Dicas

Poupar dados móveis no telemóvel: 8 dicas para economizar

Já pagou uma fatura exorbitante por desconhecer o limite do tarifário? Domina ao pormenor o consumo? Siga as dicas para poupar dados móveis.

Especialista:
Editor:
30 maio 2025
samsung vs apple

iStock

A utilização de dados móveis não é ilimitada, nem gratuita. Costuma estar disponível uma determinada quantidade de dados, expressa em megabytes (MB) ou gigabytes (GB),  consoante o tipo de tarifário. Ao ultrapassar o tráfego de dados incluído, a fatura dispara.

As aplicações de streaming de vídeos, como Netflix ou YouTube, podem gastar entre 0,3 GB por hora, na definição-padrão, e 9 GB por hora, em 4K. No caso do TikTok, um vídeo de 15 segundos requer, em média, cerca de 4 MB de dados. À medida que fizer scroll, os vídeos transmitidos em contínuo fazem disparar o volume de dados, podendo chegar a 800 MB por hora. E ver fotos e vídeos curtos no Instagram pode consumir até 300 MB de dados numa hora.

Se é daquelas pessoas que não conseguem desligar da rede por muito tempo, siga as oito dicas para ajudar a poupar dados móveis. Mas, antes de continuar a ler, confirme se o seu tarifário móvel é adequado ao uso que quer fazer. Basta indicar, no simulador da DECO PROteste, a utilização que pretende.

Ver tarifários móveis

1. Redes wi-fi gratuitas

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

Ligue-se, sempre que possível, a uma rede wi-fi segura. Existem centenas de locais onde pode prescindir do uso dos dados móveis, como hotéis, restaurantes, aeroportos ou cidades com rede wi-fi gratuita. Os telemóveis usam, por predefinição, as redes wi-fi em vez dos dados móveis e, se estiver quase sempre ligado a wi-fi grátis e a hotposts, irá conseguir uma grande economia de dados móveis.

Contudo, lembre-se de que não deve usar uma rede pública para operações que exijam segurança, como aceder ao seu banco. Nestes casos, use os dados móveis da sua conta ou uma ligação wi-fi que saiba ser segura.

2. Desative downloads e atualizações com dados móveis

Ao fazer downloads ou atualizações de aplicações com os seus dados móveis poderá estar a gastar um grande volume de dados. Certifique-se de que os downloads de apps são realizados apenas quando estiver ligado a uma rede de wi-fi. 

Para que aplicações façam as atualizações automáticas apenas por wi-fi deve: 

  • em dispositivos Android, abrir a aplicação da Play Store, tocar na sua foto de perfil no canto superior direito do ecrã e, no menu que se abre, selecionar Definições > Preferências de rede > Preferência de transferência de apps > Apenas por Wi-Fi. Ainda em Preferências de rede selecione também Atualizar apps automaticamente  >  Atualizar apenas por Wi-Fi;
  • em iPhones ou iPads, entrar em Definições > App Store. Em Dados Móveis, desative Descargas automáticas e, em Descargas de aplicações, selecione Perguntar sempre.

3. Veja que aplicações consomem mais dados

A melhor forma de poupar dados móveis é identificar as aplicações que estão a ser responsáveis pelo maior consumo. Por exemplo, se chegar à conclusão de que gasta quase todos os dados no YouTube, poderá tentar reduzir o número de vídeos que visualiza fora de casa ou baixar a qualidade dos vídeos.

Para analisar o consumo de dados em dispositivos Android deve:

  • abrir a aplicação Definições e selecionar Utilização de dados. Em algumas marcas existe um passo intermédio em que deverá selecionar Ligações ou Mais opções de conectividade;
  • verifique depois o período definido, o consumo total de dados e a utilização de dados por cada uma das aplicações instaladas.

Em dispositivos iOS, como iPhone ou iPad, deve:

  • abrir as Definições;
  • selecionar Rede móvel;
  • verificar o consumo de dados para o Período atual ou o consumo de dados de todas as aplicações instaladas no dispositivo;
  • se não tiver a certeza do que significa o período atual, faça scroll até ao fim e verifique a data e a hora da última reposição. Se preferir, toque em Repor estatísticas para iniciar a contagem de dados a partir da data e hora atuais.

