Dicas

Como limpar o ferro de engomar

14 junho 2022
duas mãos levantam dois ferros de engomar em cima de uma tábua de passar a ferro

Manter o ferro de engomar limpo é essencial para o bom desempenho do aparelho. Calcário e resíduos acumulados na base do ferro dificultam a tarefa de engomar e podem danificar a roupa.

Alguns cuidados simples tornam o ferro de engomar mais eficiente, poupando tempo e esforço na hora de engomar a roupa. Quando o ferro tem a base suja pode deslizar com menos facilidade e até ficar agarrado à roupa ou deixar nódoas. A acumulação de calcário no ferro reduz a quantidade de vapor que sai dos orifícios, obrigando a fazer mais passagens para que a roupa fique bem engomada.

A periodicidade da manutenção do ferro de engomar varia muito consoante a utilização e dureza da água, por exemplo. Esteja atento a alguns sinais de que o ferro precisa de limpeza: tem menos vapor, a base prende ou a roupa leva mais tempo a passar.

Veja algumas dicas para deixar o ferro de engomar “num brinco”. 

Limpar a base do ferro de engomar

Remover sujidades e/ou resíduos da base do ferro de engomar faz com que este deslize melhor e evita danos ou nódoas na roupa. Consulte previamente o manual de instruções, pois as bases dos ferros de engomar são feitas de materiais diferentes, consoante o fabricante, e alguns modelos podem ter recomendações específicas.

Para limpar a base do ferro:

  1. Ajuste o termóstato do aparelho para a temperatura mais baixa.
  2. Passe um pano húmido sobre a base do ferro, para remover sujidades agarradas. É importante que o pano seja macio e que o passe delicadamente, para não riscar a base do ferro, o que pode provocar danos na roupa.
  3. Use um cotonete para limpar por dentro e em volta dos orifícios de saída do vapor.
  4. Deixe secar completamente antes de usar o ferro para engomar.

Há sujidades mais difíceis de eliminar, como tecido derretido ou queimado, mas pode tentar limpar a base do ferro começando por ajustar o termóstato numa temperatura média. Humedeça um pano ou uma toalha de algodão e passe o ferro sobre o tecido durante alguns minutos, para eliminar as fibras da base.

Limpar o calcário do ferro de engomar 

O calcário acumulado pode entupir as saídas de vapor ou bloquear as zonas de aquecimento e prejudicar o desempenho do ferro de engomar. Por vezes, também deixa marcas brancas ou acastanhadas na roupa.

Para remover o calcário, siga as recomendações do fabricante e adote cuidados simples. O manual de instruções indica como fazer esta operação e com que periodicidade.

Alguns ferros clássicos têm válvulas anticalcário. A maioria recorre ao sistema automático através do choque térmico: a base do ferro aquece mas não a água do depósito. Quando se abre a válvula anticalcário, a água (fria) passa pelos orifícios da base (quente), o que “pulveriza” as pequenas partículas de calcário. Faça isto sobre um pano velho ou junto ao lava-loiça.

Nos ferros com gerador, alguns têm sistemas para remover o calcário acumulado, como um coletor. Há outros modelos de ferros com gerador que dispõem de um sistema anticalcário permanente (uma espécie de autolimpeza).

Recomendamos que nos ferros com gerador de vapor esvazie o reservatório após cada utilização e, se possível, passe-o com alguma regularidade por água para remover eventuais depósitos de calcário. Os nossos testes a ferros de engomar ajudam a escolher os modelos com a melhor relação entre a qualidade e o preço. Resistente aos riscos e ao calcário, não muito leve, nem muito pesado, prático e fácil de arrumar, com um bom fluxo de vapor para passar a roupa depressa e bem, é o retrato do ferro ideal.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós