Detergentes para máquina da roupa: qual a dose certa?
Usar muito detergente na máquina de lavar roupa pode danificar as peças de vestuário e a própria máquina. Para evitar prejuízos, a quantidade certa de detergente em cada lavagem depende de vários fatores e do tipo de roupa. Veja as dicas.
Na última década, a União Europeia exigiu que os fabricantes de máquinas de lavar roupa reduzissem a quantidade de água utilizada por lavagem. Desta forma, precisa de menos detergente do que antes para pôr a roupa a lavar.
Além disso, também os detergentes são hoje mais concentrados do que há décadas, pelo que o volume de cada dose é menor do que anteriormente. Por isso, é preciso ter atenção à quantidade que usa em cada lavagem, uma vez que usar demasiado detergente na máquina pode causar problemas na roupa e no equipamento, além de aumentar a fatura da água e da eletricidade, e a carga poluente na água.
Roupa sem brilho e a cheirar mal
O excesso de detergente pode não se dissolver na água, contribuindo para a formação de depósitos nas roupas e impedindo os seus resíduos de serem completamente enxaguados. Assim, forma-se uma camada invisível que retém não só a sujidade, mas também os minerais naturalmente presentes na água, fazendo com que os tecidos fiquem com mau aspeto. O excesso de detergente pode até levar a que as suas roupas percam o brilho e cheirem mal, além de causarem o envelhecimento precoce das peças com elásticos.
O excesso de detergente também cria demasiada espuma. Esta diminui a fricção entre os tecidos e reduz a libertação da sujidade incrustada no vestuário.
Máquina entupida
A mesma camada que cobre a roupa quando usa muito detergente também pode danificar a máquina de lavar roupa. Com o tempo, os depósitos de detergente podem entupir peças do equipamento, resultando em danos nos canos e eventuais fugas de água.
Pegada ecológica
Com excesso de detergente, não só danifica as roupas e a máquina de lavar roupa, como também gasta mais água e energia. Por exemplo, se sobrar muita espuma da lavagem, vai ter de prolongar o enxaguamento da roupa.
Qual a dose certa de detergente?
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Para obter os melhores resultados de lavagem, é importante utilizar a dose certa de detergente, que varia entre modelos da mesma marca. Nem sempre é fácil determinar a quantidade necessária porque existem poucos padrões quanto às instruções na rotulagem que os fabricantes devam seguir. Mas há alguns fatores que deve ter em conta ao colocar detergente na máquina de lavar roupa.
Instruções de lavagem
Consulte sempre as instruções na embalagem do detergente para determinar a quantidade a ser usada. Por norma, aí encontra a indicação da quantidade de detergente necessária em função da quantidade de quilos de roupa, da dureza da água e do grau de sujidade da roupa.
Quantidade de roupa
Quanto mais roupa colocar na máquina de lavar, mais detergente deverá usar. Mas sem exageros. Verifique a capacidade máxima da sua máquina de lavar e ajuste a quantidade de detergente em conformidade. Se lavar a máquina apenas com metade da carga – o que não é aconselhável – irá, obviamente, precisar de menos detergente.
Dureza da água
A dureza da água refere-se ao conteúdo mineral desta (principalmente iões de cálcio e magnésio) e mede-se, geralmente, em mg/l de carbonato de cálcio.
- Se o nível de dureza da água for baixo (até 60 mg/l de carbonato de cálcio) pode usar um pouco menos de detergente do que o recomendado.
- Caso a água tenha dureza média (entre 60 e 120 mg/l de carbonato de cálcio) não é necessário ajustar a quantidade de detergente. Esta é a condição considerada pelos fabricantes quando calculam o número de doses em cada embalagem.
- No caso de água dura (>120 mg/l de carbonato de cálcio) é importante reforçar a quantidade de detergente para que os iões de cálcio e magnésio possam ser bloqueados e seja melhorada a formação de espuma.
Para saber o grau de dureza da água, veja o mapa ou contacte a entidade distribuidora de água da sua região.
Além da dureza da água, a quantidade de detergente a usar também depende da carga de roupa que vai colocar na máquina de lavar.

Quantidade de detergente (em ml) a colocar na máquina para uma carga de 4,5 kg de roupa.
A quantidade de detergente (em ml) a colocar na máquina aumenta para uma carga de 6 kg a 8 kg.
Sujidade das roupas
Quanto mais suja estiver a roupa, mais detergente poderá adicionar à lavagem. Também pode observar o tipo de tecido das roupas que vai lavar. Veja os critérios para determinar o programa da máquina em função do grau de sujidade da roupa.
- Roupa pouco suja – programa ideal para tecidos delicados como roupas íntimas, lingerie e camisas. Pode usar este tipo de programa para refrescar roupas que estão guardadas ou penduradas no armário há meses.
- Roupa moderadamente suja – é uma opção para roupas como gangas e camisas do dia a dia, também adequada para lençóis, roupas de cama, toalhas e outras peças com manchas mínimas. É uma boa escolha de programa de lavagem para a maioria das roupas. Este é, aliás, o nível de sujidade que deve ser considerado pelos fabricantes quando calculam o número de doses em cada embalagem.
- Roupa muito suja – programa ideal para roupas cobertas de lama ou sujidade. É uma boa opção para roupas de trabalho, cobertores, tapetes e brinquedos para animais de estimação muito sujos ou outros artigos muito sujos.
Qual é o melhor detergente para a roupa?
Procura o melhor detergente para a máquina de lavar roupa? Há várias opções, de acordo com as necessidades da sua roupa. Consulte o comparador de detergentes da DECO PROteste para encontrar a Escolha Acertada e o Melhor do Teste.
Veja o comparador de detergentes

