Exmos. Senhores,
Começo por informar que a via Verde não é uma empresa de transportes públicos, como aparece no V/ sistema, e que as opções de assunto propostas não são adequadas.
O problema que tenho com a Via Verde é recorrente e trata-se de cobrança indevida de portagens.
De acordo com o Decreto-Lei nº 120/2021 e outros decretos posteriores, existem veículos híbridos e híbridos plug-in com tração integral, como alguns SUVs, que são classificados como Classe 1, desde que utilizem a Via Verde.
É o caso do meu veículo!
Esta informação foi confirmada pessoalmente, na loja da Via Verde, por um funcionário e, posteriormente, por e-mail.
O que sucede é que, de quando em vez, a Via Verde me cobra classe 2, ou seja, cerca do dobro do valor da classe devida, classe 1.
Pela forma como os extractos são elaborados, não há qualquer menção à classe que é cobrada, pois aparece apenas descrito "Portagens" no campo "SERVIÇOS", coluna "N" do extracto.
Para conseguir controlar a facturação, sou forçado a perder imenso tempo pois não é fácil detectar os casos de sobre-facturação.
Pior, quando os detecto, sou forçado a perder imenso tempo em trocas de mails, muitas vezes, para recuperar os 1,0€ ou 2,0€ cobrados indevidamente.
Já reclamei inúmeras vezes e ignorei outras tantas pois para recuperar uns poucos euros o esforço é enorme e perde-se imenso tempo.
Já solicitei à Via Verde que pusesse em prática medidas para evitar este erro e para começar a mencionar a classe de portagem cobrada, para, ao menos, permitir que o controlo dos extractos seja rápido e simples.
Evidentemente, os meus mails são ignorados.
Com eu, estimo existirem centenas, se não, milhares de clientes na mesma situação, o que dará à Via Verde, milhares de euros cobrados a mais.
Apresento-vos esta informação, na esperança que suscite o V/ interesse e que possam, de alguma forma, intervir.
Para mim, é evidente que se a Via Verde quiser respeitar os seus clientes deverá :
1. Por em práticas medidas que evitam que estes erros aconteçam;
2. Passar a mencionar, nos extractos, o tipo de classe cobrada, para permitir um rápido e eficaz controlo dos valores cobrados;
3. Dar resposta rápida e eficaz a eventuais reclamações/exposições;
Atentamente,
Nuno P.