Dicas

Powerbanks: posso levar uma bateria portátil no avião?

Se está a planear viajar de avião, saiba se pode transportar um powerbank e que cuidados deve ter com a sua bateria portátil a bordo.

Especialista:
Editor:
28 fevereiro 2025
mulher com telemóvel num avião

iStock

Quem voa com frequência sabe como pode ser difícil carregar o telemóvel ou o tablet em viagem. Nestes casos, o powerbank é um acessório essencial para garantir que os dispositivos se mantêm carregados. Contudo, embora sejam autorizados pelas companhias áreas, os powerbanks têm de cumprir uma série de requisitos para viajar consigo.

Saiba que regras tem de ter em conta para viajar com uma bateria portátil e que dispositivo escolher para a sua viagem de avião.

Para que serve um powerbank?

Um powerbank é uma bateria portátil que permite carregar o seu smartphone ou tablet. Pode ser muito útil numa viagem de avião mais longa ou com escalas, pois permite-lhe carregar os seus dispositivos quando não tem acesso a tomadas.

Estas baterias acumulam energia quando são ligadas à corrente, conseguindo depois transferir essa energia para o seu smartphone ou tablet de forma autónoma e sem que precise de tomada elétrica.

Como transportar o powerbank no avião?

As baterias portáteis podem ser transportadas no avião com a sua bagagem de cabine. Antes de embarcar, deve coloca-las numa bandeja separada no ponto de verificação do aeroporto, juntamente com os restantes dispositivos eletrónicos.

Posso colocá-lo na mala de porão?

Os powerbanks são baterias de lítio, que é uma substância inflamável. Este tipo de baterias corre o risco de sobreaquecer, o que pode provocar um incêndio ou mesmo uma explosão. Por isso, não podem ser transportadas no porão. Nunca coloque o seu powerbank dentro da bagagem que vai ser despachada e que não viaja consigo na cabine. O motivo é simples: a deteção e o combate ao incêndio na cabine é mais fácil de se levar a cabo do que no porão, que, apesar de ter sistemas de deteção e extinção, é de acesso difícil ou impossível em voo na maioria dos aviões.

Que tipo de carregadores são permitidos?

Na maioria das companhias aéreas é possível transportar powerbanks com um máximo de 100 Wh (watts-hora). Para viajar com baterias portáteis de capacidade superior, pode ser necessário pedir autorização prévia, pelo que deve informar-se junto da companhia aérea.

De uma maneira geral, a capacidade do powerbank está indicada no próprio dispositivo ou na sua embalagem.

Podem reter-me o powerbank no aeroporto?

Sim, caso a capacidade da bateria portátil ultrapasse os limites permitidos pela companhia aérea. Além disso, se o carregador portátil não tiver a capacidade indicada na embalagem ou no próprio dispositivo, o controlo de segurança do aeroporto pode impedir o transporte, já que não é possível verificar se o dispositivo está dentro dos limites autorizados. Para evitar problemas, certifique-se de que capacidade está visível e dentro dos limites permitidos. Estes limites são definidos pela IATA (International Air Transport Association) e seguidos pela maioria das companhias aéreas.

Como escolher o carregador portátil certo para viajar de avião?

  • Escolha a saída adequada. A maioria dos smartphones e tablets mais recentes são equipados com uma entrada USB-C, pelo que deve optar por um powerbank com esta saída. Caso tenha dispositivos mais antigos, escolha um powerbank que tenha também uma porta USB-A.
  • Tenha atenção ao comprimento do cabo. Um cabo muito curto pode dificultar o uso do powerbank enquanto carrega o dispositivo. Por outro lado, cabos demasiado compridos podem enrolar-se e tornar-se incómodos durante o voo.
  • Prefira dispositivos mais compactos. Opte por modelos leves e fáceis de transportar para não ocupar muito espaço na bagagem de mão.

Escolher o melhor powerbank

5 dicas para transportar o powerbank em segurança no avião

1. Proteja as portas e os terminais do dispositivo

Para evitar curto-circuitos, guarde o powerbank num estojo próprio ou envolva-o num saco protetor, de forma que não tenha contacto direto com chaves, moedas ou outros objetos metálicos.

2. Evite impactos e temperaturas extremas

As baterias de lítio são sensíveis a quedas e ao calor excessivo. Não deixe o powerbank exposto ao sol ou a fontes de calor durante longos períodos nem o coloque em locais apertados onde possa sofrer pressão.

3. Mantenha o powerbank desligado quando não estiver em uso

Alguns modelos ativam-se automaticamente quando detetam um dispositivo ligado. Para evitar consumos desnecessários ou sobreaquecimento, desligue-o quando não precisar de carregar um dispositivo.

4. Nunca utilize powerbanks danificados

Caso perceba que a bateria portátil está inchada ou deformada, ou, ainda, que sobreaquece frequentemente, não a leve consigo. Além de poderem ser confiscados no aeroporto, powerbanks danificados podem representar um risco sério. Se enquanto estiver a utilizar o powerbank sentir que a sua temperatura está a aumentar muito, desligue-o imediatamente.

5. Consulte as regras da companhia aérea antes da viagem

Cada companhia aérea pode ter regras específicas para o transporte de baterias de lítio. Antes do voo, visite o site ou contacte a companhia para confirmar os limites e as restrições.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar