10 erros a evitar ao lavar roupa na máquina
Parece simples, mas nem sempre se usa a máquina de lavar roupa de modo correto, o que pode resultar em peças mal lavadas ou em avarias do aparelho.
- Especialista
- Pedro Lucas e Sílvia Menezes
- Editor
- Isabel Vasconcelos

Uma máquina de lavar roupa com bom desempenho, um detergente eficaz e os cuidados descritos a seguir permitem obter os melhores resultados no tratamento dos tecidos.
- Lavar sem tratar as nódoas difíceis. Aplique um tira-nódoas ou um pouco de detergente concentrado em cima da mancha, antes de introduzir a peça de roupa no tambor.
- Carregar demasiado a máquina. Durante a lavagem, a roupa deve mover-se facilmente, para que fique bem lavada. Para tal, certifique-se de que, entre a roupa e a parte superior do tambor, fica livre o espaço equivalente a uma mão-travessa.
- Não separar a roupa. Separe a roupa clara da que tem cores fortes ou escuras, e use o detergente certo: universal ou para cores. Para uma lavagem mais eficaz, separe-as ainda de acordo com a temperatura de lavagem: água fria ou quente.
- Misturar peças pequenas com grandes. Juntar peças pequenas, como meias e roupa interior, com lençóis ou toalhas leva a que as primeiras fiquem enroladas nas maiores, e acabem mal lavadas. O melhor é juntar as peças pequenas em bolsas de rede.
- Não usar a quantidade certa de detergente. Para obter bons resultados sem desperdiçar, o detergente deve ser doseado em função da sujidade da roupa, da dureza da água e da capacidade da máquina. Siga as indicações da embalagem.
- Usar água totalmente fria. Embora possa parecer boa ideia para poupar, a água fria, tal como sai da torneira, dificulta a ação do detergente. Convém consultar a etiqueta, mas todos os tecidos podem ser lavados a 30ºC.
- Lavar lãs com detergente universal. Use um detergente para lã e roupa delicada. Este não tem a enzima protease, que é prejudicial para as fibras de origem animal, nem agentes alcalinos, que favorecem a formação de borbotos.
- Centrifugar no máximo das rotações. Alguns tecidos podem danificar-se, se forem sujeitos a rotações muito elevadas. Opte por valores acima de 1000 só para as peças de algodão. No caso de sintéticos ou mistura, são suficientes 900 ou 1000.
- Não esvaziar assim que termina a lavagem. Para que a roupa não fique com odor a humidade ou muito amachucada, retire-a logo a seguir à lavagem. Se não estiver em casa, use o início diferido, para que a lavagem termine quando chegar.
- Nunca limpar a máquina. Para garantir que a máquina continua a lavar em condições e que dura, limpe os filtros, as borrachas e a gaveta do detergente com alguma regularidade.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |