Dicas para evitar passar a ferro e facilitar a sua vida
Se, para si, passar a roupa a ferro é uma tarefa que faz cada vez menos sentido, saiba como pode evitar este trabalho, ou pelo menos reduzir drasticamente a quantidade de peças a passar. Por si e pelo ambiente.

Passar a ferro pode ser uma das tarefas domésticas que exigem mais tempo e esforço, além do consumo de eletricidade envolvido. No entanto, alguns cuidados nas fases anteriores do tratamento do vestuário podem permitir dispensar o uso do ferro, ou pelo menos tornar a tarefa mais leve.
Siga os conselhos da DECO PROTeste e ganhe tempo e energia para se dedicar a outras atividades.
Como evitar passar a ferro?
Para evitar ter de passar a roupa a ferro, há alguns truques que pode pôr em prática quando a lava, seca e dobra.
Lavar a roupa
- Escolha um programa curto e lave com água fria (entre 20ºC e 30ºC). Tenha em atenção que os programas mais curtos podem ser menos eficazes na lavagem da roupa. Não são, por isso, indicados para todo o tipo de nódoas.
- Sempre que puder, prefira velocidades de centrifugação mais baixas. Idealmente, não deverá centrifugar a mais de 800 rotações por minuto. Desta forma, a roupa ficará menos engelhada. Contudo, lembre-se de que irá demorar mais tempo a secar, o que pode ser uma desvantagem nos dias mais curtos, frios ou chuvosos.
- Para reduzir as pregas, feche os fechos e abotoe os botões de camisas, casacos e outras peças de roupa com estes elementos antes de os colocar na máquina.
- Programe a máquina de lavar para terminar o ciclo num momento em que saiba que estará livre para pôr a roupa a secar logo após a lavagem, para não dar tempo de as peças se engelharem (a maioria das máquinas de lavar está equipada com a função “delay timer”, ou “início diferido”).
Secar a roupa
- Para ajudar a esticar os tecidos e preservar melhor as cores, seque a roupa pelo avesso.
- Caso pendure a roupa para secar, coloque as molas em locais estratégicos (por exemplo, sobre as costuras das peças, para evitar que fiquem marcadas depois de secas).
- Pendure as calças colocando as molas sobre as bainhas das pernas.
- Ao pendurar a roupa, deixe algum espaço livre entre as peças, para permitir a circulação de ar entre as mesmas.
- Sacuda as peças antes de as estender e alise-as com as mãos quando estiverem penduradas, tendo especial cuidado com as mangas de camisas, blusas e casacos.
- Pendure preferencialmente blusas, camisas e peças de algodão em cabides, para que não deformem.
- A secagem de camisolas ou outro tipo de vestuário de lã funciona melhor com uma toalha de banho. Coloque a peça de roupa sobre uma superfície plana, estique-a e pressione suavemente a toalha sobre a mesma. Quando a toalha estiver demasiado húmida, pode trocá-la por uma seca. Faça este procedimento lentamente e elimine as pregas alisando cuidadosamente a peça de vestuário com a palma das suas mãos.
Dobrar e guardar a roupa
- Trate da roupa logo após a secagem, para evitar que ganhe mais rugas e pregas.
- Antes de dobrar a roupa, estenda-a sobre uma superfície plana e dura, e alise-a com as mãos.
- Dobre a roupa cuidadosamente, aproveitando para alisar com as mãos, e guarde-a imediatamente nos armários.
Como passar a ferro mais facilmente?
Se, apesar dos conselhos anteriores, tiver mesmo de deitar mão ao ferro, eis algumas dicas para facilitar ainda mais a tarefa:
- engome enquanto a roupa ainda está um pouco húmida, o que protege os tecidos e permite retirar as rugas e as pregas com maior facilidade;
- separe antecipadamente – por exemplo, enquanto o ferro aquece – a roupa de acordo com as instruções da etiqueta, para otimizar a regulação da temperatura do aparelho.
Cuidados a ter com o ferro de engomar
A manutenção do ferro é muito importante para conseguir os melhores resultados quando precisa de engomar roupa. Este cuidado é também essencial para prolongar a vida do aparelho.
Deixe o ferro arrefecer completamente e esvazie o reservatório da água antes de o guardar. A água residual pode provocar a formação de calcário no aparelho.
Limpe o ferro de engomar regularmente. Siga as instruções no manual do utilizador.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |