Preço da eletricidade: o que considerar na escolha de um fornecedor
O simulador da DECO PROteste compara o preço da eletricidade e revela as tarifas mais baixas para ter eletricidade em casa. Veja como as percentagens de desconto anunciadas não permitem comparações e como saber se os serviços incluídos nos tarifários podem ser úteis.

No simulador de energia da DECO PROteste encontra centenas de tarifários, dos quais mais de 200 só de eletricidade. O simulador tem acesso aberto a todos os consumidores. Preencha os dados pedidos, tentando ser o mais fiel possível ao consumo do seu lar, e obtém as melhores propostas.
Escolhido um tarifário, faça uma nova simulação de vez em quando. As tarifas mudam com regularidade, e aquela que compensava pode deixar de ser tão interessante. Afinal, o mercado da eletricidade é livre, e os fornecedores apresentam novas propostas com frequência. Mas também o consumidor é livre de mudar sempre que quiser, até porque raramente há fidelizações ou penalizações. Contudo, se tiver contratado serviços associados, ao desistir dos mesmos, poderá perder alguns benefícios. Além disso, na maioria dos contratos que incluem serviços, os mesmos têm um período de fidelização. Tal significa que, em caso de rescisão antecipada, implicará pagar o montante em falta até final do prazo acordado.
Não vá em descontos
Nos primeiros anos de liberalização do mercado elétrico, os fornecedores tinham o hábito de usar a tarifa regulada como referência e anunciar um desconto sobre esta bitola, uma prática proibida em 2015. De facto, não fazia sentido que adotassem uma referência externa, pois não refletia a estrutura de atividade que tinham. O que faz sentido é cada um definir o seu tarifário.
Embora o anúncio da percentagem de desconto esteja menos visível do que noutras alturas, continua a ser um argumento para convencer potenciais clientes. O problema é que os descontos incidem sobre tarifas diferentes, o que leva a valores finais distintos. Fazer uma escolha com base na percentagem de desconto é uma má decisão, por muito que as empresas queiram fazer passar outra ideia.
O modo como as ofertas são apresentadas dificulta ainda mais a comparação entre fornecedores. As explicações e a matemática envolvida não ajudam o consumidor menos atento ou que não saiba como todas as variáveis se repercutem na fatura.
Tarifários com serviços são úteis?
Para tentarem captar clientes, alguns comercializadores vão um pouco mais além e propõem tarifários que incluem a prestação de serviços extra, como manutenção de aparelhos ou assistência técnica em caso de avaria. Em regra, estas propostas parecem atraentes, porque, além dos serviços, garantem um desconto maior na energia ou na potência contratada, face ao tarifário normal.
Ao comparar-se o custo de um tarifário com estes serviços face a outro que não os inclua, constata-se que, para um casal com dois filhos que contrate uma potência de 6,9 kVA e que gaste 4000 kWh anuais, a diferença de preço pode superar os 100 euros anuais. Cabe ao consumidor decidir se esta diferença de custo é compensada pelos serviços incluídos. Se acha que irá dar-lhes uso, então, avance para a contratação. Mas, se tem serviços idênticos incluídos noutro produto, como um cartão de crédito ou enquanto membro de um clube, pondere se esta opção faz sentido ou se é preferível uma solução sem serviços associados, mesmo que o desconto na tarifa seja menor.
Os tarifários mais baixos para dois perfis
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