Faturas em atraso: como resolver o problema
Se os consumos tiverem mais de seis meses, não é obrigado a pagar as faturas, pois já prescreveram. Mas tem de reclamar para exercer esse direito. Para faturas elevadas de consumos com menos de seis meses, exija o pagamento parcelado.

Quando o fornecedor de eletricidade ou gás natural falha no envio mensal da fatura, o cliente tem duas alternativas. Se as faturas dizem respeito a consumos com mais de seis meses, pode opor-se ao pagamento das quantias e pedir a sua anulação. Isto porque o direito a cobrar o serviço prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. A regra é válida para os serviços públicos essenciais (água, luz, gás e telecomunicações). Se é o seu caso, tem de reclamar esse direito. Use a carta-tipo da DECO PROTESTE.
Quem já pagou os montantes não pode reclamar, mesmo que os valores digam respeito a consumos com mais de seis meses. Isto porque, à luz da lei, o consumidor assume tacitamente a dívida ao pagar as faturas. A DECO PROTESTE lamenta que as empresas se aproveitem do desconhecimento dos clientes sobre a prescrição de consumos para enviar estas cobranças.
Quem tem faturas atrasadas relativas a consumos com menos de seis meses, com valores elevados, pode pedir o pagamento parcelado. O Regulamento de Relações Comerciais, emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), é claro quanto à periodicidade de faturação: é mensal, a menos que as partes combinem um período diferente, considerado mais favorável pelo cliente. Quando a periodicidade de faturação acordada não é cumprida pela empresa, o cliente pode pedir para o pagamento ser parcelado e a empresa não pode cobrar juros. Sempre que ocorra uma falha deste tipo, o comercializador também deve informar previamente o cliente de que tem direito a fazer o pagamento fracionado. Os consumidores que estão nesta situação podem recorrer à carta-tipo sobre atraso no envio de faturação para formalizar o pedido de parcelamento.
Em ambos os casos, os pedidos devem ser feitos por escrito para os contactos de apoio ao cliente. Envie carta registada com aviso de receção, para ficar com o comprovativo de que apresentou a queixa. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, contacte os serviços da DECO PROTESTE.
Limite o valor do débito direto
Tem o pagamento por débito direto ativado? Uma fatura que acumula vários meses pode ser pesada no orçamento, por incumprimento da periodicidade acordada por parte da Galp. Pondere limitar o valor possível de ser cobrado automaticamente e contacte a empresa, alertando-a para esse facto.
Encontre o melhor tarifário de eletricidade e gás natural com a ajuda do simulador da DECO PROTESTE. Pode personalizar os consumos da sua casa e saber como poupar na energia.
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Prescrição de consumos
NIF:
N.º de cliente:
Exmos. Senhores,
Após ter sido interpelado(a) para proceder ao pagamento da(s) fatura(s) n.º……, de ……., no valor de €……., constatei que se encontram faturados consumos prestados há mais de seis meses.
Nesse sentido, os mencionados consumos encontram-se prescritos, em conformidade com o disposto no art. 10.º n.º 1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais.
Assim, serve a presente missiva para me opor ao pagamento do valor supra referido, invocando expressamente a prescrição para todos os efeitos legais.
Aguardo resposta por escrito e anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de oito dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização da faturação.
Com os melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Assunto: Atraso no envio da faturação
N.º de cliente:
Exmos. Senhores,
Na qualidade de titular do contrato de fornecimento de identificação do serviço n.º número do contrato, desde o passado mês de ______ (data da última fatura) que não recebo faturas relativas à prestação do serviço em causa.
De acordo com a legislação aplicável, a faturação deve ter uma periodicidade mensal. Por conseguinte, assim que receba a fatura referente à prestação do serviço dos meses de __________, reservo-me no direito de solicitar o pagamento da mesma de forma fracionada.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Assinatura manuscrita