Máquina de lavar com calcário ou mau odor? A solução é mais fácil do que parece
Manutenção dos componentes visíveis, prevenção do calcário e eliminação do bolor são rotinas simples, que, seguidas regularmente, podem evitar mau cheiro, manchas na roupa e uma eventual perda de eficiência. Saiba como proceder.
Conservar os componentes, como filtro, gaveta do detergente e borracha de vedação, prevenir o calcário e eliminar o bolor é o trio de boas práticas para manter o desempenho da máquina de lavar roupa. Seguir esta rotina pode evitar maus cheiros e desgaste prematuro do equipamento, problemas comuns quando a manutenção é deixada para segundo plano.
Ainda assim, as dúvidas podem instalar-se na hora de pôr a estratégia em marcha. O vinagre é eficaz contra a sujidade da máquina? Como limpar o filtro? Com que frequência fazer uma lavagem a altas temperaturas? E qual é a melhor forma de evitar calcário ou que sinais indicam que a máquina já não está no seu melhor?
A DECO PROteste preparou um guia prático com respostas simples para as questões que o afligem na sua relação com um dos eletrodomésticos mais importantes lá de casa. A máquina pede reparações simples? Muitos problemas podem ser resolvidos sem necessidade de assistência técnica.
O aparelho já não tem remédio? Explore opções no comparador de máquinas de lavar roupa e, no confronto, não se esqueça de prestar atenção ao custo de utilização anual.
Limpeza e manutenção da máquina da roupa passo a passo
Uma boa rotina de manutenção pode evitar avarias e mantém a máquina eficiente ao longo do tempo. Eis como fazê-lo sem complicações.
1. Limpar e secar a borracha da porta
- Limpe, pelo menos, mensalmente, ou com maior periodicidade, se usar a máquina com frequência. Seque-a a seguir a cada lavagem.
- Use água e detergente neutro, tendo o cuidado de secar sempre muito bem.
- No fim de cada lavagem, deixe a porta entreaberta.
2. Lavar a gaveta do detergente
- Retire a gaveta. Faça-o com cuidado, pois algumas têm patilha.
- Lave com água corrente a cada dois meses ou com maior periodicidade, se usar a máquina com frequência. Se preferir detergente em pó, convém eliminar quaisquer resquícios.
- Deixe secar completamente antes de voltar a inserir.
3. Limpar o filtro da máquina da roupa
Esta é uma das tarefas que mais pesquisas geram na internet, e com razão. Como limpar o filtro da máquina da roupa? Não tem nada que saber.
- Abra a tampa inferior (consulte primeiro o manual de instruções, em papel ou online).
- Posicione uma bacia ou uma toalha por baixo, de modo a captar a água residual, que sai quando retira a tampa.
- Retire o filtro e passe-o por água.
- Use uma escova de dentes velha para remover o cotão que esteja preso ao filtro.
- Volte a enroscar o filtro, certificando-se de que fica bem fixo, de forma a evitar inundações.
Agora, que já sabe o como, pode surgir a dúvida sobre o quando. Quais os sinais de que o filtro da máquina precisa de limpeza?
- Água acumulada no tambor.
- Se, no final do programa, a roupa ainda sair com bastante água, pois significa que a centrifugação não foi suficientemente eficaz.
4. Limpar o tambor
- Faça um ciclo a 60ºC ou mais, com a máquina vazia. Muitas máquinas já trazem um programa de “limpeza do tambor”. Se o seu aparelho não o incluir, verifique no manual de instruções qual é a temperatura mais elevada recomendada para a lavagem do tambor.
- Use o detergente habitual, se for indicado para lavar a altas temperaturas, ou um produto específico para a limpeza do tambor.
- Verifique se há objetos presos na borracha (moedas, ganchos, meias, etc.).
5. Prevenir o calcário
Este é um cuidado especialmente importante em regiões onde a água é dura. Use um produto anticalcário a cada lavagem, para evitar depósitos na resistência da máquina.
Como remover o calcário da máquina da roupa
Quando a água atinge temperaturas elevadas, os minerais presentes na água dura – o cálcio e o magnésio – formam depósitos, sob a forma de calcário, que se deposita na resistência da máquina. Com o tempo, e se não forem tomadas medidas preventivas, este composto pode mesmo levar à avaria da máquina. Uma vez mais, recomenda-se seguir as instruções de utilização e manutenção do fabricante antes de recorrer a um produto anticalcário, sobretudo se o equipamento ainda estiver no período de garantia.
Quando usar um anticalcário preventivo?
- Em regiões onde a água é dura.
- Se dá preferência ao detergente em pó.
- Se faz lavagens frequentes a 40ºC ou mais.
Vinagre ou bicarbonato para limpar a máquina da roupa?
Muita gente pergunta nas redes se o vinagre e o bicarbonato são eficazes, sobretudo quando surgem maus cheiros ou sinais de calcário. Embora ambos tenham usos domésticos comuns, nem sempre são seguros ou eficazes num equipamento que combina metal, plástico e borracha.
Vinagre
O vinagre tem ação desincrustante, pelo que pode remover parte do calcário. Mas não é recomendado pela DECO PROteste nem pelos fabricantes: pode danificar borrachas e componentes metálicos.
Mesmo assim, se usar o vinagre, rodeie-se de alguns cuidados:
- nunca o misture com detergente;
- faça um ciclo curto com a máquina vazia.
Bicarbonato
O bicarbonato pode reduzir odores e amolecer a água. Mas também pode alterar a cor dos tecidos, além de não ser eficaz contra o calcário.
Conclusão: em vez de receitas caseiras, é preferível usar produtos anticalcário, que são mais eficazes e seguros para a máquina e para a roupa.
Como eliminar o bolor e os maus cheiros
O indesejável bolor pode instalar-se na presença de alguns fatores. Vejamo-los.
- As máquinas modernas usam pouca água. Dizem-se mais económicas, mas a menor quantidade de água pode potencialmente reduzir a capacidade de enxaguamento e deixar mais resíduos no tambor e até na roupa.
- O uso de detergentes sem agentes branqueadores também contribui para o aparecimento de bolor. Quando os agentes branqueadores estão presentes, têm um efeito oxidante, que ajuda a eliminar microrganismos durante a lavagem.
- As lavagens frequentes a 30ºC impedem que a máquina atinja temperaturas capazes de eliminar microrganismos e dissolver completamente resíduos de detergente
O que fazer, então, para afastar o espectro do bolor?
- De vez em quando, faça um ciclo a 70-95ºC com a máquina vazia (normalmente, tais temperaturas são as do programa de “limpeza do tambor”, mas consulte o manual para verificar se este existe).
- Adicione detergente universal em pó, que tem agentes de branqueamento.
- Deixe sempre a porta e a gaveta abertas entre lavagens.
Uma rotina de limpeza
| Componente da máquina ou produto a aplicar | Frequência da limpeza ou da aplicação do produto (consulte o manual de utilização) | Produto recomendado | Objetivo |
|---|---|---|---|
| Borracha da porta | Mensalmente (ou com maior frequência, dependendo do uso da máquina) | Detergente neutro | Evitar bolor e maus cheiros |
| Gaveta do detergente | A cada dois meses (ou com maior frequência, dependendo do uso da máquina) | Água corrente | Evitar entupimentos |
| Filtro | Pelo menos, duas vezes por ano | Água e escova | Melhorar a drenagem da máquina |
| Tambor | Pelo menos, duas vezes por ano | Detergente ou produto específico | Remover resíduos |
| Anticalcário | A cada lavagem com água dura | Produto anticalcário | Prevenir o calcário |
Perguntas frequentes sobre a limpeza da máquina da roupa
Ainda tem dúvidas? Ficam as respostas rápidas às perguntas que mais vezes surgem quando se trata de cuidar da máquina.
Como saber se a água da minha zona é dura?
A dureza da água varia bastante entre regiões e influencia diretamente a formação de calcário na máquina. Em Portugal, muitas zonas do Litoral têm água moderada a dura. Como saber se é o caso? Consulte o site da entidade que faz o abastecimento de água no seu município.
Devo deixar a porta da máquina de lavar sempre aberta?
Sim, é uma das formas mais simples e eficazes de prevenir o bolor. A borracha da porta e o tambor acumulam humidade após as lavagens, criando um ambiente perfeito para fungos e maus odores. Boas práticas passam por manter entreabertas a gaveta do detergente e a porta, pelo menos, até o tambor secar totalmente. Pode optar também por secar a borracha com um pano após cada lavagem, se verificar que se acumula alguma água na reentrância da borracha.
A roupa está a sair com manchas. O que significa?
As manchas escuras têm, normalmente, origem em bolor acumulado na borracha da porta, na gaveta do detergente ou no tambor. Faça o programa de “limpeza do tambor” ou um ciclo a altas temperaturas (entre 70ºC e 95ºC), com a máquina vazia. De preferência, use um produto específico para limpeza do tambor ou um detergente universal em pó. Não se esqueça de limpar o filtro.
Quantas vezes devo fazer uma limpeza profunda?
Depende da frequência das lavagens e do tipo de detergente que usar. As recomendações gerais são as seguintes: duas vezes por ano para uma manutenção regular e, a cada dois meses, se fizer muitas lavagens semanais ou usar sobretudo detergente líquido. Pode ser útil fazer um ciclo a altas temperaturas, se a roupa sair com odores, a água for dura ou lavar sobretudo a 30ºC, para evitar a proliferação de microrganismos.
O que acontece se não limpar a máquina durante muito tempo?
Não há milagres. Com o tempo, irá notar mau cheiro persistente, menor eficácia na centrifugação, maiores consumos e formação de bolor. Se a água for muito dura, depósitos de calcário podem danificar a resistência da máquina. Na prática, o equipamento estará em “esforço”, consumirá mais e terá um tempo de vida útil menor.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
