Telemóveis com os melhores (e os piores) tempos de carga
Escolher um telemóvel que seja rápido a carregar pode fazer toda a diferença para acompanhar o ritmo da vida moderna. Conheça os telemóveis com os carregamentos mais rápidos (e os que demoram mais a carregar).

O tempo de carga e a autonomia de um telemóvel são fatores cruciais para garantir uma experiência prática e eficiente com o seu smartphone no dia-a-dia. Num mundo vivido em contrarrelógio, a capacidade de carregar rapidamente o telemóvel está a ganhar importância como critério de escolha na hora da compra, especialmente para quem utiliza o dispositivo de forma intensiva.
Veja quanto tempo demoram a carregar os telemóveis e a evolução da tecnologia de carregamento, e descubra os resultados de testes, que destacam os smartphones com carregamento mais rápido e aqueles que demoram mais a carregar.
A evolução dos carregamentos rápidos
Para acompanhar as exigências do quotidiano, tecnologias de carregamento rápido como Quick Charge ou Power Delivery permitem que uma bateria seja parcialmente recarregada em minutos, oferecendo uma solução especialmente útil em situações em que o tempo é limitado.
Estes avanços tornam-se ainda mais relevantes à medida que a utilização do telemóvel se torna mais intensiva, com o aumento da capacidade e das funcionalidades dos smartphones e a maior disponibilidade de dados móveis.
Como são realizados os testes?
Para avaliar o desempenho no carregamento, os telemóveis são submetidos a uma série de testes rigorosos conduzidos em condições reais, garantindo resultados fiáveis e representativos da experiência do utilizador. São utilizados, sempre que possível, carregadores rápidos, a que são ligados telemóveis totalmente descarregados. Os tempos de carga são medidos em cenários reais de carregamento. O tempo até a bateria estar completamente carregada é registado em intervalos de 15 minutos, e cada telemóvel é testado duas vezes para garantir consistência nos resultados.
2 aspetos a considerar na escolha do próximo telemóvel
- Autonomia elevada. Se utiliza intensamente o telemóvel, opte por modelos com autonomia superior a 40 horas.
- Carregamento rápido. Modelos com tecnologias como Fast Charging ou Power Delivery permitem recuperar até 50% de bateria em poucos minutos.
Resultados: que telemóveis carregam mais rápido?
Comparando os resultados com dados de há cerca de seis anos, a melhoria nos tempos de carga é notável. Os melhores smartphones atuais demoram 25 a 35 minutos a atingir a carga completa, enquanto em 2018 os mais rápidos só o conseguiam em uma hora e 15 minutos a uma hora e 45 minutos.
Telemóveis com carregamento mais rápido
No campo dos carregamentos mais rápidos, destacam-se os modelos mais recentes da Xiaomi, unicamente suplantados pelo Edge 50 Ultra da Motorola.
Telemóveis com pior tempo de carga
No que diz respeito aos telemóveis com pior tempo de carga, não foram detetadas grandes diferenças face ao teste de 2018. Atualmente, os que se destacam com o pior tempo de carga demoram entre duas horas e 45 minutos e 3 horas e meia a carregar completamente. Em 2018, a variação era de três horas a três horas e meia.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |