Dicas

Máquina de lavar e secar roupa: vale a pena só um equipamento?

É melhor ter as máquinas de lavar e de secar roupa separadas ou no mesmo eletrodoméstico? Não temos dúvidas: se tiver espaço, o melhor é ter as duas máquinas separadas. O desempenho é melhor e poupa dinheiro a longo prazo. Conheça as razões.

  • Especialista
  • Editor
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
07 fevereiro 2022
  • Especialista
  • Editor
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
Máquina de Lavar e Secar Roupa: é melhor ter dois aparelhos ou só um?

iStock

É preferível comprar uma máquina de lavar e secar roupa? Esta é a pergunta que muitos consumidores fazem quando ainda não escolheram o modelo a comprar. Uma das grandes desvantagens é ter uma despesa considerável (os modelos no mercado têm um preço médio de 600 euros) com um eletrodoméstico que não convence no desempenho de lavagem ou secagem. 

As máquinas de lavar e secar roupa combinam os dois eletrodomésticos num único aparelho, com as mesmas dimensões de uma máquina de lavar normal. Oferecem todos os recursos, programas e modos de máquinas de lavar e secar roupa de padrão médio a alto, e prometem fazer tudo o que cada uma das outras máquinas faz, mas com metade do espaço ocupado.

Poupar com dois eletrodomésticos

Tendo espaço disponível em casa, será melhor optar pela compra de uma máquina de lavar e de uma máquina de secar. Apesar de o investimento inicial ser mais elevado (cerca de 900 euros: 400 euros para a compra da máquina de lavar e 500 euros para a máquina de secar), poderá poupar a longo prazo, devido ao melhor aproveitamento dos dois aparelhos, com uma consequente redução de consumo e uma maior vida útil dos equipamentos. Ter duas máquinas também ajuda a poupar tempo no caso de várias lavagens, por ser possível o uso simultâneo de uma máquina de secar e de uma máquina de lavar roupa.

A única vantagem real de ter duas máquinas num só aparelho, comum a todos os produtos multifuncionais, é a organização do espaço. Na verdade, nem todas as pessoas têm espaço na casa para dois grandes aparelhos, embora existam kits para poder montá-los um em cima do outro. A máxima estabilidade e segurança são garantidas pelos fabricantes se levar os dois aparelhos e o kit de montagem da mesma marca, mas também existem kits universais para montar eletrodomésticos de marcas diferentes. Tenha atenção na montagem: as dimensões e a estabilidade devem ser cuidadosamente verificadas para não haver problemas de segurança, ruído e desempenho.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.