Dicas

Ferros de engomar portáteis: o que são e como escolher

Depois de uma viagem, as roupas tendem a sair da mala com vincos. Os ferros de engomar portáteis facilitam o tratamento das peças de roupa, onde quer que esteja, mas devem ser utilizados pontualmente. Saiba como escolher.

ferro de engomar portátil junto a pilha de roupa

iStock

Os ferros de engomar portáteis são mais compactos do que os tradicionais. Como não ocupam muito espaço, são perfeitos para levar na bagagem, por exemplo, se estiver em viagem.

Estes aparelhos têm vantagens e desvantagens. O seu desempenho não é o mesmo do que o dos ferros tradicionais. O fluxo de vapor é menor em comparação com os modelos padrão mais potentes. O tamanho da base também é mais pequeno, logo, o processo de engomar pode demorar até duas ou três vezes mais.

10 características dos ferros de engomar portáteis

Este tipo de ferros de engomar é adequado apenas para uso ocasional. Existem algumas características a considerar quando escolher.

1. Potência

Os ferros portáteis privilegiam o tamanho compacto em troca da potência, logo, será difícil encontrar um modelo com mais de 1000 watts. Contudo, isso é mais do que suficiente para remover os vincos das roupas com pouco esforço. Estes modelos são uma boa solução para tratar camisas ou calças, mas não para passar tecidos grandes como cortinas ou toalhas de mesa.

2. Dimensões e peso

Estes modelos são menores e mais leves do que os ferros tradicionais. Costumam pesar cerca de 800 gramas, em comparação com os 1300 gramas dos tradicionais, e têm 20 centímetros de comprimento em vez de 30 centímetros.

Este tamanho compacto nem sempre é adequado para longos períodos de utilização ou para pessoas com mãos grandes. Tente experimentar um destes ferros antes de o comprar, para verificar se é fácil de manusear e confortável na utilização.

3. Com ou sem vapor

Um ferro a vapor pode ser utilizado para engomar a seco, mas o contrário não acontece. Lembre-se ainda de que os ferros a vapor portáteis são bastante rápidos a produzir vapor, mas o fluxo não tem muita potência.

4. Reservatório de água

Se optar por um ferro portátil com sistema de vapor, o depósito de água deve ser fácil de encher e o seu volume deve ser suficientemente grande para realizar as tarefas de engomar, sem ter de o encher com demasiada frequência.

A capacidade do reservatório influencia as dimensões gerais do aparelho. Por vezes, o ferro pode apresentar problemas de fuga de água. Mantenha-o limpo e não encha demais para evitar esse problema. Contudo, senão precisa de vapor, talvez seja melhor comprar um ferro sem reservatório de água.

5. Sistema de desativação automático

Esta funcionalidade economiza eletricidade e também serve como mecanismo de segurança. Ativa-se automaticamente se o ferro ficar parado após alguns minutos ou se o depósito de água estiver vazio, o que ajuda a prevenir incêndios.

6. Sistema de controlo de temperatura

Se considera esta uma funcionalidade relevante, certifique-se de que o painel do termóstato é de fácil leitura, para que possa escolher a temperatura de engomar certa consoante os diferentes tecidos.

7. Dupla voltagem

Este recurso pode ser útil ao viajar para o estrangeiro. Os aparelhos europeus funcionam com 220 volts, enquanto noutros países, como os Estados Unidos, utilizam energia de 120 volts.

Se o seu ferro portátil não tiver essa funcionalidade de dupla voltagem, pode sempre utilizar um adaptador de energia universal.

8. Material da base

No momento de escolha do ferro, tenha atenção ao material da base, pois isso interfere no alisamento das roupas. Pode escolher entre alumínio anodizado, cerâmica, antiaderente e aço inoxidável. Este último é mais resistente a riscos e outras influências externas adversas. Desliza suavemente e é fácil de limpar.

As bases de cerâmica também são adequadas. A maioria dos ferros portáteis baratos tem bases antiaderentes que se riscam com facilidade e não deslizam tão bem.

9. Com ou sem fio

Alguns ferros de engomar têm cabos de alimentação curtos que podem dificultar o trabalho em determinadas ocasiões (por exemplo, num quarto de hotel com tomadas inadequadas).

Existem ferros de engomar portáteis sem fio disponíveis. Contudo, esses equipamentos são mais volumosos porque possuem baterias. Além disso, a autonomia pode não ser muito longa.

10. Ferros a vapor verticais

É provável que não tenha uma tábua de engomar à mão quando está longe de casa. Por isso, o ferro a vapor vertical pode ser uma solução. Enquanto o ferro portátil transfere o calor da base para a peça de roupa, o ferro a vapor vertical remove os vincos sem entrar em contacto com o tecido, ao utilizar vapor quente para relaxar as fibras da peça enquanto esta está suspensa num cabide.

Para utilização geral, os vaporizadores dificilmente substituem um ferro, mas podem ser úteis em qualquer lugar, quando só precisa de retocar as dobras simples da sua roupa. A principal vantagem destes aparelhos é a conveniência, uma vez que não necessita de tábua de engomar.

Outra vantagem é a desinfeção das roupas através do processo a vapor. Os ferros portáteis que emitem vapor também oferecem essa vantagem, mas precisam de tocar na roupa para remover os vincos e de uma superfície plana adequada para o efeito.

Quanto custam os ferros de engomar portáteis?

Existe uma grande variedade de preços, consoante o tipo, o equipamento ou as características do modelo. Pode encontrar este tipo de ferros com preços entre 14 e 80 euros.

Se tenciona comprar um produto de qualidade, que não pese muito e tenha um bom preço, recomendamos o nosso comparador de ferros de engomar, onde encontra várias opções adequadas para as suas necessidades.

COMPARAR FERROS DE ENGOMAR

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.