamento estiver com defeito, avaria ou partido, tente a sua reparação em lojas indicadas pelo fabricante ou lojas de reparação em geral. Mesmo após o fim da garantia, pode contactar o representante da marca para o reparar (e nem sempre o orçamento é alto). Caso já não seja mesmo possível de reparar, deve entregá-lo num local de recolha seletiva para que possa ser reciclado. Não se desfaça dos velhos aparelhos abandonando-os junto dos contentores de lixo comum ou dos ecopontos.
Quando reciclar é a melhor opção
Os equipamentos elétricos e eletrónicos, por norma, contêm substâncias tóxicas mas também componentes valiosos como placas de circuito impresso, metais e materiais preciosos e raros, como ouro, prata ou cobre. É fundamental que sejam reciclados para que essas matérias-primas possam ser recuperadas e utilizadas na produção de novos equipamentos.
Nesse sentido, pode entregar o equipamento antigo na loja onde compra o novo ou, no caso de equipamentos de grandes dimensões (como um frigorifico ou máquina de lavar roupa ou loiça) pode solicitar a sua recolha quando a empresa entregar o novo equipamento.
Caso não precise de um equipamento novo, pode depositar o equipamento de que se quer desfazer num ecocentro ou colocá-lo num dos pontos de recolha das entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
Alguns supermercados e zonas comerciais disponibilizam também contentores para pequenos eletrodomésticos ou aparelhos eletrónicos. Neste caso, serão encaminhados de forma segura para as unidades de tratamento e valorização, onde se aproveitam os materiais viáveis e se descontaminam os que não se podem aproveitar.
Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos têm lugares específicos para a sua recolha. Pode encontrar o mais próximo da sua área de residência nos sites Onde Reciclar e Eu Reciclo.