Dicas

10 dicas para usar a máquina de secar roupa

Para utilizar a máquina de secar roupa corretamente e obter melhores resultados de secagem, há algumas dicas que deve seguir. Pode até reduzir a fatura energética e prolongar a vida da sua máquina. Saiba como.

04 maio 2022
máquina de secar roupa

iStock

Há modelos de máquinas de secar roupa para todos os gostos: ventiladas, de condensação e de condensação com bomba de calor. Os modelos ventilados ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Os modelos de condensação condensam a humidade extraída da roupa em água através de resistências elétricas para aquecer o ar e de um permutador arrefecido a ar para condensar a humidade, que é recolhida num reservatório ou canalizada para o esgoto. As máquinas de condensação com bomba de calor, por sua vez, são semelhantes às máquinas de secar roupa por condensação convencionais, mas usam um circuito frigorífico, como o dos aparelhos de ar condicionado, composto por compressor, evaporador e condensador.

Mas não basta colocar a roupa na máquina de secar e carregar no botão "iniciar". Independentemente do modelo, para tirar o melhor partido da sua máquina e poupar energia, há que seguir alguns conselhos. 

1. Ler as etiquetas da roupa

Todas as peças de roupa têm etiquetas com instruções de lavagem e secagem. Leia as etiquetas de cada peça para saber se podem ser colocadas na máquina de secar. Fazer a secagem corretamente ajuda-o a conservar melhor as suas peças de vestuário e a evitar dissabores, como peças de roupa encolhidas.

Conheça os principais símbolos a ter em conta na secagem da roupa.

2. Escolher o programa de acordo com o resultado que pretende

O programa a utilizar deve ser escolhido de acordo com o resultado que quer obter. Há programas indicados para guardar a roupa depois da secagem sem ter de a passar a ferro. O tipo de tecido também deve determinar a temperatura e a duração do ciclo de secagem.

3. Fazer uma correta manutenção do filtro

Faça a limpeza do filtro com regularidade. Se não o fizer, a máquina poderá ser menos eficiente na secagem e pode até aumentar o consumo energético. Algumas máquinas acendem uma luz de aviso quando o filtro de limpeza precisa de ser limpo. Mantenha-se atento e consulte o manual de instruções para saber como fazer a manutenção.

4. Limpar o condensador

O condensador da máquina de secar deve ser limpo de acordo com as instruções do fabricante. Se o equipamento não estiver ligado ao esgoto, deve despejar o reservatório de água de condensação no fim de cada utilização. Se quiser, pode aproveitar a água de condensação da máquina de secar roupa. Além de poder ser usada para lavar áreas exteriores, tais como varandas ou pátios, pode também servir para regar plantas, para fazer pequenas descargas do autoclismo ou para abastecer o ferro de engomar.

5. Ciclos antirrugas ajudam a evitar o ferro de engomar

Se não gosta de engomar a roupa, use o ciclo antirrugas. Algumas máquinas têm programas de injeção de vapor que ajudam a que as roupas não fiquem tão amarrotadas.

6. Separar a roupa antes de a secar

Divida a roupa consoante as suas características. Se juntar roupa do mesmo tipo em cada ciclo, irá obter uma secagem mais homogénea. É, também, aconselhável dividir as roupas de acordo com o peso. As roupas mais leves secam mais rápido e as pesadas tendem a demorar um pouco mais.

7. Não exceder a capacidade máxima da máquina

Respeite a carga máxima indicada pelo fabricante da sua máquina. Um tambor quase vazio dificulta a medição da humidade, podendo levar a máquina a fazer a secagem por tempos demasiado curtos ou longos. Já para evitar ter de engomar a roupa depois de secar, o melhor é não encher muito o tambor da máquina. Além de períodos prolongados de secagem, um tambor muito cheio pode resultar em roupa molhada e cheia de vincos.

8. Aproveitar o tarifário elétrico

Se conta com um tarifário elétrico bi ou tri-horário, aproveite as horas de vazio para usar a máquina de secar roupa. Algumas máquinas têm a função de arranque em diferido, o que significa que não precisa de estar em casa ou acordado para usufruir destes tarifários.

9. Não deixar a roupa no tambor durante muito tempo

Para evitar vincos (e longas horas agarrado ao ferro de engomar), não deixe a roupa seca no tambor da máquina durante muito tempo. Se retirar as peças ainda quentes, poderá dobrar de imediato sem ter de as passar a ferro.

10. Colocar a máquina de secar num local arejado

Se possível, coloque a máquina de secar numa divisão arejada e pouco húmida. Uma divisão húmida e pouco arejada pode influenciar o desempenho da máquina e a qualidade da secagem.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Exclusivo subscritores

Descubra todas as vantagens durante 2 meses, por apenas € 2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor, faça login.


Subscrever