Fraude com chamadas de valor acrescentado: como evitar o wangiri
Wangiri é uma fraude que consiste em lucrar com as chamadas de valor acrescentado que as vítimas fazem ao responder a um número de telefone desconhecido. Saiba como funciona e como evitar cair no esquema de wangiri.

"Wangiri", palavra japonesa que significa "chamar e desligar", é um tipo de fraude realizada pelo telefone com a qual os criminosos lucram com as taxas de chamadas que as vítimas fazem para números de valor acrescentado.
Também conhecida como "fraude de chamada perdida", o wangiri consiste num esquema simples. Os criminosos ligam para as vítimas a partir de um número de valor acrescentado, desligando depois de apenas um toque. Muitas das vítimas, por sua vez, ficam preocupadas ou curiosas sobre quem lhes ligou e sentem-se obrigadas a ligar de volta. Assim que a ligação é feita, começa a ser cobrada uma chamada de tarifa premium. Os criminosos embolsam com as taxas relacionadas com esta chamada.
A fraude wangiri é um grande negócio para os criminosos e lesa tanto os consumidores como os operadores de telecomunicações ao nível mundial.
Como evitar cair na fraude wangiri
A única maneira de evitar este golpe é não devolver a chamada perdida ou, pelo menos, não o fazer antes de tentar descobrir quem ligou para si. Se tiver dúvidas, tente verificar o número. Pode, por exemplo, fazer uma pesquisa num motor de busca, como o Google, e obter informações adicionais. Digite o número exato que aparece no ecrã para tentar identificar o remetente. Se for uma empresa conhecida, talvez esse número apareça num site e seja fácil verificar a sua veracidade.
Alguns telemóveis são capazes de reconhecer diretamente, no diretório de chamadas, a localização da chamada, o que facilita a tarefa de reconhecer números suspeitos.
Para reconhecer se é um número estrangeiro, veja o prefixo que começa com um "+" ou um "00". Por exemplo, o prefixo português é +351 e o espanhol é +34 ou 0034, mas os operadores removem esse prefixo para chamadas nacionais. Existem alguns prefixos particularmente suspeitos, como +355 (Albânia), +225 (Costa do Marfim), +233 (Gana), +234 (Nigéria), entre outros.
Chamadas com prefixos +7 ou +8 também são tarifas especiais. Os operadores de serviços telefónicos não estão obrigados a barrar as chamadas para números começados por 7 e por 8. Em todo o caso, podem oferecer esta funcionalidade. Para saber se e em que condições pode barrar as chamadas para grupos específicos de números, contacte o seu operador.
O que fazer se for apanhado no esquema
Se mordeu o isco e recebeu uma conta telefónica com um valor maior do que o esperado, mesmo que não seja exorbitante, não desespere.
Comece por denunciar o caso à Autoridade Nacional de Comunicações – Anacom, juntando toda a informação relevante que fundamente a denúncia.
Tratando-se de uma burla, também deverá fazer uma denúncia às autoridades policiais ou fazer uma participação através do e-mail do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria‑Geral da República (cibercrime@pgr.pt).
Tente recolher todas as provas que comprovem a fraude: o registo de chamadas do seu telefone, contas do operador, encargos bancários, entre outros. Tudo isso ajudará na reclamação.
Lembre-se de que wangiri não é o único golpe realizado por chamada telefónica. Há cada vez mais golpes que ocorrem desta forma, como o vishing, as double call scams ou o spoofing.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |