Dicas

Como evitar o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Se começar a existir bolor em algumas zonas da sua máquina de lavar roupa, como na junta de borracha, na gaveta do detergente ou no filtro, pode formar-se um odor desagradável e fazer com que as suas roupas cheirem mal. Saiba como prevenir.

11 abril 2022
Mau cheiro

iStock

O mau cheiro pode ser causado pelo bolor que se forma devido a humidade, a má ventilação ou a água que fica presa na junta da máquina de lavar roupa. Para evitar o problema do mau cheiro não precisa de um produto específico de limpeza, mas sim de alguns cuidados de manutenção e de prevenção para impedir a criação de bolores e, consequentemente, de maus odores. 

Comparar preços e resultados de máquinas de lavar roupa

  • Leia sempre as instruções de dosagem do detergente fornecidas pelo fabricante na embalagem.
  • Deixe sempre a porta e a gaveta do detergente entreabertas após a lavagem. Assim, permite que o ar circule no tambor e ajuda a prevenir a formação de bolor.
  • Se costuma lavar a uma temperatura baixa (40ºC), o que permite poupar dinheiro e ajudar o ambiente, faça um ciclo a uma temperatura elevada (70ºC a 90ºC) pelo menos uma vez por mês. Algumas máquinas já vêm com um programa de autolimpeza do tambor.
  • Limpe a gaveta do detergente com uma pequena escova. Se tiver uma máquina de carga superior, remova a gaveta do detergente após cada lavagem e vire-a ao contrário para esvaziar todo o líquido que ainda possa conter.
  • Limpe o filtro uma vez por mês, para evitar que fique entupido. Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, verifique se têm pequenos objetos nos bolsos, para evitar que se acumulem na borracha da porta ou no filtro.
  • Limpe a junta de borracha da porta regularmente para evitar que se crie bolor e que este, passado algum tempo, se acumule na borracha e seja impossível removê-lo. Se necessário, utilize um pano limpo humedecido com um pouco de lixívia diluída em água e depois exangue muito bem com água.
  • Verifique o tubo de drenagem. Se o mau cheiro persistir, pode ser que exista um bloqueio nesse tubo. Nesse caso, pode utilizar um desentupidor. Se não resolver o problema, terá de pedir ajuda a um profissional.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.