O que é o projeto REPper
Esta plataforma online foi criada como parte do REP.per (REPair PERspective), um projeto de cooperação europeu com o apoio da Interreg Euro-MED, promovido pela DECO PROteste. O objetivo do projeto é facilitar a transição para escolhas mais sustentáveis e para uma economia circular e eficiente em termos de recursos, desenvolvendo uma cultura de reparação.
Respeitar o ambiente e salvaguardar o Planeta significa, também, repensar os modelos de negócio tradicionais, redescobrir a centralidade do valor humano na procura da inovação e da competitividade, e rever comportamentos, tudo no sentido de um modelo de economia cada vez mais circular.

O REP.per é um projeto financiado pela União Europeia e liderado pelo Município de Bolonha, no qual a DECO PROteste participa juntamente com a Altroconsumo, a OCU e sete outras organizações, de um total de oito países: Albânia, Bósnia-Herzegovina, França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Eslovénia. Com este projeto, a DECO PROteste quer ajudar as empresas e os consumidores a maximizar as oportunidades oferecidas pela nova diretiva “Direito à reparação”, que entrará em vigor em 2026.
O projeto pretende ligar todos os intervenientes relevantes, como autoridades públicas, organizações de consumidores, escolas, pequenas e médias empresas, organizações sectoriais e, claro, cidadãos.
PRIMEIRO FESTIVAL REP.PER EM MARSELHA
Promover a reparação, a reutilização e a reciclagem criativa, incentivando a participação ativa na economia circular e sustentável, foi o objetivo do primeiro Festival REP.per, realizado em Marselha (França), por ocasião das Jornadas Internacionais da Reparação, a 18 e 19 de outubro de 2024.
Neste primeiro encontro, os parceiros europeus do projeto REP.per reuniram-se para discutir e partilhar com especialistas, representantes de instituições públicas e agentes locais perspetivas e experiências sobre como integrar a cultura da reparação nas políticas ativas, mas também na vida quotidiana dos cidadãos.
Durante os dois dias, organizaram-se workshops práticos para aprender a reparar equipamentos do quotidiano, mas também se fez uma análise aprofundada dos desafios e oportunidades no setor da reparação profissional para uma economia circular verdadeiramente centrada no conceito de sustentabilidade.