Dicas

Bolas para máquinas de secar roupa não convencem

As bolas para máquinas de secar prometem deixar a roupa mais macia e menos enrugada, enquanto poupam na energia consumida e no tempo de secagem. O nosso teste demonstrou que não cumprem as promessas. Saiba também se as fragrâncias e os panos perfumados valem a pena.

Uma mão de adulto introduz numa máquina de secar roupa uma bola de plástico amarela onde já se encontra uma toalha de turco verde.

iStock

As bolas para máquinas de secar roupa são um produto simples e de baixo custo. Os fabricantes anunciam diversos benefícios: até 25% de poupança de energia, roupa mais suave e menos engelhada, redução dos pelos de animais de companhia e da eletricidade estática, entre outros. Há até quem aconselhe que se coloque no interior da máquina uma simples bola de ténis.

Tipos de bolas de secar e onde comprar

As bolas para máquinas de secar estão à venda em diversos tipos de lojas, desde as mais generalistas, às mais específicas, como as de eletrodomésticos, artigos para o lar, etc. Nas lojas online existe uma oferta mais diversificada deste tipo de produto.

Com preços que oscilam entre os 10 e os 20 euros, as bolas de secar estão disponíveis em diferentes materiais:

  • plástico;

 

Please fill the source and the alt text 
 

 

  • lã ou algodão.

 

Please fill the source and the alt text 
 

 

Resultados dos testes às bolas de secar

Testámos em laboratório 14 bolas de secar (incluindo uma bola de ténis), para vermos se cumprem o que prometem. Para tal, foram compradas, em diversos países europeus, bolas de algodão, lã e plástico, algumas das quais se encontram no mercado português em lojas físicas ou online.

Começámos o nosso teste por uma inspeção visual das bolas. Neste exame, não encontrámos nenhuma particularidade, física ou técnica, que faça com que este produto possa ter influência nos tempos de secagem.

Também quisemos comprovar em laboratório se este produto tem algum efeito na duração do programa de secagem ou no consumo de energia.

Para os testes, utilizámos uma máquina de secar roupa boa e eficiente, com uma capacidade de 8 kg de carga, e realizámos vários ciclos de secagem.

As bolas ficam presas na roupa

Ao introduzirmos as bolas no tambor e colocarmos a máquina a funcionar com carga completa, observamos que as bolas depressa ficam presas na roupa e deixam de se movimentar livremente. Assim, não parece que cumpram a sua função de manter as peças de roupa separadas, de modo a que exista um maior arejamento entre as mesmas e sequem mais depressa e com menos rugas.

Os tambores das máquinas de secar roupa têm, à partida, uma configuração que promove, precisamente, a separação da roupa durante o ciclo de secagem.

Bolas sem efeitos na duração da secagem e no consumo energético

Selecionámos o programa “algodão seco para guardar” com uma carga de 70 por cento. Fizemos dois ciclos completos com cada conjunto de bolas e outro ciclo com as bolas de ténis. Colocámos o número de bolas recomendado pelo fabricante; se não existia essa informação, utilizámos três bolas.

Não detetámos variações percetíveis no consumo de energia e na duração da secagem entre os ciclos com e sem bolas (incluindo a de ténis) no interior do tambor.

Para confirmarmos se o problema poderia ser falta de espaço no interior da máquina de secar, repetimos o programa com uma carga menor, de 3 kg de roupa. O efeito foi o mesmo.

A prova final consistiu em secar uma almofada de penas de pato, uma carga com um peso muito inferior e mais esponjosa. É comum aconselhar-se o uso destas bolas para secar têxteis como edredões, artigos com penas ou almofadas. Mas acabou por ser uma nova desilusão.

Concluímos que, embora as bolas de secar não sejam excessivamente caras, não vale a pena o investimento, pois não se consegue nenhum dos benefícios anunciados.

Perfumes e panos para máquinas de secar roupa

Os amaciadores servem para tornar a roupa mais macia e perfumada, mas nem todos os tecidos justificam maior suavidade. Quanto ao perfume, podem ser alergénicos. Existem à venda amaciadores diluídos (vendidos em embalagens de 3 l) ou concentrados (frascos de 750 ml a 2 litros). Antes de usar amaciador para a roupa na máquina de lavar, informe-se sobre a dureza da água da sua zona.

A ação dos amaciadores faz alinhar as fibras longas no final do processo de lavagem e, na verdade, apenas o algodão – em especial, as toalhas em algodão turco – beneficia deste efeito, tornando-se realmente mais macio. No entanto, a capacidade de absorver a água diminui com o amaciador, o que não é desejável em toalhas que tenham a função de secar. A secagem ao ar é a melhor opção em termos ambientais. A secagem de toalhas na máquina dispensa o uso de amaciador, pois a passagem de ar quente através das fibras confere-lhes o alinhamento necessário para as tornar macias.

Além disso, a maioria dos amaciadores de roupa contém ingredientes alergénicos (os perfumes, essencialmente) e/ou de reconhecido impacto negativo para o meio ambiente, em especial o meio hídrico. As pessoas com problemas alérgicos ou asmáticos devem ter especial atenção a estes produtos. Os tecidos são impregnados com amaciador no último ciclo de lavagem ou na parte final da lavagem à mão, pelo que o contacto da pele com a substância alergénica é direto e pode acontecer com roupas, toalhas e lençóis.

Para perfumar a roupa sem usar amaciador, existem alternativas mais ou menos simples. O mais fácil é como faziam as gerações passadas: colocar ramos de alfazema em pequenos saquinhos de algodão ou gaze dentro das gavetas ou armários. Hoje em dia, existem inúmeras variedades de óleos essenciais ou até de panos perfumados, que podem também ser usados na roupa mas, mais uma vez, não se recomendam para quem tenha alergias.

Independentemente de utilizar estes perfumes, mais ou menos naturais, não se esqueça de limpar os filtros da máquina após cada utilização. Desta forma evitará que resíduos libertem maus cheiros.

Precisa de uma máquina de secar roupa?

Se está a pensar comprar uma máquina de secar roupa nova, escolha entre as dezenas de modelos no nosso comparador.

COMPARAR MÁQUINAS DE SECAR ROUPA

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.