Dicas

Como fazer a manutenção da máquina de secar roupa

Para aproveitar todas as funcionalidades da sua máquina de secar roupa, leia o manual de instruções. Conheça algumas dicas para prolongar a vida útil da máquina e poupar na conta da luz.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
09 abril 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
Mulher sorridentes de calças brancas e t-shirt cor de rosa coloca roupa dentro da máquina de secar.

iStock

Fazer a manutenção da máquina de secar roupa é essencial para poupar energia e prolongar a vida útil do equipamento. Para obter o máximo desempenho da sua máquina de secar, há alguns truques que deve seguir.

Dicas para poupar energia com a máquina de secar

Além da manutenção, para garantir a durabilidade do seu equipamento, escolha uma marca fiável de máquinas de secar roupa, com menor risco de avaria. Veja o nosso inquérito online sobre eletrodomésticos.

Retirar a água condensada do reservatório

Por norma, o reservatório da água condensada está localizado no canto superior direito da máquina de secar, apesar de alguns modelos o terem anexado à porta. Quando o depósito estiver cheio, retire a água (algumas máquinas acendem uma luz de aviso). Outra solução, para evitar ter de esvaziar o reservatório, é ligar o tubo de drenagem ao esgoto.

Libertar o filtro de cotões

Dá sempre algum trabalho retirar o cotão e os fios dos tecidos que se prendem no filtro da máquina de secar roupa, mas esta operação deveria ser feita após cada utilização. Esta limpeza evita que os cotões cheguem ao interior do aparelho e façam o equipamento perder eficiência, implicando mais gastos na fatura da luz.

Algumas máquinas vêm equipadas com avisos para limpar os filtros, apesar de, às vezes, não funcionarem tão bem como o esperado. Verifique, no manual de instruções do seu equipamento, quais os procedimentos aconselhados. Os filtros costumam estar localizados na porta. Embora, geralmente, os utilizadores limpem o filtro que se encontra dentro da própria porta, é frequente esquecerem-se do condensador e do outro filtro, situado na zona inferior da máquina, e que também devem ser limpos.

Limpar o condensador

O condensador da máquina de secar exige uma manutenção menos frequente (pelo menos mensal, nalguns modelos). Limpe-o segundo as instruções do fabricante, no manual ou no aparelho. Se a tarefa for muito árdua, pode pedir ajuda. Para fazê-lo sozinho, verifique se a tampa é fácil de abrir e fechar. Os botões de comandos devem ser grandes para que consiga acertar no botão. Evite botões muito pequenos e que exijam força e precisão.

Limpar o tambor

Recorrer a um pano húmido para limpar o tambor da máquina de secar evita a acumulação de calcário. Limpe também o sensor de humidade, que está localizado à entrada do tambor.

Fazer ciclos de lavagem mais curtos

Quando não se limpa atempadamente o filtro de baixo da máquina de secar, há um aumento do consumo e os ciclos tornam-se mais longos e menos eficientes. Aparelhos cujo consumo aumenta tendem a ter, também, um pior desempenho.

Ao limpar o filtro inferior da máquina de secar roupa de 10 em 10 ciclos, os consumos de energia baixam e o desempenho dos aparelhos melhora. Por isso, se a sua máquina não dispõe de alertas para a limpeza do filtro, vale a pena colocar um lembrete no telemóvel e pôr mãos à obra. A sua carteira agradece.

Como fazer a roupa secar mais rápido

Para secar a roupa de forma gratuita e ecológica, o ideal seria usar o estendal, de modo a aproveitar o sol e o vento. Caso não seja possível, comece por separar a roupa pelo tipo de tecido e selecione o programa da máquina de secar adequado para um uso mais eficiente e menor consumo. Evite secar a roupa em demasia se quer poupar energia ao passá-la a ferro. Aproveite as vantagens da tarifa bi ou tri-horária e ligue a máquina de secar à noite ou durante o fim de semana. Pode programar o arranque para mais tarde, caso conte com esta opção.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.