Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
A. B.
04/06/2025

Voo atrasado

Exmos. Senhores, Em 30 de maio de 2025 dirigi-me ao aeroporto do Porto, Francisco Sá Carneiro para embarcar no vosso voo NºFR7073 para Dublin, Irlanda Sucede que o voo, que estava marcado para as 10H20, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 18H55 e a chegada ao destino a ocorrer às 21H40. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 250 euros, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
P. C.
03/06/2025

Pior Voo da Minha Vida

Assunto: Pior Voo da Minha Vida – Reclamação Formal e Pedido de Reembolso Exmos. Senhores da Ryanair, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao voo FR4296, realizado no dia 16 de maio de 2025, com partida de Faro às 20:20 e chegada a Marrakesh às 21:40. Durante esta viagem, fui sujeito a um tratamento inaceitável por parte da vossa tripulação, que me causou danos emocionais sérios e representou uma quebra grave de conduta profissional. 1. Cobrança Duplicada pela Bagagem Por lapso, esqueci-me de fazer o check-in antecipado da minha bagagem. Como consequência, fui obrigado a pagar novamente pela mala, o que considero profundamente injusto — ainda mais quando a mala nem sequer seguiu comigo na cabine, tendo sido colocada no porão. Senti-me enganado, pois paguei por um serviço que não foi corretamente prestado. 2. Comportamento Abusivo e Antiético da Tripulação O pior momento desta viagem foi o comportamento de dois membros da vossa tripulação. Sentindo-me frustrado, comentei em inglês com a minha esposa que, na minha opinião, esta era a pior companhia aérea com que já tinha viajado. Este comentário privado foi ouvido pela assistente de bordo Patrícia, que decidiu comunicá-lo ao chefe de cabine, Bruno. O Sr. Bruno, de forma totalmente inapropriada, respondeu em voz alta e pelas minhas costas, em português: “Ele que vá a pé para a próxima.” Ao ouvir isto, virei-me e informei que compreendia português. Bruno ficou visivelmente embaraçado e Patrícia ficou petrificada com a situação. No entanto, em vez de pedirem desculpa, insistiram que eu “estava a falar mal da empresa”, como se isso justificasse um comportamento sarcástico, hostil e absolutamente impróprio. 3. Impacto Emocional Grave e Ataque de Pânico Toda esta situação causou-me um estado elevado de ansiedade, ao ponto de sofrer um ataque de pânico durante o voo. Foi um momento extremamente desconfortável e emocionalmente desgastante. Esperava ser tratado com profissionalismo e respeito, não exposto a provocações por parte da própria tripulação. Nenhum passageiro deve ser alvo de humilhação ou desprezo por expressar a sua opinião, especialmente num ambiente fechado como o de uma aeronave, onde a segurança e estabilidade emocional são cruciais. 4. Falha de Liderança e Potencial Risco à Segurança O comportamento do chefe de cabine, além de desrespeitoso, representa uma falha grave de liderança. Como responsável pela cabine, o Sr. Bruno deveria garantir um ambiente seguro e tranquilo. Em vez disso, criou tensão desnecessária, colocando em risco o bem-estar psicológico dos passageiros e da tripulação. Este tipo de atitude demonstra falta de preparação emocional e profissional, e levanta sérias dúvidas sobre os padrões de formação e conduta da Ryanair. 5. Pedido Formal Tendo em conta tudo o que foi descrito, venho por este meio solicitar: Um pedido de desculpas formal por escrito da Ryanair; Uma investigação formal ao comportamento da tripulação envolvida, em especial o chefe de cabine Bruno; A aplicação de medidas disciplinares e/ou formativas, conforme a gravidade do caso; E um reembolso integral do valor pago pela bagagem e pelo bilhete, devido ao serviço mal prestado, ao impacto emocional causado e ao ambiente hostil vivido a bordo. 6. Consideração Final Esta experiência foi profundamente traumática e abalou por completo a minha confiança na Ryanair. Aquilo que deveria ser uma viagem simples tornou-se num episódio de humilhação, stress e sofrimento emocional. Face a tudo o que aconteceu, informo que nunca mais voltarei a utilizar os serviços da Ryanair. Não me senti seguro, respeitado, nem valorizado enquanto passageiro. Fico a aguardar uma resposta formal por parte da companhia, bem como a confirmação do reembolso solicitado. Com os melhores cumprimentos,

Encerrada
J. S.
03/06/2025

Motorista

Exmos. Senhores, Da empresa FlixBus (DESCREVER SITUAÇÃO) Ontem dia 2/06/2025 durante uma viagem de vinda de Lisboa aconteceu uma situação bastante desagradável a qual passo a citar. O senhor motorista quis demonstrar poder e ameaçou não iniciar a viagem por conta de uma simples cadeira de bebé quando no site da empresa FlixBus diz que só é necessário cadeira até aos 3 anos.. mesmo mostrando o regulamento da empresa ao motorista ele disse que estava errado.. que não é traduzido para o nosso país.. o interessante é que ele levantou a voz para as mulheres mas quando foi para falar com um homem ele baixou o tom mas mesmo assim ainda queria ter a razão. Abaixo mando o regulamento da empresa Cumprimentos. João Silva

Encerrada
G. G.
03/06/2025

Cobrança abusiva de check in no aeroporto

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à cobrança da taxa de check-in no aeroporto, no valor de 55 euros, aplicada no voo Ryanair FR573 com partida de Porto para Madrid, no dia 03/06/2025 com horário previsto de partida às 11:50. Tentei realizar o check in por volta de 12:00 do dia anterior (02/06) mas não obtive sucesso. Cheguei ao aeroporto por volta das 10:00 e, ao tentar realizar o check-in online, fui surpreendido com a informação de que o mesmo já se encontrava encerrado. Não recebi qualquer alerta prévio de que o prazo para realizar o check-in online estava prestes a expirar, nem fui devidamente informado sobre as consequências e custos de não o fazer com antecedência mínima de 2 horas. Apesar de estar dentro do prazo razoável para procedimentos normais de embarque e check-in presencial, fui obrigado a pagar a referida taxa de 110 euros para fazer o check in (Uma vez que minha reserva SUBVYT continha 2 passagens - a minha e a de Pedro Henrique Alonso de Camargo Penalva Rodrigues) o que considero excessivo e desproporcional, tratando-se de um serviço básico que outras companhias aéreas incluem no preço do bilhete. Sou cidadão de um país membro da CPLP e adquiri este serviço em território nacional português, pelo que me encontro protegido enquanto consumidor ao abrigo da Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor). Solicito, por isso, a devolução do valor pago tendo em conta que: 1. A informação sobre o encerramento do check-in online não foi suficientemente clara ou destacada; 2. A penalização de 55 euros representa um custo elevado, muitas vezes superior ao valor do próprio bilhete; 3. A prática pode configurar abuso contratual ou cláusula lesiva ao consumidor, especialmente quando o passageiro não tem outra alternativa. Anexo a este pedido os comprovativos do voo e do pagamento da taxa indevida. Na expectativa de uma resolução favorável e célere, subscrevo-me com os melhores cumprimentos. Gustavo Paiva Dias Garcia gustavo.mfq@gmail.com 912031537 Reserva: SUBVYT Voo: FR573

Encerrada
R. S.
03/06/2025

Mala perdida

Exmos. Senhores, No dia 28 de maio de 2025, viajei no vosso autocarro n.º 1010, com partida de Faro (Rodoviária) e destino a Lisboa (Oriente), conforme reserva n.º 3256874529. Por lapso, esqueci-me da minha mala no porão do autocarro à chegada ao destino (uma mala preta de cabine, marca Gorila Shield, igual à fotografia em anexo). Assim que me apercebi da situação, entrei de imediato em contacto com os vossos serviços e, posteriormente, preenchi o formulário de perda de bagagem no vosso site, tendo sido atribuído o pedido n.º 44970017. Desde o dia 30 de maio, a única informação constante na página de seguimento do “Lost and Found” é a seguinte: "Encontrámos alguma coisa! Iremos verificar novamente e contactámo-lo logo por e-mail caso se confirme." Contudo, até à presente data, não recebi qualquer contacto adicional nem esclarecimento sobre a eventual localização da bagagem. Decorridos já cinco dias úteis desde a viagem e sem qualquer evolução no processo, sou forçado a considerar que a mala não será recuperada. Por este motivo, venho por este meio requerer a devida indemnização, conforme previsto na legislação nacional e europeia aplicável ao transporte rodoviário de passageiros. Aguardo uma resposta célere. Caso não obtenha resolução num prazo razoável, reservarei o direito de recorrer às entidades competentes para a defesa dos meus direitos enquanto consumidor. Cumprimento, Ricardo da Cruz e Sousa

Encerrada

PEDIDO DE TROCA DE TÍTULOS DE CONDUÇÃO ESTRANGEIROS

Exmos. Senhores, Eu, Marinho Melo, venho por meu deste solicitar uma nova análise do pedido de troca de titulo de condução estrangeiro com o número de registo 100000387 819 , pois por três vezes foi anexado os itens a baixo solicitados pela IMT, mas continuo a receber resposta automáticas informando que: ESTADO: Pedido não registado | Request not registered Informação adicional | Adicional information Informamos que o pedido de troca de carta de condução estrangeira não foi registado por falta dos seguintes documentos: - Apresentar certidão do domicilio fiscal que deve ser solicitada pelo condutor no Portal das Finança. - Digitalização do certificado de avaliação psicológica se for o caso que pretenda o Grupo 2 consta na sua carta. - Atestado médico eletrônico. já me dirigi a loja de cidadão onde se encontra uma unidade da IMT, onde recebi informações dos funcionários que ele não podem fazer nada, ou seja, estou sem saber como resolver está questão. Cumprimentos.

Resolvida
M. D.
01/06/2025

Reembolso de viagem

Exmos. Senhores, Por motivo e cancelamento do voo TP1714 Funchal-Porto dia 30 maio 2025 às 21.40h,, não pude viajar uma vez que tinha que estar no Porto dia 31 de manhã. Esse bilhete foi-me já prontamente reembolsado, ainda que, até agora, sem qualquer acréscimo de indemnização pelos prejuízos causados. Sucede que, como não fui para o Porto também de lá não posso regressar, no voo 1711 Porto-Funchal, as 18.55h, reserva nº Y6PZQS, cujo bilhete havia adquirido, embora em reserva separada, como é permitido, já que não sou obrigada a comprar bilhete de ida e volta. Ou seja, por via do cancelamento supra referido não posso fazer a viagem de regresso e a Tap informa que não irá proceder ao reembolso do respetivo montante Perante a injustiça flagrante e a total violação das mais elementares regras de bom senso, apelo a que se proceda as diligências necessárias para que me seja reembolsado o montante pago pelo referido bilhete no montante de 402,53€. Com os melhores cumprimentos Joana Pereira Dias. SITUAÇÃO) Cumprimentos.

Encerrada
R. F.
01/06/2025

Voo cancelado sem aviso

Exmos. Senhores, Conforme poderão verificar no bilhete eletrónico em anexo, no dia 16 de janeiro adquiri um voo de ida e volta Lisboa/Madrid. Por motivos pessoais, não me foi possível realizar o voo de ida (Lisboa/Madrid) no dia 25 de maio, tendo-me deslocado para a capital espanhola a partir de outra cidade. Com grande surpresa, ao tentar efetuar o check-in online ontem para o voo de regresso (Madrid/Lisboa), agendado para o dia de hoje, constatei que o bilhete não se encontrava disponível na minha área pessoal. Contactei então o serviço de apoio ao cliente, tendo sido informado de que o meu voo havia sido cancelado. A explicação fornecida foi a de que, de acordo com o tipo de bilhete adquirido, perdi o direito ao voo de regresso por não ter feito o check-in do voo de ida. Considero esta justificação, no mínimo, ofensiva para com os clientes da TAP que pagam atempadamente os seus bilhetes e vêem os seus voos cancelados sem qualquer notificação prévia. Gostaria de salientar que, além de não ter recebido qualquer aviso por parte da companhia, o bilhete eletrónico não faz qualquer menção a um eventual cancelamento, contrariando a explicação dada pelo serviço ao cliente. Adicionalmente, conforme se pode verificar na imagem (printscreen) em anexo, a minha área pessoal indica que o voo de ida foi efetuado, o que agrava ainda mais a incoerência da informação prestada. Nestes termos, venho por este meio solicitar: 1. O reembolso do valor do voo cancelado, no montante de 91,42 euros; 2. O reembolso do valor despendido na aquisição de um voo alternativo, no montante de 200,47 euros, sendo este o voo com a tarifa mais baixa disponível para o regresso a Lisboa. Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
P. T.
29/05/2025

