Dicas

O que significam os símbolos das etiquetas da roupa?

Se já ficou com uma peça de vestuário debotada, ou mais curta, ou queimada, depois de lavar, secar ou engomar, sabe que estas tarefas não são tão simples como possam parecer. As etiquetas da roupa contêm dicas preciosas. Conheça o seu significado.

02 março 2022
Etiqueta de uma peça de roupa branca com os símbolos de cuidados ao lavar e engomar

iStock

Os símbolos com as instruções de lavagem, secagem e engomagem nas etiquetas da roupa são iguais em todos os países da União Europeia e estão relativamente padronizados ao nível internacional.

Please fill the source and the alt text 
Para ser mais clara, a etiqueta deve conter a série completa de símbolos, de acordo com o exemplo.

Os fabricantes de vestuário não são obrigados a colocar esta informação nas etiquetas, mas a mesma pode ser encontrada com muita frequência, com o objetivo de evitar conflitos causados por uma má utilização das peças de roupa.

Seguir à risca as indicações dos símbolos é meio caminho andado para preservar o seu vestuário, evitando danos irreversíveis durante as tarefas de higiene. Saiba o que cada um quer dizer.

Símbolos de lavagem da roupa

Please fill the source and the alt text 

1. Pode lavar.

2. Não pode lavar. Os artigos podem ser sensíveis a todo o tipo de lavagem com água ou são demasiado grandes para as máquinas domésticas.

3. Lavar normalmente na máquina, à temperatura máxima indicada: entre 30 ºC (no exemplo) e 95 ºC.

4. Lavar na máquina, à temperatura máxima indicada, mas com uma centrifugação reduzida e reduzindo a quantidade de roupa no tambor da máquina.

5. Lavar na máquina, à temperatura máxima indicada, mas usando ciclos de lavagem e centrifugação reduzidos. A quantidade de roupa no tambor da máquina não deverá exceder dois terços da capacidade máxima.

6. Lavar à mão, a uma temperatura não superior a 40 ºC, dependendo do artigo. Comece por dissolver um detergente suave num recipiente com água. Deixe os tecidos absorver a água e agite com cuidado; não esfregue, puxe ou torça. Em seguida, enxagúe bem os tecidos, pressione moderadamente para eliminar o excesso de água e estique com cuidado para repor a forma. Trate rapidamente as peças coloridas e sensíveis e não as deixe molhadas. Se a sua máquina tiver um programa de “lavagem à mão”, lave a frio.

7. Pode torcer.

8. A peça de vestuário não deve ser torcida.

9. Pode utilizar qualquer tipo de produto de branqueamento da roupa, à base de cloro (como a lixívia) ou de oxigénio.

10. O branqueamento é possível apenas com produtos à base de oxigénio.

11. A peça não suporta branqueamento nem pré-tratamento de nódoas com produtos à base de cloro ou oxigénio. Verifique o rótulo dos produtos de limpeza antes de utilizar.

Símbolos de secagem da roupa

Please fill the source and the alt text   

12. Pode secar na máquina até à temperatura mais elevada.

13. Não secar na máquina.

14. Pode secar na máquina num ciclo de curta duração e temperatura reduzida.

15. Pode secar na máquina num ciclo de duração e temperatura normais (até 80 ºC).

16. Pode secar na máquina num ciclo de duração e temperatura elevados.

17. Pode secar na máquina sem calor.

18. Pode secar na máquina num programa de secagem delicada.

19. O vestuário pode ser pendurado, tanto no interior, como no exterior.

20. Secar no estendal após lavagem normal (especialmente cores resistentes).

21. Secar no estendal, após centrifugação reduzida, colocando as peças bem abertas para não deixar vincos (especialmente peças acolchoadas, casacos, sacos-cama, camisas em seda, etc.).

22. O vestuário pode ser pendurado, mas deve ser mantido à sombra.

23. Secar à sombra após lavagem. Prevista para têxteis suscetíveis de descolorar ou amarelecer ao sol.

24. Secar à sombra após lavagem sem centrifugação prévia na máquina (especialmente tecidos delicados, como a seda).

25. Secar sobre uma superfície plana. Indicado em lãs, malhas e tecidos que se possam deformar com o seu peso.

26. Secar sobre uma superfície plana sem centrifugação prévia na máquina. Indicado em lãs extremamente frágeis ou nobres (caxemira ou alpaca).

27. Secar à sombra sobre uma superfície plana. Indicado para lãs e tecidos delicados.

28. Secar à sombra sobre uma superfície plana sem centrifugação prévia na máquina.

Símbolos de engomagem da roupa

Please fill the source and the alt text

29. Engomar a baixa temperatura (até 110 ºC) e preferencialmente sem vapor. Indicado para tecidos em poliacrílico, poliamida (nylon) ou acetato. No caso de peças escuras ou que possam ficar com brilho devido à pressão, engomar do avesso ou usar uma fina toalha de algodão ou um lenço de papel.

30. Engomar a média temperatura (até 150 ºC). Indicado para lãs, sedas, poliéster ou viscose. Usar uma toalha de algodão ligeiramente humedecida sobre o tecido. Pode ser usado vapor, mas sem pressionar com força.

31. Engomar a alta temperatura (até 200 ºC). Indicado para tecidos de algodão ou linho, que devem estar ainda ligeiramente húmidos. Pode ser usado vapor. No caso de peças escuras ou que possam ficar com brilho devido à pressão, engomar do avesso ou usar uma fina toalha de algodão ou um lenço de papel.

32. Não engomar.

33. Não engomar a vapor.

Símbolos respeitantes à limpeza profissional da roupa

Please fill the source and the alt text

34. Limpar a seco. A letra no interior do círculo informa sobre os solventes ou as técnicas de limpeza que podem ser utilizadas pela lavandaria (P, para percloroetileno ou F, para benzina ou outros hidrocarbonetos).

35. Limpeza normal com água, sem restrições.

36. Não limpar a seco. Não usar produtos tira-nódoas que contenham solventes.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.