Review

Max: novo nome e funcionalidades para a antiga HBO Max

Surgiu como HBO Portugal, mudou para HBO Max e agora é apenas Max. A plataforma de streaming tem dois planos de subscrição e conta com a possibilidade de incluir um pacote de desporto. Saiba o que muda com o nome.

Especialista:
Editor:
05 agosto 2024
MAX streaming

iStock

A HBO Portugal, lançada no nosso país em 2019, apresentava um custo mensal atrativo de 4,99 euros. Foi descontinuada em 2022, para dar lugar à HBO Max, implicando um aumento na mensalidade (para 5,99 euros em 2022 e 7,99 euros em 2023). Agora, dois anos volvidos, há uma nova alteração no serviço, que se designa apenas por Max. Com o novo nome, surgem outras novidades.

O serviço Max passa a contar com dois planos de subscrição. O plano mais básico (Standard) mantém-se a 7,99 euros e o plano mais completo (Premium) custa 11,99 euros mensais. Por mais 5 euros por mês ainda tem a possibilidade de subscrever o pacote de desporto, quer tenha o plano Standard ou o Premium.

HBO Max oferecia mais

Os novos planos Max acabam por ser menos vantajosos quando comparados com o plano único que o HBO Max oferecia.

O plano Standard mantém o preço anterior, mas deixa de ter disponibilidade de vídeos 4K e o número de reproduções simultâneas é diminuído de três para duas.

Já o plano Premium, em relação ao HBO Max, permite mais um aparelho nas reproduções simultâneas (quatro em vez de três) e o download de um máximo de 100 títulos em vez de trinta. De resto, apresenta as mesmas características do anterior plano, com um aumento de preço de quatro euros mensais.

Pacote de desporto vale a pena?

Na realidade, um pacote de desporto é pouco interessante para a maioria dos utilizadores.

Como referido, qualquer subscritor pode adicionar ao seu plano um pacote com conteúdos desportivos por um extra de 5 euros mensais.

O pacote inclui o serviço “Eurosport Premium”, que tem streaming ao vivo dos canais Eurosport 1 e 2. Para os clientes de serviços pagos de televisão, que são a grande maioria dos consumidores nacionais, não existe vantagem nesta possibilidade, uma vez que estes canais estão incluídos nos seus pacotes de televisão.

O que difere, e representa uma mais-valia, é que neste pacote de desporto da Max, além do streaming em direto, tem acesso a um amplo arquivo de conteúdos já transmitidos que pode revisitar.

Por exemplo, ao selecionar “Ciclismo”, tem acesso a uma listagem com eventuais eventos que estejam a ser transmitidos no momento, que irão ser transmitidos em breve, ou que já tenham sido transmitidos e que possa ver em arquivo.

Para alguns eventos desportivos, como o Roland Garros ou o Tour de France, terá acesso a alguns conteúdos exclusivos que não fizeram parte das emissões. Ou seja, acede a uma cobertura mais alargada do evento. 

Os Jogos Olímpicos também estão a ser alvo de uma cobertura mais alargada. Este evento está disponível igualmente para os subscritores Max sem o plano de desporto ativo. Todos os subscritores do serviço têm no menu um separador chamado Paris 2024, onde está disponível um calendário completo dos jogos e onde é possível filtrar emissões por modalidades, que muitas vezes acontecem em simultâneo. As transmissões são asseguradas pela Eurosport, que criou sete canais temporários adicionais, exclusivamente para acompanhar as diversas modalidades em prova no evento.

No separador “Desporto” da plataforma Max tem ainda acesso a diversas séries e filmes de desporto. Mas estas estão disponíveis para todos os subscritores, não vale a pena ter o pacote desportivo.

Em resumo, para quem tem um interesse elevado numa competição específica que seja alvo de cobertura alargada, pode ser interessante subscrever este pacote. Para a generalidade dos consumidores, é difícil justificar o investimento adicional.

Max: o catálogo de filmes e séries

O novo Max promete trazer mais do dobro da quantidade de conteúdos com este relançamento. No entanto, para já, a análise da DECO PROteste não encontrou enormes diferenças no tamanho do catálogo de filmes e séries. Aliás, não parece ser na ficção que a plataforma trará as maiores novidades. 

A quantidade de séries, documentários e filmes é uma aproximação, pois ao usar os motores de busca dos serviços existem vários títulos duplicados em diferentes categorias.

Na análise, a DECO PROteste atribuiu uma avaliação relativa à quantidade e popularidade dos títulos disponíveis, mas é apenas um indicador. Mais importante é a qualidade dos conteúdos e o facto de o consumidor se identificar com eles.

No Max, mantêm-se os grandes êxitos já conhecidos da HBO, como House of Dragons, Guerra dos Tronos ou The Wire. Ou exclusivos da Max, como Tokyo Vice, todo o universo DC (Batman e Super-Homem) e os desenhos-animados do Cartoon Network.

A estes juntam-se agora os documentários dos canais Discovery, dedicados à ciência, história ou tecnologia, e do Investigation Discovery, focados em “true-crime”. Mas também é novidade o TLC, que segue a grelha do canal, e apresenta programas de lifestyle, culinária e reality shows. Aliás, foi aqui que se notou a maior evolução do catálogo, com 532 documentários contabilizados (eram 229 na última análise, em 2023).

Na ficção, contabilizaram-se 562 séries e 378 filmes, números relativamente semelhantes aos da última análise. Assim sendo, para já, não é este o maior trunfo do novo Max. A grande novidade é mesmo o desporto.

Finalmente, na programação infantil houve uma ligeira evolução. Ao Cartoon Network juntam-se os conteúdos do Discovery Kids, somando agora 108 títulos para crianças.

Vantagens e desvantagens do Max

Além da gestão simples da subscrição, o Max tem vários aspetos positivos.

  • Pode associar vários perfis à subscrição (até cinco). Para cada um deles, pode definir o escalão etário, idioma dos menus e ainda escolher se quer bloquear o perfil por PIN (por exemplo, para impedir o acesso de uma criança).
  • Permite bloquear a utilização de dados móveis, no caso de fazer streaming sem rede Wi-Fi.
  • Permite escolher o nível de qualidade para os downloads que quer ver offline, sem consumo de dados móveis. Pode escolher três níveis de qualidade para gerir melhor o espaço de armazenamento disponível no telemóvel. 
  • Não se detetaram problemas com as legendagens e dobragens de áudio para português, particularmente relevantes para os conteúdos infantis.
  • O interface é bem desenhado e de utilização fluida e intuitiva nas várias plataformas ensaiadas.

Como pontos negativos, há a falta de opção de usufruir de um período experimental gratuito e os seguintes aspetos:

  • apenas o plano Premium dá acesso aos conteúdos em resolução 4K e com HDR (o que já é o padrão normal da maioria deste tipo de serviços);
  • impossibilidade de definir o nível de qualidade dos vídeos quando faz o streaming a partir dos dados móveis;
  • não é possível ter definições diferentes para os idiomas de áudio e legendas para cada perfil. Por exemplo, ao ativar as legendas em português para um perfil, aplica-as a todos os perfis e conteúdos;
  • os trailers estão disponíveis apenas para alguns conteúdos.

Max, Netflix, Amazon Prime Video

A escolha de um serviço de streaming de vídeo vai estar sempre bastante dependente da identificação com o catálogo proposto.

É um facto que a HBO sempre se destacou pela qualidade de vários dos seus conteúdos exclusivos, já referidos. Com a junção ao Discovery, o catálogo do Max fica recheado de opções para os diversos públicos, e é notória uma evolução relativamente ao HBO Max na variedade de documentários, programas da vida real, e, acima de tudo, conteúdos desportivos.

À parte disso, há outros aspetos que são sempre importantes, seja o preço; a resolução e a qualidade de imagem dos vídeos; a forma como é feita a navegação e a localização dos diferentes vídeos; a quantidade de aparelhos e streams simultâneos que pode fazer; a forma como consegue gerir os dados móveis, entre outros aspetos.

Netflix

Tendo em conta os referidos critérios, a Netflix ainda é, sem dúvida, o serviço mais competente. Mas o plano mais completo da Netflix (Ultra-HD), que permite o acesso a vídeos 4K (HDR em alguns casos) e a quatro streams em simultâneo, é algo dispendioso (15,99 euros mensais).

Caso queira manter ou aderir à Netflix, o plano Standard a 11,99 euros mensais, com vídeos Full-HD e dois streams em simultâneo, será o mais equilibrado. Note-se que a qualidade de imagem destes vídeos Full-HD é já bastante elevada.

Amazon Prime Video

Já o Amazon Prime Video, com uma mensalidade de 4,99 euros é a atual Escolha Acertada da DECO PROteste, tendo em conta a sua relação entre qualidade e preço bastante interessante.

Em comparação com o Max, o serviço da Amazon é bastante mais rico na oferta e popularidade dos filmes, assim como nos conteúdos de animação. Já o Max é superior na oferta de séries, documentários e conteúdos desportivos.

Além disso, a subscrição ao Amazon Prime Video implica ainda a adesão ao serviço Amazon Prime, que inclui a possibilidade de entrega grátis de um leque de produtos elegíveis da Amazon e, ainda, um serviço de alojamento em nuvem de fotografias (sem limite de armazenamento e necessidade de compressão das imagens, ao contrário do que sucede com o serviço análogo da Google, o Google Fotos).

Em relação à gestão do uso de dados móveis, o Amazon Prime Video é o melhor serviço, sendo possível escolher o nível de qualidade ou bloquear por completo o uso de dados móveis. 

Por estas razões, a DECO PROteste aconselha o serviço da Amazon para a generalidade dos utilizadores que procuram um serviço de preço moderado. Este serviço apenas não é realmente uma boa opção para quem tem interesse, sobretudo, em conteúdos infantis.

Se é dos que privilegia, sobretudo, conteúdos infantis, a recomendação vai para o serviço da Disney+, sendo que, além destes, conta ainda com os exclusivos Star Wars, os super-heróis da Marvel, ou os documentários da National Geographic

 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar