Dicas

Como passar a ferro sem estragar a roupa

Não dá especial prazer, queima-nos tempo precioso, e basta um passo em falso para danificar uma peça de roupa. Mas há truques que ajudam a diminuir o fardo e a obter melhores resultados.

14 junho 2022
Grande plano de uma mão a segurar um ferro a vapor clássico sobre uma tábua de passar branca

iStock

O hábito faz o monge. Por mais maestria de que possa gabar-se a engomar todos os recantos de uma peça, é sobretudo a eficiência do ferro que vai determinar os resultados, e o nosso comparador tem as melhores opções para o seu orçamento, consoante pretenda um modelo clássico ou dotado de gerador de vapor. Não significa que alguns truques não possam contribuir também para o sucesso.

roupa estendida

 

As peças não devem estar completamente secas, para que as fibras alarguem e os vincos se suavizem. A fim de melhorar os resultados, retire a roupa da máquina de secar ou do estendal um pouco húmida. Os dias quentes de verão podem secar demasiado os tecidos e complicar a operação.

 

homem a passar a ferro

 

Se a roupa estiver totalmente seca, um bom ferro a vapor deverá providenciar a humidade necessária para as fibras alargarem de novo. Mesmo assim, não consegue esse efeito? Borrife com água antes de começar a engomar.

 

etiqueta de roupa

 

Verifique as instruções e símbolos na etiqueta de cada peça, e ajuste o ferro em conformidade. Não ceda à tentação de regular a temperatura para o máximo, com a ideia de que pode facilitar ou acelerar a tarefa. Sintéticos ou seda, por exemplo, irão sofrer as consequências.

É importante adaptar a técnica de engomar de acordo com a composição do vestuário. Eis algumas dicas para os tipos mais comuns de tecidos.

  • Algodão: engelha-se facilmente, pelo que deve engomar a peça a vapor, a alta temperatura e virada para a frente.
  • Bombazine: se for de puro algodão, siga as indicações para esse tipo de tecido. Caso seja de viscose ou uma mistura de poliéster e algodão, engome a peça húmida e do avesso, para evitar ficar com brilhos.
  • Bordados: deve engomá-los do lado do avesso e usando apenas a ponta do ferro.
  • Ganga: embora também seja algodão, é um tecido forte e resistente. Engome com o ferro muito quente, primeiro a parte do avesso e depois a da frente.
  • : engome com passagens rápidas e contínuas. A utilização do vapor deve ser moderada. Recomendamos que coloque um pano limpo sobre a peça de roupa, para evitar que o ferro fique agarrado às fibras da lã, o que pode acontecer mesmo com o ferro pouco quente.
  • Linho: o ferro deve estar muito quente. Também pode utilizar vapor para humedecer o tecido e eliminar mais rapidamente as rugas. Caso se trate de uma peça de roupa de cor clara, engome primeiro do avesso e depois a frente, para reativar o brilho. Se for um tecido escuro, engome apenas do avesso.
  • Polar: o melhor é não engomar este tecido, pois é extremamente sensível ao calor. Pendure as peças de roupa ao secar, para que fiquem o mais esticadas possível.
  • Poliéster, nylon e rayon: quanto mais alta for a temperatura do ferro, menos passagens deve fazer no tecido. Para evitar brilhos, engome a peça de roupa do avesso e com o ferro frio.
  • Seda: é um dos tecidos mais delicados, mas com algum cuidado nada é impossível. A seda deve ser lavada à mão e engomada imediatamente após tirá-la do estendal e enquanto ainda está húmida. Engome o tecido do avesso e com o programa para sedas do ferro de engomar ou à temperatura recomendada pelo fabricante (veja o significado dos símbolos). Para maior proteção e evitar brilhos, coloque um pano por cima da roupa. Aplique passagens rápidas, com pouca pressão e pouco vapor.
  • Veludo: é também um tecido muito delicado, pelo que deve engomá-lo do avesso e aplicando a menor pressão possível. Pode igualmente colocar um pano, de preferência húmido, por cima da roupa enquanto a engoma.

Se não tiver certeza quanto ao tipo de tecido que tem em mãos (por ter cortado a etiqueta, por exemplo), engome-o do avesso, com um pano por cima e a média temperatura. Também pode testar o ferro numa pequena área menos visível e a baixa temperatura primeiro. Se vir que é necessário, pode aumentar a temperatura depois.

 

limpeza do ferro

 

Se o ferro começar a evidenciar sinais de calcário, deixará de funcionar de modo correto. Mais tempo e esforço a engomar serão as consequências. Siga as instruções do fabricante e limpe o calcário com regularidade.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.