Dicas

Os programas ECO nas máquinas de secar roupa são eficientes?

Uma das dúvidas mais comuns relativas à eficiência dos aparelhos é saber se os programas ECO, por serem tão demorados, são realmente eficientes e permitem poupar. Saiba como funcionam nas máquinas de secar roupa e descubra seis passos simples para poupar energia.

  • Especialista
  • Editor
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
10 março 2022
  • Especialista
  • Editor
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
Máquinas de secar roupa - programas demorados são eficientes

iStock

Se tem uma máquina recente e eficiente, já deve ter notado que a roupa demora mais tempo a secar no programa ECO. Uma das perguntas frequentes de quem tem um aparelho com este programa é se o facto de demorar tanto pode mesmo significar poupança.

Como funcionam as máquinas de secar roupa?

No caso das máquinas de secar roupa, usa-se uma tecnologia de condensação com uma bomba de calor ou resistências. Em ambos os casos, são fontes de calor que aquecem o ar que passa pelo tambor e que tira a humidade da roupa. Ao contrário das máquinas de secar de exaustão, que expelem o ar húmido, as de condensação são mais eficientes porque reutilizam o ar quente com a humidade. Depois de passar pela roupa, este ar atravessa outro circuito de condensação para retirar a água do ar e, por último, agora sem humidade, é de novo aquecido pela bomba de calor ou pelas resistências e volta para o tambor.

Outra razão para a eficiência das máquinas de secar roupa de condensação é o facto de usarem uma temperatura mais baixa do que as máquinas de secar tradicionais. Desta forma, levam mais tempo para atingir o mesmo grau de secagem, mas não estão a gastar mais. Quanto mais eficiente for a máquina, maior é a duração do programa e, ainda assim, menor é o consumo energético.

Máquinas de condensação gastam menos energia

Verificamos, nos nossos testes a máquinas de secar roupa, que as máquinas de condensação com bomba de calor são muito mais eficientes do que as de resistência. Em termos de tempo de secagem, as primeiras demoram, em média, mais 46 minutos no programa de algodão e mais 21 minutos no programa de sintéticos. Mas, no final, acabam por ter um consumo global mais baixo.

VEJA O TESTE A MÁQUINAS DE SECAR ROUPA

Está a pensar em trocar de máquina de secar roupa ou comprar uma pela primeira vez? Confirme, no nosso comparador de máquinas de secar roupa, qual é a melhor opção. As mais eficientes são as que apresentam melhores resultados na classificação global dos testes. Se a duração dos programas é um dos pontos mais importantes na escolha de uma máquina de secar, veja a avaliação que fizemos a este parâmetro no comparador. Também pode ver os programas da máquina e a respetiva duração no manual de instruções.

A classe energética da máquina de secar roupa

A etiqueta energética deve ser um fator importante a ter em conta na altura de comprar uma máquina de secar roupa. A legislação comunitária mudou e, desde março de 2021, acabaram as classes A+, A++ e A+++ das etiquetas de vários eletrodomésticos. A etiqueta passou a ter uma escala mais simples de interpretar, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

É possível que ainda encontre nas lojas eletrodomésticos com a etiqueta antiga ou que um aparelho A+ na etiqueta anterior tenha passado a ter, por exemplo, a classe D na nova etiqueta. Isto pode acontecer porque, com o novo escalonamento das classes, os equipamentos das classes mais altas na antiga etiqueta passam para classes intermédias na nova, ou porque há o efeito dos procedimentos de ensaio, mais adaptados às tecnologias e às realidades, e mais exigentes.

Dicas para poupar energia com a máquina de secar roupa

Para poupar no consumo de água e de eletricidade, há algumas sugestões a adotar quando usa a máquina de secar.

  1. Ligue a máquina apenas quando o tambor estiver cheio. Quando comprar, opte por modelos que tenham exatamente a mesma carga da máquina de lavar roupa. Caso a máquina de secar tenha uma carga menor, use-a com a carga máxima, mas evite sobrecarregá-la, pois a roupa não conseguirá secar.
  2. O programa de secagem deve ser escolhido de acordo com  tipo de roupa a secar.
  3. Se optou por uma tarifa de eletricidade bi-horária, lembre-se de ligar a máquina de secar apenas nas horas mais económicas. Como parte deste horário é noturno, é importante escolher um modelo de baixo ruído.
  4. Evite usar programas na temperatura máxima e use a máquina quando for mesmo necessário (no inverno ou quando o tempo estiver frio e húmido).
  5. Para diminuir o tempo de secagem e, assim, o consumo, utilize na máquina de lavar roupa programas com a centrifugação elevada (pelo menos, 1000 rotações de centrifugação para que sequem o suficiente na máquina de secar).
  6. Comprar modelos de alta classe energética, mas muito caros, não garante uma economia efetiva no custo anual de consumo com a máquina.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.