Dicas

Como empilhar as máquinas de lavar e de secar roupa

Casa demasiado pequena para ter uma lavandaria completa ou precisa de otimizar o espaço? Pode colocar a máquina de secar em cima da máquina de lavar roupa. Siga as nossas recomendações para usar kits de empilhamento e outras soluções.

29 março 2022
Como empilhar a sua máquina de lavar e secar roupa

iStock

A máquina de lavar e a de secar roupa costumam ser instaladas próximas uma da outra, por ser mais conveniente. Assim, não é necessário transportar as roupas molhadas de uma divisão para a outra. Se tiver espaço, é mais conveniente pôr os dois aparelhos ao lado um do outro.

Mas, se existir pouco espaço, a solução é colocar a máquina de secar em cima da máquina de lavar. A desvantagem deste método é que terá de levantar a roupa molhada para colocá-la na máquina de secar. Os botões da máquina podem ficar demasiado altos e mais difíceis de aceder.

Empilhamento só com máquinas de abertura frontal

O empilhamento serve apenas para as máquinas de lavar e de secar com abertura frontal, pois exige que a base de uma máquina de condensação seja fixada no topo de uma máquina de lavar com carga frontal.

Se optar por este tipo de instalação, a máquina de secar deve sempre ir para cima da máquina de lavar, por ser mais leve. A máquina de lavar também vibra mais durante o funcionamento, pois as velocidades de centrifugação são maiores, o que aumenta o risco de acidentes se empilhada em cima.

É importante garantir que a máquina de lavar tem, pelo menos, a mesma profundidade e largura da máquina de secar. Nunca empilhe uma máquina de secar maior em cima de uma máquina de lavar menor.

Com a máquina de secar por cima, um recipiente de condensação regular pode ser demasiado alto para alcançar. Verifique se a máquina de secar pode ser conectada diretamente à saída de esgoto, que há de estar disponível, dado que a máquina de lavar está no mesmo espaço. Além disso, algumas máquinas de secar têm o recipiente de água na parte inferior. Isso pode ser incómodo se a máquina de secar estiver no chão, mas útil se estiver por cima da máquina de lavar.

Para que serve um kit de empilhamento?

Para empilhar em coluna as máquinas de lavar e secar roupa pode utilizar um kit especial, feito para manter ambos os aparelhos estáveis e em segurança.

Os kits de empilhamento são desenhados para distribuir o peso de uma máquina de secar em cima de uma de lavar e para absorver as vibrações de ambos os aparelhos enquanto estão em funcionamento. Alguns kits de empilhamento oferecem recursos úteis, como uma prateleira deslizante para colocar cestas, detergentes e roupas. Essas prateleiras também são convenientes se gosta de dobrar as suas roupas assim que elas saem da máquina de secar.

Meça o espaço para garantir que as máquinas empilhadas cabem. Lembre-se de que precisa de combinar a altura da máquina de lavar, do kit de empilhamento e da máquina de secar para obter a altura total empilhada. Certifique-se de que deixa alguns centímetros na parte de trás dos aparelhos para mangueiras, tubulações, etc.

Nem todos os kits de empilhamento podem ser usados com qualquer marca ou modelo de máquinas de lavar ou de secar. Muitos destes kits são projetados para serem compatíveis apenas com modelos específicos – normalmente são compatíveis se ambas as máquinas forem da mesma marca.

Mas existem kits universais. Verifique sempre quais os aparelhos compatíveis com o kit de empilhamento que tem em mente. Pode encontrar um kit de empilhamento por um preço a partir dos 50 euros.

Como empilhar as máquinas de lavar e secar roupa

Para ajudar neste processo e garantir uma instalação segura dos seus aparelhos com um kit de empilhamento, siga os nossos cinco passos.

1. Prepare o kit de empilhamento

Os kits de empilhamento geralmente vêm em peças separadas e podem exigir alguma montagem. Leia atentamente as instruções e tenha em mãos todas as ferramentas necessárias. É importante, por questões de segurança, que o kit esteja montado corretamente.

2. Monte o kit de empilhamento na máquina de lavar

Aparafuse o kit na parte superior da máquina de lavar. Isso cria uma plataforma estável para o secador e distribui o peso do aparelho uniformemente. Verifique se o kit está voltado para o lado correto na máquina de lavar e se todos os parafusos foram apertados.

3. Coloque a máquina de secar em cima do kit de empilhamento

Deve erguer a máquina de secar em cima do kit de empilhamento. Precisa de, pelo menos, duas pessoas fortes para o fazer. As máquinas de secar de condensação podem pesar mais de 50 quilos (especialmente os secadores com bomba de calor), por isso não tente fazer isto sozinho. Certifique-se também de que está a levantar a máquina de secar com segurança para evitar ferimentos.

Haverá espaços no kit de empilhamento para os pés da máquina de secar encaixarem. Garanta que os pés do aparelho estão alinhados corretamente com esses espaços.

4. Fixe os aparelhos

Fixe e aparafuse todas as peças de fixação restantes. Verifique se ambos os aparelhos estão estáveis e não balançam. Empurre cuidadosamente os aparelhos empilhados de volta para a posição.

5. Execute uma lavagem de teste

Pode executar uma lavagem de teste para garantir que a unidade está estável.

Posso utilizar um armário para empilhar as máquinas?

Sim. Outra opção para empilhar as máquinas de lavar e secar roupa é usar um armário indicado para esse efeito. Meça o espaço para garantir que o armário se encaixa no espaço que tem e confira que as máquinas encaixam nesse compartimento. Certifique-se de que deixa alguns centímetros de cada lado dos aparelhos para ventilação e alguns centímetros na parte de trás para mangueiras, tubulações, etc.

Há várias soluções disponíveis no mercado e também pode optar por um armário personalizado. Estes produtos podem ser vendidos por peças ou já montados. Veja se todos os acessórios necessários, como prateleiras, estão incluídos.

Pode considerar comprar modelos com portas. Desta forma, quando o armário estiver fechado, será possível ocultar a função do mesmo de forma elegante. Porém, tenha em mente os requisitos de ventilação dos aparelhos, especialmente enquanto estão em funcionamento.

Num espaço limitado, pode optar por um compartimento com portas retráteis, que permite uma maior liberdade de movimento e garante a passagem mesmo quando o armário permanece aberto.

Esta solução é sempre feita à medida e, garantidamente, mais cara que o kit de empilhamento.

Máquinas de lavar e secar roupa combinadas são uma boa opção?

Se não tiver espaço para nenhuma das opções apresentadas, mas ainda precisa de uma máquina de secar, pode comprar uma máquina combinada, que lave e seque a roupa. Estes modelos combinam as funções de ambos os aparelhos, com as mesmas dimensões de uma máquina de lavar tradicional. Em regra, oferecem todos os recursos, programas e modos disponíveis por ambas as máquinas, mas com metade do espaço ocupado.

No entanto, não é uma opção que recomendamos. A única vantagem real das máquinas combinadas é a eficiência do espaço. Mas o desempenho destes dispositivos costuma ser menor do que se tiver máquinas separadas, e o consumo de energia e água é maior. 

Esses aparelhos também têm ciclos muito longos: com dois aparelhos, pode ter um ciclo de lavagem na máquina de lavar, enquanto outra carga está a secar. Com uma máquina combinada, pode ter longos ciclos de 8 horas e a quantidade que pode ser lavada e seca num único programa pode ser inferior à quantidade indicada para um programa de lavagem ou secagem.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.