Dicas

Que materiais não pode colocar na máquina de secar roupa?

Vai utilizar a máquina de secar roupa pela primeira vez e tem medo que as roupas e outros artigos fiquem estragados? Saiba como pode secar 10 tipos de materiais em segurança.

Mulher de blusa cor de rosa retira roupa de máquina de secar roupa que está ao  lado direito de uma máquina de lavar roupa

iStock

O calor e o movimento de rotação do tambor da máquina de secar roupa são os fatores que mais contribuem para deteriorar roupa, calçado e acessórios na máquina de secar. Esticar, encolher e perder a forma original são os problemas mais comuns com certos tipos de tecidos.

Tecidos sintéticos (poliamida, poliéster, nylon, microfibras, acrílico, polar, etc.) e de algodão podem ser secados na máquina com os devidos cuidados (veja a seguir). Já materiais como seda, borracha e ganga, entre outros, podem levantar mais dúvidas.

Cuidados a ter antes de utilizar a máquina de secar roupa

A dica mais importante que podemos dar a um iniciante é: conheça a sua máquina. Para tal, é fundamental ter à mão o manual do utilizador, onde pode encontrar os diversos programas e suas características. Dependendo do tipo de tecido, a sua máquina pode ter um programa específico para o secar, em que a duração, a temperatura e a velocidade de rotação do tambor são adaptados, de forma a não danificar.

As máquinas de secar roupa oferecem cada vez mais opções. Por exemplo, com um cesto – acessório para máquina de secar que mantém a roupa protegida do movimento de rotação do tambor – e o modo de ar frio, pode secar (quase) todos os tipos de itens na máquina, entre os quais lãs, couro e camurça, sapatilhas, etc. Mas esta solução tem o seu custo energético (cada vez mais alto), pelo que convém ser reservada para situações em que não é mesmo possível deixar simplesmente as peças secarem ao ar.

O segundo conselho vai na linha do primeiro: conheça a sua roupa. Neste caso, deverá olhar para a etiqueta, pois contém indicações preciosas para cuidar de forma adequada da sua roupa, incluindo acerca da forma de secagem. É muito importante verificar a etiqueta, pois apesar de alguns têxteis parecerem semelhantes, podem usar fibras diferentes. Enquanto uns são capazes de suportar a ação da máquina de secar roupa, outros não e podem ficar danificados. Olhando para a etiqueta, fica a saber se pode ou não colocar a peça de roupa na máquina, bem como a temperatura a que a deve secar.

Manter a máquina de secar roupa em boas condições também é importante para que funcione de forma mais eficiente e para preservar as peças. Não encher demasiado a máquina, separar as peças por tipo de material e evitar parar o ciclo a meio são igualmente cuidados a ter.

Este material pode ir à máquina de secar roupa?

1. Couro ou couro sintético e camurça

Já pensou em secar o seu casaco em couro ou camurça na máquina? Pense melhor. O calor pode ressecar excessivamente o material, causar rachas ou fazer com que perca a forma. Nada como olhar antes para a etiqueta no interior do vestuário e para os programas e possibilidades oferecidos pela sua máquina de secar.

2. Seda

Este delicado material, utilizado em roupa interior, camisas e lenços, entre outras peças, precisa de muito cuidado. Um ciclo na máquina de secar pode ser suficiente para estragar o tecido de forma instantânea e irreversível, com vincos praticamente impossíveis de retirar.

3. Lã

Com este tipo de tecido, utilizado, por exemplo, em camisolas, calças e chapéus, a resposta nem sempre é direta. Como a lã é uma fibra natural, pode realmente encolher quando sujeita a calor ou a humidade excessivos.

Algumas peças podem ficar destruídas apenas com um ciclo na máquina de secar, enquanto outras suportam o calor sem problemas. Tal depende do tipo de lã, bem como do tratamento que recebe no fabrico. Como sempre, a aposta mais segura é ler a etiqueta da roupa.

Algumas máquinas de secar roupa têm um programa específico para tecidos em lã. Verifique no manual do aparelho como utilizar.

4. Lantejoulas e missangas

Certas peças de roupa, sobretudo de criança, são ornamentadas com lantejoulas e missangas. Devem ficar longe da máquina de secar, pois o calor e a ação mecânica podem fazer com que os enfeites se percam. Além disso, podem causar danos noutras roupas que estejam na máquina, principalmente as decorações metálicas.

5. Sapatilhas

As sapatilhas devem fugir a sete pés da máquina de secar roupa. Este calçado, dependendo do material, pode ser lavado na máquina de lavar roupa (a baixas temperaturas, não mais de 30-40 ºC), mas não deve passar pela máquina de secar. O calor pode danificar as colas e as solas de borracha (ver a seguir mais informação sobre a borracha).

6. Ganga

A menos que seja indicado o contrário na etiqueta, a ganga pode ir à máquina de secar roupa. Prefira sempre programas com temperatura mais baixa, para que os tecidos durem mais. É melhor colocar as peças do avesso, para preservar as cores e a textura.

7. Tecido elástico

O tecido elástico, tipo licra, utilizado em roupa desportiva e de natação, pode sobreviver a um ciclo de secagem na máquina, mas, a longo prazo, sofrerá danos, perdendo o suporte e a elasticidade.

8. Borracha

Qualquer peça que contenha borracha, como tapetes ou calçado (sapatilhas, chinelos de quarto, etc.), deve ficar longe da máquina de secar roupa. O calor é altamente prejudicial para a borracha e fará a peça desfazer-se ou até derreter. Pior ainda, corre o risco de danificar a máquina.

9. Lençóis e edredões

Normalmente, as roupas de cama, como lençóis e edredões, são feitas de algodão ou poliéster, pelo que podem ir à máquina de secar, de preferência a temperaturas inferiores a 60 ºC. A exceção poderão ser os edredões de lã, pelo que convém verificar a respetiva etiqueta. A maioria das máquinas de secar tem um programa específico para este tipo de têxteis. Consulte o manual do utilizador da sua máquina.

10. Sacos e mochilas

Não há dúvida de que mochilas e sacos precisam de uma limpeza regular. Mas, por causa dos materiais utilizados, é melhor mantê-los afastados da máquina de secar roupa, a menos que o tecido seja 100% de algodão. O calor elevado pode danificar os materiais e destruir a estrutura ou o isolamento do saco.

Precisa de uma máquina de secar roupa?

Quer tenha decidido comprar uma máquina de secar roupa pela primeira vez, quer precise de trocar a sua, a DECO PROTESTE pode ajudá-lo a escolher o melhor equipamento, com base nos testes de laboratório e numa exaustiva comparação de preços. Compare características, desempenhos e as lojas com o preço mais baixo para cada modelo.

Seleção de máquinas de secar roupa

73 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Máquinas de secar roupa
a partir de  439,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Máquinas de secar roupa
a partir de  365,27
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.