Bagagem danificada

Exmos. Senhores, Em 27/5/2025 embarquei no vosso voo FR2929. Sucede que a minha mala, que foi embarcada no porão do avião, chegou danificada, com os danos seguintes: Rasgo na parte lateral, com furo para o interior, o que vos comuniquei de imediato à chegada. A mala está inutilizada, como se pode aliás ver nas fotos que junto e que tirei à chegada. Exijo, portanto, uma indemnização, no montante total de 707.00€, correspondente ao valor de uma mala semelhante. Solicito que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, sem o que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
F. Y.
28/05/2025

Tratamento inadequado a passageira idosa e negativa de reacomodação após perda de voo

Exmos. Senhores, O meu nome é Flavia Giovanetti Yazigi, cidadã portuguesa CC nº 15918029 e cliente TAP nº146287492 , e venho por este meio apresentar uma reclamação formal em nome da minha mãe Amalia Giovanetti Yázigi, de 88 anos, que perdeu o voo TP82 (São Paulo – Lisboa), com partida em 27 de maio de 2025. Minha mãe é uma pessoa bem formada e muito viajada, no entanto o seu envelhecimento e a relação com a tecnologia está a ser muito difícil. Recusa-se a usar telemóvel. Embora o motivo da perda tenha sido um lapso de horário, a situação foi agravada por uma total ausência de assistência no aeroporto de Guarulhos: • Não houve chamada por áudio com o nome da passageira; • Não havia qualquer funcionário da TAP no balcão após o encerramento do embarque; • Foi orientada a ligar para um número 0800… em Portugal — algo que não conseguiu fazer, por não ter telemóvel; • Quando finalmente obteve ajuda para fazer a chamada, foi-lhe dito que o prazo de 15 minutos para reacomodação já tinha expirado. A passagem custou mais de R$ 7.600, e o tratamento recebido foi totalmente desumano, ignorando a sua idade e condição de vulnerabilidade. É inadmissível que uma companhia nacional como a TAP não tenha protocolos adequados para passageiros idosos. No dia seguinte, hoje dia 28 de maio, tentei pagar a taxa de remarcaçao, foram inflexíveis e disseram que a tarifa dela não permite. Pedi para pagar novo vôo de ida e ter o direito e usufruir da volta (já paga), não deixaram. Disseram que perde tudo, a ida e a volta. É correto? Já perdi voos em outras companhias e encontraram soluçoes que ambas as partes ficassem satisfeitas (winwin). Mas a TAP...uma vergonha. Pontos graves a destacar: -Desrespeito ao Estatuto do Idoso (Brasil): A legislação brasileira garante prioridade e assistência especial a passageiros com 60 anos ou mais, incluindo atendimento preferencial e auxílio em situações como essa. Uma senhora de 88 anos tem direito a um tratamento diferenciado. -Ausência de apoio no aeroporto: A falta de pessoal da TAP no balcão após o encerramento do embarque é inadmissível para uma companhia aérea internacional operando em Guarulhos, um dos maiores aeroportos do Brasil. --Tempo irrealista de 15 minutos para remarcação é um abuso. Além de ser logisticamente impossível para alguém sem acesso fácil a um telefone ou internet. -Falta de empatia e rigidez desumana na gestão do erro — ainda mais quando há voos subsequentes com assentos disponíveis. - Mostrei disposiçao para pagar uma taxa de remarcaçao ou o voo só de ida, e foram intransigentes. Cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.