Dicas

10 dicas para usar a máquina de secar roupa

Para utilizar a máquina de secar roupa corretamente e obter melhores resultados de secagem, há algumas dicas que deve seguir. Pode até reduzir a fatura energética e prolongar a vida da sua máquina. Saiba como.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e Pedro Lucas
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
20 julho 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e Pedro Lucas
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
máquina de secar roupa

iStock

Não basta colocar a roupa na máquina de secar e carregar no botão "iniciar". Para tirar o melhor partido da sua máquina e poupar energia, há que seguir alguns conselhos.

1. Ler as etiquetas da roupa

Todas as peças de roupa têm etiquetas com instruções de lavagem e secagem. Leia as etiquetas de cada peça para saber se podem ser colocadas na máquina de secar. Fazer a secagem corretamente ajuda-o a conservar melhor as suas peças de vestuário e a evitar dissabores.

Conheça os principais símbolos a ter em conta na secagem da roupa.

2. Escolher o programa de acordo com o resultado que pretende

O programa a utilizar deve ser escolhido de acordo com o resultado que quer obter. Há programas indicados para guardar a roupa depois da secagem sem ter de a passar a ferro. O tipo de tecido também deve determinar a temperatura e a duração do ciclo de secagem.

3. Fazer uma correta manutenção do filtro

Faça a limpeza do filtro com regularidade. Se não o fizer, a máquina poderá ser menos eficiente na secagem e pode até aumentar o consumo energético. Algumas máquinas acendem uma luz de aviso quando o filtro de limpeza precisa de ser limpo. Mantenha-se atento e consulte o manual de instruções para saber como fazer a manutenção.

4. Limpar o condensador

O condensador da máquina de secar deve ser limpo de acordo com as instruções do fabricante. Se o equipamento não estiver ligado ao esgoto, deve despejar o reservatório de água de condensação no fim de cada utilização.

5. Ciclos antirrugas ajudam a evitar o ferro de engomar

Se não gosta de engomar a roupa, use o ciclo antirrugas. Algumas máquinas têm programas de injeção de vapor que ajudam a que as roupas não fiquem tão amarrotadas.

6. Separar a roupa antes de a secar

Divida a roupa consoante as suas características. Se juntar roupa do mesmo tipo em cada ciclo, irá obter uma secagem mais homogénea. É, também, aconselhável dividir as roupas de acordo com o peso. As roupas mais leves secam mais rápido e as pesadas tendem a demorar um pouco mais.

7. Não exceder a capacidade máxima da máquina

Respeite a carga máxima indicada pelo fabricante da sua máquina. Um tambor quase vazio dificulta a medição da humidade, podendo levar a máquina a fazer a secagem por tempos demasiado curtos ou longos. Já um tambor muito cheio pode resultar em períodos prolongados de secagem e em roupa molhada e cheia de vincos.

8. Aproveitar o tarifário elétrico

Se conta com um tarifário elétrico bi ou tri-horário, aproveite as horas de vazio para usar a máquina de secar roupa. Algumas máquinas têm a função de arranque em diferido, o que significa que não precisa de estar em casa ou acordado para usufruir destes tarifários.

9. Não deixar a roupa no tambor durante muito tempo

Para evitar vincos (e longas horas agarrado ao ferro de engomar), não deixe a roupa seca no tambor da máquina durante muito tempo. Se retirar as peças ainda quentes, poderá dobrar de imediato sem ter de as passar a ferro.

10. Colocar a máquina de secar num local arejado

Se possível, coloque a máquina de secar numa divisão arejada e pouco húmida. Uma divisão húmida e pouco arejada pode influenciar o desempenho da máquina e a qualidade da secagem.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.