back

Reclamação de logistica aeroporto e consequentemente perda de voo

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. S.

Para: ANA Aeroporto do Porto

06/10/2025

Escrevo para apresentar uma reclamação formal relativa à minha viagem no dia 7 de julho, que resultou na perda do meu voo com destino a Marraquexe (voo nº FR5465). Cheguei ao aeroporto com a devida antecedência e passei pelo controlo de segurança às 11h30. No entanto, a informação da porta de embarque só foi disponibilizada às 12h30. Cerca de 10 minutos depois, já me encontrava na fila para o controlo de passaportes. Infelizmente, deparei-me com uma fila extremamente longa, máquinas automáticas desligadas e apenas dois agentes da polícia a realizar o controlo manual de todos os passageiros. Esta situação causou um atraso inaceitável, impedindo-me de chegar à porta de embarque antes do seu encerramento e, consequentemente, perdi o voo. Considero esta situação inadmissível, dado que estava no aeroporto com antecedência mais do que suficiente. A má gestão do controlo fronteiriço e a falta de meios adequados foram determinantes para este desfecho. Chegar ao controlo com mais de uma hora de antecedência e ainda assim não conseguir embarcar por falta de organização ou de meios é, no mínimo, inaceitável. Inclusive, o agente que me viu o passaporte aconselhou me a fazer reclamação. Neste sentido, volto a solicitar: -Responsabilização clara pelos prejuízos causados. -Reembolso ou compensação pelos custos da perda do voo (incluindo voo alternativo, alojamento ou outros gastos). -Indicação de qual entidade, ANA ou PSP, assumirá formalmente essa responsabilidade. Já contactei com eles, não assumiram responsabilidade e deixaram de responder aos meus e-mails.

Mensagens (2)

ANA Aeroporto do Porto

Para: D. S.

07/10/2025

Bom dia, Na sequência do email abaixo, informamos que respondemos à reclamante no dia 25/julho/2025. Com os melhores cumprimentos, GABINETE DE RECLAMAÇÕES COMPLAINTS OFFICE De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 6 de outubro de 2025 15:30 Para: PORTO AIRPORT porto.airport@ana.pt Assunto: Reclamação de logistica aeroporto e consequentemente perda de voo ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

D. S.

Para: ANA Aeroporto do Porto

07/10/2025

Responderam-me a isto em algum momento?????? A situação que vos relatei não se resume a um “incómodo” ou “constrangimento”: trata-se de uma falha grave de operação que resultou na perda de um voo, prejuízos financeiros diretos e stress evitável, apesar de eu ter cumprido todos os procedimentos a tempo e horas. Sei que o controlo de fronteiras está sob responsabilidade da PSP. No entanto, o passageiro NÃO pode ser penalizado por problemas operacionais entre entidades dentro do mesmo aeroporto. A ANA gere o terminal e tem responsabilidade objetiva pela experiência e fluidez do processo de embarque. Chegar ao controlo com mais de uma hora de antecedência e ainda assim não conseguir embarcar por falta de organização ou de meios é, no mínimo, inaceitável. Neste sentido, volto a solicitar: -Responsabilização clara pelos prejuízos causados. -Reembolso ou compensação pelos custos da perda do voo (incluindo voo alternativo, alojamento ou outros gastos). -Indicação de qual entidade, ANA ou PSP, assumirá formalmente essa responsabilidade. Não estou interessada em explicações genéricas nem promessas vagas de melhoria futura. Exijo uma resposta concreta e um encaminhamento prático para compensação.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.