4. Evite a reprodução automática de vídeos

Ao navegar nas redes sociais, os vídeos e outros conteúdos são automaticamente reproduzidos, uma configuração que é responsável por um consumo muito elevado de dados móveis. O Instagram, por exemplo, não permite desativar a reprodução automática de vídeos. No entanto, noutras aplicações, bastam alguns cliques para desativar esta opção.

No WhatsApp, basta ir a Definições > Armazenamento e dados e, em Descarregar automaticamente ficheiros, escolher apenas a ligação wi-fi para fotografias, ficheiros de áudio, vídeos e documentos.

No Facebook, entre no menu – está nas três linhas horizontais, no canto superior direito – e selecione a roda dentada, também no canto superior direito. Vá a Preferências e selecione Conteúdos multimédia. No menu que se abre, vá a Reprodução automática e clique em Apenas por Wi-Fi.

Já no YouTube, toque na sua foto de perfil no canto inferior direito do ecrã e selecione a roda dentada no canto superior direito para aceder ao menu Definições. Escolha depois a opção Reprodução e desmarque Reproduzir automaticamente o vídeo seguinte.

5. Ative o modo de economia de dados

Há várias aplicações que contam com o recurso de economia de dados, tanto em equipamento Android como em iOS, da Apple. Os sistemas operativos da Google e da Apple já contam com essa opção de forma nativa, mas a funcionalidade integrada em algumas aplicações, como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou Chrome, dá um controlo ainda maior do consumo de dados.

No Facebook, para ativar o modo de economia de dados:

  • aceda a Menu, tocando nas três linhas horizontais no canto superior direito, e selecione a roda dentada também no canto superior direito;
  • no menu Definições e privacidade, toque em Definições, vá a Preferências e selecione Conteúdos multimédia;
  • no menu Qualidade do vídeo, selecione Poupança de Dados, que irá baixar a resolução para todos os vídeos.

No Instagram, para ativar a função de economia de dados:

  • selecione o seu ícone do perfil, no canto inferior direito, e aceda ao menu das três linhas horizontais sobrepostas no canto superior direito;
  • no menu Utilização de dados e qualidade dos conteúdos multimédia, selecione Poupança de dados. Desta forma, impedirá que os vídeos sejam carregados antecipadamente e, como consequência, estes irão demorar um pouco mais para serem visualizados.

No TikTok, para ativar a função de economia de dados: 

  • abra a aplicação e toque no ícone do seu perfil;
  • aceda ao menu das três linhas horizontais no canto superior direito. No menu Definições e privacidade, e na secção Cache e dados móveis, selecione Poupança de dados. Ative-a para que a utilização de dados seja reduzida. Desta forma, os vídeos podem ter resolução mais baixa ou demorar mais tempo a carregar. Esta configuração não se aplica a ligações Wi-Fi.

No YouTube, para ativar a função de economia de dados:

  • abra a aplicação e toque na sua foto de perfil no canto inferior direito do ecrã;
  • selecione a roda dentada no canto superior direito para aceder ao menu Definições;
  • escolha Preferências de qualidade de vídeo. Em Qualidade de vídeo através de redes móveis, toque em Poupança de dados.

6. Controle o consumo de dados

Procure controlar o volume de dados que está a consumir e ative os limites de uso de dados. Pode fazê-lo no seu telemóvel Android através das definições. No iPhone poderá usar aplicações de terceiros. É possível, ainda, ir consultando o saldo usando o serviço do operador de telecomunicações. Em geral, é enviado um aviso quando se atinge o consumo de 80% do pacote de dados. Lembre-se, contudo, de que este aviso poderá chegar tarde de mais para tentar reequilibrar o seu consumo até ao final do período de contagem.

7. Faça downloads do que necessita para usar offline

Prefira usar algumas aplicações em modo offline. As apps de navegação por GPS, como o Google Maps, por exemplo, permitem descarregar mapas para usar sem internet. Plataformas de streaming de séries e filmes, como a Netflix, a Amazon Prime ou a Max, também permitem fazer download prévio de conteúdos para ver offline. 

8. Verifique se o seu tarifário ainda é o mais adequado

Se, depois de alterar estas configurações, perceber que o tarifário que usa atualmente não é suficiente para a utilização que faz da internet móvel, procure um tarifário mais adequado às suas necessidades, com a ajuda do simulador da DECO PROteste

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar