Dicas

Como instalar a máquina de lavar roupa

Comprou uma máquina de lavar roupa, mas a instalação não está incluída no preço? Siga as nossas dicas para instalar.

07 abril 2022
máquina de lavar roupa e cesto de roupa suja

iStock

As máquinas de lavar roupa são aparelhos muito úteis e imprescindíveis – quase 95% dos respondentes a um inquérito online sobre grandes eletrodomésticos, realizado pela DECO PROTESTE em abril de 2021, tinham uma máquina de lavar em casa. Mas podem surgir dúvidas no momento da instalação. Em regra, as lojas disponibilizam esse serviço, podendo incluir o seu custo ou cobrá-lo separadamente. Se prefere poupar dinheiro, se o vendedor da máquina não disponibiliza esse serviço ou se comprou a máquina via internet sem a instalação incluída, pode arregaçar as mangas e fazer a instalação de maneira simples.

Comparar máquinas de lavar roupa

7 passos para instalar a máquina de lavar roupa

A instalação de uma máquina de lavar roupa não requer aptidões especiais, nem ferramentas fora do comum.

1. Verifique as instruções

Na compra de uma máquina de lavar roupa nova é comum estar incluído um manual de instruções do fabricante, onde devem constar todas as informações relativas à instalação para o seu modelo específico.

Se não tiver o manual de instruções original pode fazer uma pesquisa na internet pelo nome do modelo ou ir ao site do fabricante da máquina, onde, em princípio, poderá encontrar as instruções necessárias. Pode também contactar a loja onde comprou a máquina ou o fabricante para solicitar o manual, uma vez que este é obrigatório.

Esgotou todas as hipóteses e mesmo assim não encontrou? Não se preocupe. Siga o nosso guia de instalação, pois o processo deverá ser semelhante para a maioria das máquinas de lavar roupa.

2. Escolha um bom local

O sítio onde colocar a máquina deve estar próximo das seguintes ligações:

  • tomada: antes de iniciar o processo de instalação deve desligar o interruptor geral do seu quadro elétrico ou o disjuntor do circuito onde ficará ligada a máquina. Perto do local onde a vai instalar, deve existir uma tomada com ligação à terra. Não recomendamos que utilize cabos de extensão, mas se não houver alternativa, verifique que estes conseguem suportar a potência de todos os dispositivos.
  • entrada de água: comece por fechar a torneira junto ao contador ou a torneira de abastecimento de água fria. A máquina tem no topo da parte traseira um tubo que fará a ligação ao abastecimento de água fria.
  • drenagem: deve existir uma ligação de esgoto para a evacuação das águas residuais após a lavagem. Se esta não existir perto do local onde pretende instalar a máquina, pode sempre colocar a mangueira de drenagem da máquina junto a uma banheira, lava-loiça ou outro elemento com ligação ao sistema de esgoto. Deve certificar-se de que a mangueira de drenagem fica a pelo menos 60 centímetros do chão e que encaixa perfeitamente no tubo de descarga.

Verifique se o piso do local escolhido é duro e bem nivelado para evitar vibrações. As máquinas de lavar podem ser colocadas em marquises, garagens, entre outros locais, desde que a temperatura ambiente não desça abaixo de 0 ºC para que a água no interior dos tubos não congele.

3. Verifique o espaço e as dimensões

A largura média de uma máquina de lavar roupa de abertura frontal é de 60 centímetros. Mas, se tiver pouco espaço, pode encontrar modelos mais estreitos, como os modelos “slim”. As máquinas de lavar roupa com carga superior ou de topo são geralmente mais estreitas, mas precisa de espaço por cima do aparelho para abrir o tambor.

É importante medir a altura livre do chão até à bancada, pois as máquinas costumam ter entre 80 e 85 centímetros de altura, embora os pés permitam fazer pequenos ajustes. Meça também os locais mais estreitos, como as portas pelas quais terá que passar para chegar ao local de instalação.

Deve verificar a profundidade necessária para a instalação, uma vez que máquinas com tambores e capacidades de lavagem maiores tendem a ser alguns centímetros mais profundas do que máquinas de menor capacidade. Conte com cerca de 5 a 7 centímetros de espaço livre na parte traseira para acomodar as duas mangueiras: da entrada e da saída de água.

4. Remova os parafusos de transporte

As máquinas de lavar roupa costumam ter parafusos de transporte na parte traseira para impedir o movimento do tambor. Os parafusos são projetados para impedir que o tambor se mova e a máquina se danifique durante o transporte.

Depois de ter a sua máquina perto do local onde a vai instalar, retire os parafusos com uma chave inglesa ou de fendas (ou uma ferramenta disponibilizada pela própria marca), e tape esses espaços com os tampões específicos que, normalmente, serão disponibilizados pelo fabricante e que virão na embalagem da máquina de lavar.

5. Ligue a máquina à entrada de água e à tomada de eletricidade

Se escolheu bem o local, a máquina deve estar próxima da entrada de água e da tomada de eletricidade.

  • Enrosque (ou aperte) uma extremidade do tubo de entrada de água numa torneira roscada (se não tiver uma torneira assim, precisa de comprar um adaptador) e a outra extremidade à válvula da entrada de água na parte traseira da máquina de lavar.
  • Certifique-se de que apertou bem as ligações do tubo de água para evitar fugas. Em regra, os fabricantes também fornecem vedações em borracha para este efeito. Não tente esticar ou comprimir muito as mangueiras de entrada e de saída, para que não se dobrem e se danifiquem.
  • Se a sua máquina de lavar tiver duas entradas (água fria e água quente) e no local onde vai instalá-la só tiver ligação a água fria, é aconselhável cobrir e proteger a entrada de água quente.

6. Nivele a máquina

As máquinas de lavar roupa têm pequenos pés ajustáveis para que fiquem bem niveladas. Este nivelamento é importante porque a máquina pode chegar às 1600 rotações por minuto (rpm) na centrifugação.

Coloque um nível na parte superior da máquina e gire os pés na parte inferior: mova-os no sentido dos ponteiros do relógio para baixar a máquina e no sentido contrário para subi-la, até que a ferramente indique que a máquina está corretamente nivelada.

Uma vez nivelada, aperte as porcas de travamento em cada pé, deixando os pés na posição correta.

Uma máquina de lavar roupa bem nivelada evita vibrações e ruídos indesejados durante o seu funcionamento e impede desgastes desnecessários, o que pode ajudar a preservar a vida útil do equipamento.

7. Faça a primeira lavagem sem roupa

A primeira lavagem convém ser realizada com o tambor vazio, sem roupa, e sem adicionar detergente. Assim, pode verificar se todos os mecanismos da máquina estão a funcionar corretamente, se não há fugas e se está bem nivelada.

Se o processo de instalação lhe parecer complicado e preferir não arriscar, procure um técnico. Para encontrar uma empresa com boas referências e um profissional validado por nós, visite o DECO PROTESTE SELECT.

CONHEÇA O DECO PROTESTE SELECT

Perguntas frequentes sobre a instalação

No processo de instalação da máquina de lavar roupa, podem surgir mais dúvidas. Veja as nossas recomendações.

Que ligações preciso para instalar a máquina de lavar roupa?

  • Rede elétrica (se possível, com um disjuntor de segurança).
  • Entrada de água (para encher o tambor).
  • Sistema de esgoto (para esvaziar o tambor após a lavagem).

Qual deve ser a altura do tubo de drenagem da máquina de lavar roupa?

Para evitar que haja um refluxo da água de drenagem, a mangueira deve ser ligada a um tubo de esgoto que deve estar a uma altura de, no mínimo, 60 centímetros do pavimento.

Como alongar a mangueira de drenagem da máquina de lavar roupa?

Se a mangueira for muito curta, não deve ser esticada. É melhor comprar uma mangueira mais longa. Pode encomendá-la ao próprio fabricante ou procurá-la em lojas físicas de peças de substituição para eletrodomésticos ou online. De seguida, precisa de desaparafusar a mangueira existente e aparafusar a nova.

Como desentupir o tubo de drenagem da máquina de lavar roupa?

Se a máquina escoar lentamente, verifique se o tubo não está dobrado pelos móveis ou pela própria máquina. Pode desaparafusar o tubo para ver se há pequenos objetos a obstruí-lo. Deve também verificar e limpar o filtro da máquina, que geralmente está localizado na parte inferior. O tubo de drenagem também pode estar entupido por acumulação de excesso de detergente. Despeje água quente para limpá-lo.

Devo instalar a máquina de lavar roupa na casa de banho ou na cozinha?

Em Portugal, é comum a máquina ser instalada na cozinha ou numa zona de “lavandaria”.

Mas instalar a máquina na casa de banho pode ter as suas vantagens: é mais prático meter a roupa suja na máquina após o banho, a roupa não entra em contacto com alimentos ou odores, e deixa mais espaço livre na cozinha. O maior inconveniente é que existem casas de banho sem espaço suficiente e, se for perto do quarto, o barulho pode incomodar.

Outro local possível é colocá-la numa garagem ou numa marquise, mas desde que a temperatura não atinja valores negativos.

A máquina de lavar roupa vibra e faz muito barulho ao ligar. O que devo fazer?

Verifique se os parafusos de transporte na parte traseira foram removidos e se a máquina está nivelada. Veja se está em contacto com as partes laterais do móvel ou parede e, se estiver, afaste um pouco. Por vezes, se estiver a lavar algo muito pesado, como um cobertor ou colcha, a distribuição da carga pode não estar bem equilibrada, o que faz com que o aparelho vibre mais do que o habitual. Se o problema persistir, recorra a um profissional.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.