Dicas de reparação
Siga o manual de instruções

Antes de tudo, confirme se o problema do seu eletrodoméstico ou dispositivo eletrónico está descrito no manual de instruções (físico ou online), bem como a respetiva solução. Verifique se todas as ligações do aparelho estão bem feitas e, de seguida, desligue o dispositivo e ligue-o de novo para verificar se o problema persiste. Quando o problema é detetado através de uma mensagem de erro do próprio equipamento, normalmente é possível que encontre a solução no site oficial do fabricante do seu dispositivo.
Verifique a garantia

Sabia que todos os produtos e peças (novos e recondicionados) que compra em lojas tradicionais ou online estão cobertos por uma garantia legal de três anos? O mesmo acontece com a venda de bens usados por profissionais. Só na venda de bens entre particulares é que não existe garantia. Mesmo assim, se o artigo tiver algum defeito, o comprador pode anular o negócio. E, se esse produto ainda estiver coberto pela garantia original, o novo proprietário usufrui do tempo que falta.
Conheça a lei das garantiasReúna as informações certas para a reparação

É verdade que nem tudo pode ser reparado por qualquer pessoa e há algumas regras de segurança que não devem ser descuradas. Veja no manual do equipamento qual poderá ser o problema e o que a marca recomenda para cada um deles. O site da marca também pode ajudar. Tenha em atenção que se tentar reparar um equipamento ainda em garantia esta ficará sem efeito. Anote todos os problemas que detete no aparelho e mensagens de erro para fornecer ao técnico de reparação e ser mais fácil de identificar o problema e a solução.
Encontre as peças de substituição

A informação sobre a disponibilidade de peças de substituição passou a ser obrigatória nos produtos vendidos. O consumidor tem o direito de aceder a informações sobre a reparação e manutenção dos produtos, bem como sobre as peças de substituição, pelo menos, durante três a dez anos, dependendo do produto. O fabricante ou vendedor terá até dois anos após o produto ser colocado no mercado para disponibilizar essas informações gratuitamente no seu site. Caso não exista informação disponível ou o vendedor não a possa dar, assuma que não há peças originais vendidas pelo fabricante.
Se uma indicação for dada e estiver dentro do prazo de compra (por exemplo, três anos após a compra de um computador e sete anos após a compra de uma máquina de lavar roupa), exija a peça ao vendedor, que deverá fornecê-la no prazo máximo de dois meses. Como a instalação de certas peças pode representar um risco para a segurança, as mesmas são divididas em dois tipos: as que os consumidores podem substituir com segurança e as que é melhor serem os profisisonais a substituir. Os fabricantes são obrigados a listar peças de reposição "seguras" nos seus sites e a fornecer instruções sobre como encomendá-las.
Encontre um profissional ou recorra ao serviço pós-venda

Se não consegue ou não quer ter o trabalho de tentar fazer a reparação por si, contacte um técnico especializado na sua zona. Para tal, faça uma pesquisa online ou acione os seus contactos para referências credíveis. Outra hipótese é recorrer ao serviço pós-venda da marca do seu produto, mesmo que este já não esteja a garantia. Na maioria das vezes, os técnicos da marca irão ajudá-lo remotamente ou deslocando-se ao local.