Notícias

Contador inteligente de eletricidade: o que fazer em caso de dúvidas na contagem

Desconfia das leituras do seu contador inteligente de eletricidade? Saiba que passos dar para verificar a contagem.

Especialista:
Editor:
23 fevereiro 2024
Consumo de eletricidade em casa - homem sentado no escritório em casa, ao computador, com dois candeeiros próximos, um ligado e outro desligado

iStock

A e-Redes já instalou mais de 5,7 milhões de contadores inteligentes de eletricidade na casa dos consumidores em Portugal, um processo que deverá terminar até ao final de 2024. Além de fazerem leituras digitais dos consumos de eletricidade em intervalos de 15 minutos, estes aparelhos enviam os dados de forma automática. Cabe depois ao operador da rede de distribuição comunicar os dados ao fornecedor de eletricidade.

Esta transição traz vários benefícios, mas também tem gerado algumas dúvidas. Do lado dos benefícios destacam-se o quase desaparecimento das estimativas nas faturas de eletricidade, um maior detalhe e o acesso aos dados apurados pelo contador, o que promove a adoção de comportamentos energéticos mais eficientes, ou a eliminação da necessidade de acesso ao contador para efetuar leituras. Esta última era particularmente penosa para quem tem este dispositivo instalado num local que não permite um acesso livre a terceiros. No entanto, a instalação de contadores inteligentes tem gerado algumas questões, nomeadamente sobre a necessidade de aumento de potência ou a suspeita de que com estes dispositivos o consumo parece estar a aumentar.

Contadores inteligentes permitem acompanhar o consumo

Os contadores inteligentes têm a vantagem de permitir visualizar o consumo de eletricidade em tempo praticamente real, o que promove o ajuste de hábitos de consumo de energia mais eficientes. Com estes dispositivos, para controlar o consumo de eletricidade, pode entrar no balcão digital da e-Redes e registar-se para aceder aos dados. Desta forma, obtém acesso ao seu histórico de consumo e pode iniciar a investigação aos aparelhos que podem estar a fazer disparar o consumo ao longo do dia.

Ao registar-se tem, ainda, acesso a outra informação importante: a potência que tem atualmente contratada e se esta se ajusta ao seu perfil de consumo. A DECO PROteste recorda que, por cada nível de potência que seja possível baixar, poupa cerca de 2 euros por mês. Parte desta informação está disponível diretamente no seu contador, nomeadamente o consumo apurado em cada ciclo horário ou a potência máxima (kW) atingida nos últimos 30 dias.

 

Já quanto à potência contratada, estes contadores inteligentes digitais trazem uma diferença face aos analógicos que anteriormente eram instalados em casa dos consumidores. No caso de um súbito aumento de potência gerado pelo arranque do funcionamento de um aparelho elétrico, por exemplo, os anteriores contadores não tinham um igual tempo de reação, pelo que em muitos casos não disparavam. Com os novos contadores, esta reação é imediata, o que pode implicar a necessidade de um aumento de potência contratada, não por mau funcionamento, mas por não terem esta margem de tolerância para estes breves picos de potência.

Como saber se o contador funciona corretamente

Estes contadores inteligentes de eletricidade emitem sinais de luzes com várias cores que permitem saber se estão a funcionar corretamente. Quando emite o vermelho, a contagem não está a ser feita. Se for o caso do seu contador, deve contactar a e-Redes. O amarelo sinaliza que o operador da rede está a fazer testes. Já o verde revela que o aparelho está a funcionar de forma correta.

Consultar os consumos no contador

Os contadores inteligentes têm um visor, um botão de controlo do lado direito do visor e uma porta de leitura ótica, que apenas pode ser utilizada pela e-Redes. Para consultar os seus consumos de energia, veja a informação automática mostrada no visor do contador. Esta irá aparecer de forma sequencial, com um código associado que lhe permite perceber o que está a ler, em kWh:

  • 1.8.1: consumo em horas de vazio;
  • 1.8.2: consumo em horas de ponta;
  • 1.8.3: consumo em horas cheias.

Neste visor é também possível saber informações como: 

  • 0.9.1: hora atual;
  • 0.9.2: data atual;
  • 13.0.1: ciclo horário;
  • CD3T: ciclo diário com três tarifas;
  • CS3T: ciclo semanal com três tarifas;
  • 1.6.10: potência máxima atingida nos últimos 30 dias.

 
Os contadores inteligentes fazem leituras digitais dos consumos de eletricidade.

Acedendo a esta informação sabe, desde logo, se o relógio do contador está a marcar a hora correta, o que é essencial para quem tem uma tarifa multi-horária ou como avança a sua contagem. Se ainda assim suspeita de que algo não está bem, particularmente os consumos apurados, a DECO PROteste sugere que desligue todos os aparelhos em casa, incluindo os que possam estar em standby. Para ter mesmo a certeza, desligue o quadro elétrico. Verifique se após 30 minutos o seu contador registou algum consumo. Nesse caso pode estar perante um problema no aparelho.

Consumos podem ser confirmados com verificação extraordinária

Se depois de seguir todos estes passos ainda suspeita de que a leitura dos consumos de eletricidade não está correta desde que passou a ter um contador inteligente, pode pedir uma verificação extraordinária. Mas, antes disso, confirme que o aumento da faturação não coincide com um período em que tenha efetivamente ocorrido um aumento do consumo de eletricidade (por exemplo, início do inverno). Apesar de estes dispositivos de contagem obedecerem a normas rigorosas de certificação, e estarem sujeitos a processos de auditoria por amostragem quer por parte do regulador quer do operador de rede, não é possível garantir que um deles possa não ter um funcionamento anómalo. O consumidor tem sempre o direito de reclamar perante esta situação e deve fazê-lo junto do operador de redes, que neste caso é a e-Redes.

Se depois de seguir todos estes passos, ainda assim entender que existe de facto um problema com o contador, tem o direito de solicitar uma verificação extraordinária. Esta inspeção é feita por uma entidade independente, acreditada pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC). A data para esta verificação deve ser comunicada ao operador de rede com pelo menos 10 dias de antecedência. Este procedimento permite assegurar que mantém a continuidade do serviço, assim como justificar a remoção do contador que pertence ao operador de rede. Tenha em atenção que esta inspeção à acuidade de contagem não é feita no local, mas num banco de ensaios de um laboratório.

Além disso, tenha em conta que, caso se confirme que o contador está a funcionar corretamente, terá de pagar a verificação e os custos que possam estar associados a este processo extraordinário, e estes podem ser expressivos. Já se, efetivamente, o contador inteligente não estiver a funcionar corretamente, os custos da verificação extraordinária ficam a cargo do operador da rede de distribuição.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar