Dicas

Como instalar a máquina de secar roupa

Comprou uma máquina de secar roupa e não sabe como instalá-la? Se escolheu um modelo de condensação, não precisa de ligação ao exterior ou ao esgoto e pode instalá-la onde for mais conveniente. Se tiver espaço limitado, pode instalá-la em coluna por cima da máquina de lavar roupa. Veja as nossas dicas de instalação.

09 fevereiro 2022
Como Instalar a Máquina de Secar Roupa

iStock

A máquina de secar roupa é um eletrodoméstico muito útil para quem mora numa zona de grande humidade ou numa casa sem estendal. As máquinas de secar roupa de condensação com bomba de calor são muito eficientes e consomem menos do que se possa pensar: cerca de 1,3 kWh por ciclo. Precisa de instalar uma máquina de secar roupa nova ou usada ou, simplesmente, quer mudar de lugar a que já tem? É mais simples do que imagina. Para comprar uma máquina de secar roupa, veja no nosso comparador de máquinas de secar roupa qual é a melhor para a sua casa.

Instalar a máquina de secar roupa em poucos passos

A maioria dos modelos vendidos atualmente são máquinas de condensação, embora existam os modelos de exaustão com a possibilidade de libertar a humidade diretamente para o exterior, através de um tubo de evacuação. As máquinas de evacuação, que se encontram em desuso, são normalmente mais baratas, mas consomem mais e obrigam à existência de uma ligação ao exterior.

Há algumas regras a seguir para instalar uma máquina de secar roupa sem esforço e em alguns passos simples.

Onde instalar: varanda, casa de banho, cozinha ou quarto?

Para instalar uma máquina de secar roupa de condensação precisa de uma tomada com terra de um circuito de, pelo menos, 10A. Normalmente, os circuitos de tomadas são de 16A, por isso não deve haver nenhum problema com a ligação. É aconselhável, por segurança, que ligue a uma tomada num circuito independente com disjuntor no quadro elétrico.

É preferível escolher uma divisão onde não existam temperaturas extremas, de preferência no interior da casa (entre 5ºC e 35ºC). Com temperaturas muito baixas, a máquina pararia de funcionar para evitar o congelamento dos canos, e com temperaturas muito altas os tempos de secagem seriam prolongados. No exterior também existe o problema da degradação mais acentuada da máquina. Se possível, coloque a máquina de secar numa divisão arejada e pouco húmida. Uma divisão húmida e pouco arejada pode influenciar o desempenho da máquina e a qualidade da secagem.

O piso do local onde decidir instalar a máquina de secar roupa deve ser completamente plano: com a ajuda de um nível, ajuste os pés do equipamento para evitar que vibre e faça barulho.

Verificar as dimensões

Verifique as medidas do seu modelo de máquina de secar roupa: uma máquina padrão tem 60 cm de largura e cerca de 85 cm de altura. Para caber debaixo das bancadas da cozinha, existem pequenos pés ajustáveis. A profundidade também é de 60 cm, mas deve ter em consideração o espaço que a porta ocupa, pois, dependendo do modelo, pode ultrapassar os 65 centímetros.

Instalar as máquinas de lavar e de secar roupa juntas?

A máquina de secar, por conveniência, costuma ser instalada perto da máquina de lavar roupa. Assim, não terá de andar com roupa molhada de uma divisão para outra da casa. Se tiver espaço, é mais conveniente colocar os dois aparelhos um ao lado do outro.

No entanto, se tem pouco espaço em casa, a solução perfeita é colocar a máquina de secar roupa em cima da máquina de lavar, em coluna. Caso opte por este tipo de instalação, tenha em atenção que:

  • a máquina de secar roupa deve sempre ficar em cima da de lavar porque pesa menos. Certifique-se de que a máquina de lavar roupa tem, pelo menos, a mesma profundidade e a mesma largura da máquina de secar;
  • vai precisar de um kit especial, projetado para manter a máquina de lavar e a de secar juntas, sem oscilações e de forma a ficarem em segurança. Muitos kits também têm uma prateleira amovível para colocar o cesto da roupa: a roupa sai lavada e seca, pronta para ser passada a ferro;
  • atenção que terá de levantar as roupas molhadas para as colocar na máquina de secar roupa, além de ter os botões bem acima do nível de visão se não for uma pessoa muito alta.       

Como fazer a ligação da máquina de secar roupa depois de instalá-la

É aconselhável deixar alguns centímetros de distância entre a parte traseira da máquina de secar roupa e a parede para que o seu eletrodoméstico tenha uma boa ventilação. Ignorar esta precaução poderá prejudicar o desempenho da máquina.

Se tiver uma ligação a esgoto próximo, mesmo que não seja essencial, ligue a máquina de secar roupa ao esgoto para não precisar de esvaziar manualmente o tanque de condensação. Comece por conectá-lo e veja se funciona.

Quando tiver a instalação feita, espere duas horas antes de iniciar a máquina pela primeira vez.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.