Dicas

5 truques para usar a máquina de secar roupa

A estação mais chuvosa do ano chegou, e o estendal no exterior não é opção para secar toda a roupa? A solução pode passar por uma máquina de secar, uma forma rápida e cómoda de resolver o problema. Saiba como usá-la corretamente e siga alguns cuidados para poupar energia e também os tecidos.

Especialista:
Editor:
17 dezembro 2024
Senhora a tirar roupa da máquina de secar, instalada ao lado de uma máquina de lavar sobre a qual estão calças já dobradas e prontas a arrumar

iStock

Caso tencione trocar ou adquirir uma máquina de secar roupa, é importante escolher um modelo com bom desempenho, para garantir que deixa a roupa seca de modo uniforme e com poucos vincos, e eficiente, de preferência, com bomba de calor. Face a máquinas que ainda funcionam com uma resistência elétrica, as com bomba de calor consomem menos para a mesma tarefa: em média, um terço da eletricidade no programa de algodão e cerca de metade no de tecidos sintéticos. As Escolhas Acertadas garantem bons resultados, gastam pouca eletricidade e têm, por isso, um custo anual bastante competitivo. 

QUAL A MÁQUINA DE SECAR MAIS EFICIENTE?

Veja agora alguns conselhos úteis parar usar a máquina de forma poupada e sem estragar roupa.

1. Leia a etiqueta da roupa e adapte o programa ao tipo de têxtil

Alguns são delicados e requerem ciclos a baixas temperaturas (lã ou seda, por exemplo), sob pena de encolherem ou ficarem deformados. Não seque na máquina couro natural e sintético, camurça ou peças com borracha, como tapetes com base antiderrapante, mochilas e sapatilhas. Poderiam ficar danificados. Pode ler o artigo sobre a etiqueta da roupa para esclarecer eventuais dúvidas sobre o significado dos símbolos.

2. Use a máquina com carga completa 

É preferível usar a máquina com carga completa, mas sem sobrecarregar, em vez de recorrer a ciclos curtos para cargas menores. Os testes revelam que estes últimos chegam a gastar, proporcionalmente, o dobro da eletricidade.

3. O programa eco não garante poupanças

O programa eco não garante poupanças face ao ciclo "normal". Como a roupa sai, no geral, mais húmida, pode ter de ativar o ciclo extra dry (ou seja, secagem extra).

4. O programa passar a ferro é preferível

O programa passar a ferro permite poupar energia na secagem e também na utilização do ferro de engomar. A roupa fica menos amarrotada e sai ainda com alguma húmida residual e é, por isso, mais fácil de passar. 

5. Faça uma manutenção regular da máquina de secar

A manutenção é importante para manter a eficiência da máquina. Limpe o filtro de cotão a cada 10 ciclos, ou quando a máquina emitir o aviso, e esvazie o reservatório de água após cada ciclo, se a máquina não escoar para o esgoto. Regularmente, limpe o tambor e o sensor de humidade com um pano. Encontra mais informações sobre como proceder, no artigo sobre a correta manutenção da máquina de secar. Antes de iniciar estas tarefas, consulte também o manual de instruções, uma vez que o fabricante poderá dar-lhe indicações mais específicas para o seu modelo. 

Por fim, sempre que possível, recorra ao velho estendal. Não há forma mais eficiente e barata para secar roupa do que o Sol e o vento. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar