Dicas

Como escolher uma tábua de engomar

Passar a roupa a ferro é uma tarefa difícil caso não tenha uma superfície adequada para o fazer. Uma boa tábua de engomar melhora os resultados e protege as costas da má postura. Saiba como escolher a mais indicada para si.

tabua de ferro

iStock

Tem uma pilha de roupa lavada colocada a um canto e chegou o momento que adiou toda a semana. Está na hora de passar a ferro. Pode ser uma tarefa frustrante, lenta e dolorosa. Há vezes em que, ao terminar de engomar, a peça de roupa está alisada num lado e continua vincada no outro. Se tiver muita roupa para passar, pode ser prejudicial para as suas costas. Pode evitá-lo com uma superfície apropriada para passar a ferro.Com uma tábua de engomar adequada, a sua roupa ficará impecável, em menos tempo e sem forçar as costas.

Que características deve ter a tábua de engomar?

O ideal é que a tábua seja ajustável à sua altura, para que não tenha de forçar a postura ou cansar os braços. Além disso, deve ter uma superfície ampla de boa qualidade, coberta de um pano macio, deslizante, respirável e à prova de fogo.

As estruturas podem ser de diversos tipos e materiais. As de madeira são mais volumosas, pesadas e caras do que as de metal, que são mais práticas, leves e resistentes.

Tenha em conta o preço, pois existem muitas opções no mercado: as mais baratas podem ter um preço inferior a 20 euros e as mais caras podem custar até 400 euros. Existem ainda alguns sistemas de engomar profissionais que conseguem ultrapassar os mil euros. Saiba que outras características deve considerar na escolha da sua tábua.

  • Estável: deve ser firme, segura e permitir fazer passadas contínuas com o ferro.
  • Ajustável: deve conseguir regular a altura para evitar as dores no corpo.
  • Dobrável: deve ser de fácil transporte e armazenamento.
  • Adequada ao espaço: deve ser indicada para a divisão em que se encontra de modo a que consiga engomar confortavelmente e não tenha problemas de espaço.

Que tipos de tábuas de engomar existem?

Existem cada vez mais soluções diferentes. Saiba o que cada tipo de tábua de engomar oferece, qual a sua faixa de preço e quais os seus prós e contras.

Tábua de engomar dobrável

Este é o modelo mais encontrado em lojas e, provavelmente, em sua casa. São pranchas leves, em regra, com menos de seis quilos. As suas dimensões variam entre 30 e 50 centímetros de largura, e entre 110 e 160 centímetros de comprimento. A estrutura tende a ser de metal, de ferro ou de alumínio. Contudo, existem ainda modelos de madeira.

Pode encontrar este tipo de tábua por um preço entre 20 e 200 euros.

Pontos fortes

  • Ajustável, ergonómica e versátil.

Pontos fracos

  • Alguns modelos podem ser instáveis.
 

Tábua de engomar oculta

É um modelo menor do que as tábuas de engomar dobráveis e pode ser pendurado na parede ou embutido, por exemplo, num armário ou numa gaveta. É uma opção interessante para economizar espaço em casa, mas deve ser fácil de remover e armazenar. Existem várias soluções diferentes neste segmento:

  • Dobrável para gaveta: incluem mecanismos capazes de se adaptar a gavetas de tamanhos convencionais.
  • Dobrável para parede: podem ser integradas num armário raso ou mesmo atrás de uma porta.
  • Armário de parede com mesa integrada: a maior desvantagem dessa integração é que esses modelos de armário são difíceis de encontrar e costumam ter um preço elevado.

O preço deste tipo de tábuas pode ser superior a 70 euros.

Pontos fortes

  • Compacta, estável e discreta.

Pontos fracos

  • Superfície mais limitada e menos ergonómica.
 

Tábua de engomar de mesa

São a opção ideal caso não tenha muito espaço em casa. São colocadas em cima de uma mesa (por exemplo, da sala de jantar ou da cozinha) e pesa cerca de um quilo. As suas dimensões podem chegar até às de uma mesa dobrável tradicional. Em regra, incorporam um cabide para pendurar peças de roupa.

Podem ser adquiridas por um preço entre 15 e 50 euros.

Pontos fortes

  • Leve e prática.

Pontos fracos

  • Superfície pode ser limitada.
 

Tapete de engomar

Em regra, estes modelos são feitos de algodão, feltro e silicone resistentes ao calor, sendo que alguns possuem imãs nos cantos para os poder fixar em superfícies metálicas, como a máquina de lavar roupa. O verso do tapete é antiderrapante para evitar movimentos indesejados enquanto passa a ferro. A sua grande vantagem é que transforma a mesa numa tábua de engomar e, quando terminar, pode guardá-lo numa gaveta.

Existem tapetes de engomar por um preço entre 10 a 50 euros.

Pontos fortes

  • Prático, leve e de fácil arrumação.

Pontos fracos

  • Alguns modelos podem ter superfície limitada.
 

Tábua de engomar ativa

São uma opção mais sofisticada e interessante para famílias grandes ou pequenos negócios. Estes modelos são elétricos e térmicos, com uma função de sopro de ar e de vácuo, que reduz a presença de vincos mais delicados. A experiência de engomar é muito mais rápida porque as peças são aquecidas dos dois lados e o ar suaviza as partes vincadas.

Por todas estas funcionalidades, não admira que não sejam baratas: custam cerca de 250 euros.

Pontos fortes

  • Estável, ampla, sofisticada e com opções de armazenamento.

Pontos fracos

  • Dispendiosa, volumosa e pesada.
 

Escolha um bom ferro de engomar

Agora que tem todas as informações necessárias sobre a superfície mais adequada para as suas necessidades, lembre-se que também precisa de um ferro de engomar adequado para um melhor tratamento das suas peças.

Consulte o nosso comparador para descobrir dezenas de ferros submetidos aos nossos testes em laboratório e escolha aquele que é mais indicado para si.

COMPARAR FERROS DE ENGOMAR

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.