Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
A. F.
11/08/2025

Via Verde

Abel Santos Fernandes sócio nº 1999826/74 Venho por este meio reclamar o Seguinte: Tinha a Via Verde no meu carro, na altura foi oferecida em jeito de aluguer, isto já lá vão oito anos, vendi o carro o ano passado já enviei o recetor e continuam a quebrar pelo aluguer do recetor, isto é legal? Agradecia ser informado o que fazer. Meus cumprimentos Abel Fernandes

Resolvida
S. R.
10/08/2025

Comboio com climáticas avariada

Hoje dia 10 de agosto em nosso regresso a casa em uma viagem pela CP de Faro a Pragal, na carruagem 23, onde se encontrava o meu assento e da minha mulher estava com a climatização avariada, em uma tarde/noite de mais de 30° chega a ser desumano deixarem um comboio partir nestas condições. Eu estou mesmo a considerar entrar com uma ação judicial contra a CP, pois eu não paguei para ir em um completo forno, já não basta as péssimas condições das "casas de banho" que mais parecem casas de porcos, quanto mais uma carruagem sem climatização é mesmo uma falta de respeito com as pessoas, um serviço medíocre e vergonhoso pelo qual farei toda a questão de reportar na deco proteste e portal da queixa! O MÍNIMO QUE A CP DEVERIA FAZER ERA CONCERTAR ISSO IMEDIATAMENTE E ME REEMBOLSAR O VALOR PAGO POR MIM E PELA MINHA ESPOSA DESTA VIAGEM.

Encerrada
D. R.
09/08/2025

Alteração de dados e prejuízos decorrentes

Prezados(as) Senhores(as) da TAP Air Portugal, Venho por meio desta apresentar uma reclamação formal acerca do tratamento recebido e dos prejuízos sofridos relacionados à minha reserva para o voo de 29 de junho de 2025, com partida prevista para as 06h10 de Zurique com destino a Lisboa. No momento da compra da passagem, infelizmente ocorreu um erro no sobrenome registrado — houve apenas três letras de diferença relativamente ao correto. O nome e demais dados estavam corretos e o documento de identidade/passaporte que apresentei confirmava isso. Este erro foi percebido imediatamente após a compra, e entrei em contato com a plataforma Opodo (por meio da qual efetuei a reserva) para solicitar a correção. A empresa informou que entraria em contato com a TAP, mas nunca obtive retorno até a data do voo, e só porque eu entrei em contacto com eles. Na sequência, também tentei contato diretamente com a TAP, enviando inclusive cópia do meu documento oficial, comprovando que se tratava da mesma pessoa. No entanto, fui informada de que a alteração não era possível, sob a alegação de que configuraria troca de passageiro — o que é absolutamente incorreto, uma vez que a diferença era mínima e todos os outros dados coincidiam perfeitamente. Ressalto que companhias aéreas têm procedimentos para corrigir erros simples de digitação em nomes, e que a negativa de assistência foi injustificada. O pior desta situação e que eu nunca fui informada, e a companhia aérea assim como a Opodo se jogavam a culpa entre eles; para ninguém assumir a situação. Como consequência, fui obrigada a comprar uma nova passagem com partida de Munique para Lisboa, no mesmo dia, às 20h00. Este voo sofreu atraso, chegando quase à meia-noite em Lisboa. Além disso, fui instruída a despachar a minha mala, o que atrasou ainda mais a minha saída do aeroporto, que ocorreu somente às 00h30, gerando transtornos consideráveis de transporte e deslocamento. Dessa forma, tive prejuízos financeiros significativos (pagamento de duas passagens para a mesma viagem) e inconveniências graves devido à falta de flexibilidade e de assistência por parte da TAP, apesar de ter solicitado a correção com antecedência de quase uma semana. Solicito formalmente: O reembolso integral do bilhete original que não pude utilizar por responsabilidade da companhia. A abertura de investigação interna sobre o motivo da negativa da correção, considerando que a diferença no sobrenome não descaracterizava a identidade do passageiro. Uma resposta formal por escrito no prazo legal. Aguardo retorno célere e providências cabíveis.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
J. G.
08/08/2025

Reclamação e pedido de reembolso – Serviço de transporte rodoviário

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar a minha profunda insatisfação relativamente à minha recente viagem no vosso serviço, no trajeto Lisboa → Chaves. Durante a paragem na Estação de Campanhã, duas passageiras – incluindo uma senhora de idade avançada – solicitaram ao condutor para se ausentarem brevemente a fim de utilizar a casa de banho. O condutor confirmou que iria aguardar. Contudo, apenas dois minutos depois, começou a ligar o motor, a gritar que iria partir e, efetivamente, iniciou a marcha. Perante tal situação, tive de intervir, gritando para que parasse e explicando que as passageiras ainda não tinham regressado, pedindo que esperasse apenas 10 segundos. O condutor recusou e, perante a minha insistência para que me deixasse sair do autocarro, alguns passageiros, sem qualquer caráter ou compaixão, também começaram a gritar. Apenas 10 segundos após eu ter saído, as passageiras regressaram, enquanto o autocarro ainda se encontrava nas imediações da estação. O condutor, mesmo assim, ignorou completamente a situação e seguiu viagem. Contactado o vosso apoio ao cliente, fui tratado de forma grosseira, informaram-me que “nada havia a fazer” e que teria de adquirir um novo bilhete. Resultado: após ter pago 45€ pela viagem Lisboa → Chaves, fui obrigada a gastar mais 30€ para viajar Porto → Chaves, além de esperar quase duas horas no terminal. Este comportamento é inadmissível e demonstra falta de profissionalismo, empatia e respeito pelos clientes. Exijo o reembolso integral dos 75€ despendidos, bem como um pedido formal de desculpa. Aguardo resposta célere e resolução imediata. Com os melhores cumprimentos, Junia Guimaraes

Encerrada

A1: Sinistro por objeto na via

Aos serviços competentes da BRISA No dia 30/07/2025, pelas 14h20m a viatura em que seguia com a minha família na A1, sentido Sul-Norte, sofreu um acidente ao quilómetro 193Km, com um objeto atravessado na faixa de rodagem. Não foi possível evitar a ocorrência, em virtude da colisão com o objeto (mais tarde identificado pela Brigada da GNR como um eixo de uma viatura, ainda com parte de uma roda agarrada) se ter dado na faixa da esquerda, durante a ultrapassagem de um veículo pesado. Às 14h26h foi realizado o telefonema para a Assistência Brisa, reportando a situação: o acidente e respetivo pedido de assistência, assim como a existência de um objeto metálico de grandes dimensões na via, mencionando que tínhamos um bebé a bordo. Após a sinalização do carro imobilizado com o triângulo, foi possível avaliar os danos na viatura, tratando-se do pneu dianteiro direito totalmente destruído. Foi também acionado o pedido de socorro à Guarda Nacional Republicana, uma vez que o veículo estava imobilizado sobre um viaduto, com uma berma muito estreita. A brigada da GNR realizou o respetivo Auto de Ocorrência (em anexo), descrevendo-nos o objeto, mas a distância a que nos encontrávamos não nos permitiu fotografar o objeto, tendo em conta a perigosidade da circulação pedonal. A brigada informou-nos que qualquer dúvida da concessionária poderá ser esclarecida junto do Comando Territorial de Coimbra. Tendo em conta que o sinistro ocorreu por incumprimento das obrigações de segurança que competem à concessionária – principalmente no que diz respeito a causas como “objetos arremessados para a via ou existentes na faixa de rodagem”, conforme Artigo 12.º da Lei n.º 24/2007, venho assim solicitar a respetiva indeminização por danos pessoais (4 horas imobilizados na autoestrada, com um bebé de 15 meses em situação de grande desconforto, atendendo à temperatura de 40ºC no exterior) e na viatura (substituição dos dois pneus dianteiros, conforme fatura anexa). Aguardo deferimento.

Encerrada
C. C.
07/08/2025

Voo atrasado

Exmos. Senhores, A dia 16 de junho de 2025 o voo S4174 (AEROPORTO Ponta Delgada João Paulo II - AEROPORTO Porto) com partida prevista para as 16h30 seguiu atrasado com mais de 3h. Ao obter essa informação através da Internet, solicitámos à empresa Sata Azores a providência de vales refeição (ao qual existe o direito legal). O mesmo pedido foi recusado pela empresa dizendo que não tinhamos direito ao mesmo. Aliado a isso, este atrasado fez com que tivéssemos de pagar tempo extra de parking no aeroporto do Porto. Estamos a seguir a reclamação via Deco Proteste visto que a companhia aérea não tem tido nenhuma intervenção perante o mesmo. Não estamos a pedir o reembolso de serviços extras como parking ou refeições. Mas achamos que o justo e correcto, seria uma indemnização que pudesse compensar todo o transtorno causado. Obrigada

Encerrada

Valor cobrado indevido + falta de suporte

Prezados, Gostaria de apresentar uma reclamação formal contra a empresa Hertz 24/7, referente à reserva nº PTLMAMA2507480273, por falhas graves na prestação de serviço, cobrança indevida e atendimento ineficiente e descomprometido. No dia quinta-feira, 01/08/2025, aluguei uma carrinha na unidade da Amadora, com devolução prevista para sexta-feira, 02/08/2025, às 21h10, no Porto. Em nenhum momento da reserva online ficou claro que o veículo deveria obrigatoriamente ser devolvido na mesma loja de origem. Inclusive, existe uma unidade no Porto, o que me levou a crer, como é comum em diversas locadoras, que a devolução em outro local seria possível. Ao tentar realizar a entrega no Porto, fui surpreendido pela negativa da aplicação. Imediatamente entrei em contacto com o atendimento da Hertz, e a funcionária me orientou a aguardar a manhã seguinte para falar com o apoio técnico, o que fiz pontualmente. Na manhã de sábado, fui então instruído a conduzir de volta até Lisboa, sem que me fosse oferecida qualquer alternativa, apoio adicional ou consideração sobre o transtorno envolvido. Durante esse trajeto de retorno, enfrentei dois problemas mecânicos com o veículo: Após o primeiro abastecimento, o carro foi bloqueado por segurança, sendo necessário contatar o suporte para conseguir reativá-lo. Já no final do trajeto, em Caldas da Rainha, durante novo abastecimento, o mesmo bloqueio ocorreu, mas dessa vez o atendimento não foi capaz de resolver remotamente, e acionei o reboque. O tempo total de espera foi superior a duas horas, em um posto de combustível, com calor intenso, fome e sede, e sem dinheiro disponível no momento para me alimentar. O desconforto físico e emocional foi imenso. Minha namorada, que me acompanhava, ficou extremamente estressada e, devido ao atraso e desgaste, acabou perdendo um dia de trabalho. Mesmo com todos esses problemas — dos quais a Hertz teve pleno conhecimento — a empresa debitou 352,33€ da minha conta, sem qualquer consideração ou compensação pelos custos adicionais e pelos transtornos vividos, que incluem: Bilhetes de autocarro para retornar: 38,00€ Pedágios: 25,00€ + 7,00€ + 9,00€ Combustível extra gasto Mais de 4h de viagem desconfortável de autocarro Transtorno emocional e perda de tempo Insegurança e sensação de abandono por parte do suporte da empresa Durante toda a situação, mantive contato com o suporte, busquei resolver tudo pelos canais disponíveis, e demonstrei boa-fé como consumidor. Em troca, recebi respostas frias, sem empatia, e baseadas apenas em cláusulas contratuais genéricas, sem qualquer esforço de mediação ou compreensão da experiência real vivida. Solicito formalmente, com o apoio da DECO: A devolução total ou parcial do valor cobrado O reconhecimento da falha mecânica e falta de suporte eficiente A revisão da conduta da Hertz 24/7 no tratamento de clientes em situações de emergência Estou disponível para enviar todos os comprovativos e detalhes adicionais, caso necessário. Atenciosamente, Davi Lúcio da Costa Santos

Encerrada

Devolução de Transfêrencia

Boa Tarde, No dia 02-07 efetuei por engano uma transfêrencia bancaria com os dados bancários errados a partir da conta Wise, ao verificar os dados, verifiquei que foi para o Iban da hertz pois sou cliente e possuo os dados salvos, no dia 08-07-2025 percebi o erro e fui indicada através do apoio ao cliente da empresa a enviar um email com os comprovativos e solicitar a devolução do valor e assim fiz enviei um email com todos os comprovativos e solicitei a devolução do mesmo através do email : customersupport.247@hertz.pt, deram-me o prazo de 48 horas para resposta e após isso passei sempre a ligar e nada de resposta, só me indicavam a reencaminhar o email, até que no dia 18-07-25 passaram-me o email: cobrancas@hertz.pt, para ser encaminhado uma reclamação e tive um retorno que a minha devolução foi efetuada dia 14-07-25 e enviaram um screenshot com o mesmo valor, porém não constava nemhum dado da minha conta ou meu nome, e então eu pedi o comprovativo, e desde então venho a pedir o comprovativo e não sei por qual motivo a empresa se nega a enviar e indica que tenho que tratar com o banco, porém o banco indica que não consegue localizar o montante e pede o comprovativo e desde então ninguém me responde, no dia 23-07-25 disseram-me novamente que teria que ver com o banco e indicaram me o email:tesouraria@hertz.pt, no qual novamente ao mesmo dia solicitei o comprovativo e fiquei sem resposta, e ao dia 01-08-25 enviei um email novamente explicando a situação e pedindo o comprovativo, e para a minha surpresa disseram-me que eles haviam feito a devolução para uma outra conta que era do mesmo banco que o meu Wise e então haviam passado a informação ao banco para devolver a conta correta, sendo que se já tivessem enviado o comprovativo essa situação já poderia ter sido resolvida, e no email enviaram um comprovativo da transferência em erro, porém não enviam o comprovativo com a transferência correta e com os meus dados, novamente eu respondi solicitando o comprovativo e ninguém me responde, hoje já é dia 06-07-25 e nada do meu dinheiro, já tem quase 1 mes que estou com essa situação junto a empresa e nada se resolve, compreendo que o erro inicialmente foi feito por minha parte, mas por ser uma empresa achei que as coisas seriam tratadas com mais respeito e seriedade, eu necessito da devolução do meu dinheiro e envio do comprovativo por parte da empresa.

Resolvida
H. F.
06/08/2025

Saldo portagem

Exmos. Senhores, No dia 17 de abril de 2025, aderi, através do vosso site, a uma apólice de seguro no âmbito do programa de fidelidade Via Verde, tendo sido informado de que 10 % do valor pago seria creditado no meu saldo Via Verde. Após constatar a falta desse crédito, contactei por diversas vezes o Canal de Apoio ao Cliente (telefone e email), tendo-me sido sempre assegurado que a situação estava a ser averiguada. Em 16 de maio de 2025, enviei, conforme solicitado pela vossa equipa, o comprovativo de adesão e pagamento da apólice. Até à data de hoje, 6 de agosto de 2025, não recebi qualquer resposta conclusiva nem foi efetuado o crédito prometido. Considero esta demora injustificada e prejudicial, na medida em que o benefício de fidelidade consta expressamente no vosso site e nos materiais de comunicação apresentados no momento da contratação. Aguardo a resolução imediata desta matéria e agradeço a atenção dispensada

Encerrada
P. O.
06/08/2025

Voo Cancelado - Pedido Reembolso e Indeminização

Caros, Já não sei por onde reclamar mais para obter uma resposta da vossa parte. No passado dia 25 de Julho cancelaram-nos o voo (6 PAX) para Paris a duas horas da partida por "motivos técnicos da aeronave", sendo que a alternativa apresentada foi a +7horas da hora de partida original (passou para as 3am, o que com pessoas de +65 anos é incomportável). Fizemos reclamação no Livro de Reclamações logo no aeroporto e posteriormente online via formulários disponíveis. Não obtivemos ainda qualquer resposta ao pedido de reembolso dos voos, pagamento do hotel que perdemos e pagamento da indeminização que temos direito por Lei. Já tentei entrar em contacto via call center mas dizem-me que não tratam de reclamações e que não conseguem adiantar status da mesma. Peço por favor ajuda a resolver este assunto com a maior brevidade. Sou cliente da TAP há muitos anos e estes níveis de serviço são muito maus. Obrigada

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.