back

Indução em erro por colaborador quanto à política de combustível na entrega e devolução do veículo

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. I.

Para: Hertz - Aluguer de Aumotóveis, S.A

03/10/2025

Exmos. Senhores, Para a minha viagem a Portugal de 3 a 8 setembro, aluguei um veículo por 5 dias na Hertz Portugal. O aluguer foi feito através da companhia aérea Transavia. No momento da recolha, a pessoa que me atendeu no balcão propôs-me pagar apenas o combustível efetivamente utilizado na devolução, para evitar ter de abastecer antes de entregar o veículo, até porque o meu voo era às seis da manhã, garantindo que seria cobrada somente a quantidade consumida, a um preço mais vantajoso do que o praticado nos postos. Convencida por esta informação, saí da agência sem imaginar o que viria a seguir. Passados dois dias, dia 5 de setembro verifiquei no meu extrato um débito de 64,44 € da Hertz. Sem saber a que correspondia, e não constando essa cobrança no contrato que me tinha sido entregue, enviei de imediato um email à agência a pedir explicações. Email ao qual a agência nem sequer se dignou a responder. Só quando recebi a fatura percebi a que correspondia esse montante. Enviei de imediato uma reclamação por email ao serviço de apoio ao cliente no dia 8. Reforcei o pedido no dia 12 e, até à data, não obtive qualquer resposta. Considerando o silêncio do serviço de apoio ao cliente da Hertz, encontro‑me sem clareza quanto aos direitos que poderei invocar. Agradeço a vossa melhor orientação. Com os melhores cumprimentos

Mensagens (2)

Hertz - Aluguer de Aumotóveis, S.A

Para: C. I.

15/10/2025

Exmos. Senhores, Obrigada pelo vosso contacto. No seguimento da exposição efectuada pela cliente, informamos que os débitos em questão, referem-se efectivamente ao tanque de combustível aceite pela cliente, tal como a própria indica, sendo ainda debitado o serviço de portagens e respetivas passagens, conforme detalhe em anexo. Em anexo, segue ainda o check out e check in da viatura, onde se pode verificar que o carro foi entregue com o depósito cheio e devolvido com o tanque a ¼. Desde já, estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos, Mara Apoio Cliente T: +351 219 426 300 HR Aluguer de Automóveis S.A Hertz Int. Franchisee Av. Severiano Falcão, 7 - 7A 2685-379 Prior Velho Hertz.pt

C. I.

Para: Hertz - Aluguer de Aumotóveis, S.A

17/10/2025

Que agradável surpresa receber finalmente uma resposta da vossa parte, bastou, afinal, envolver uma associação de consumidores para que tal fosse possível. Pena que a mesma atenção não tenha sido dispensada aos vários emails que enviei anteriormente, que, ao que parece, continuam por ler. Se tivesse sido dada a devida atenção à minha primeira reclamação, enviada no dia 8 de setembro ao vosso serviço de apoio ao cliente, teria sido fácil evitar mencionar o nível do combustível. Afinal, esse dado foi mal registado, como já expliquei, e volto a anexar a fotografia tirada no momento da devolução, que mostra o nível real, e não o indicado no vosso relatório. É verdadeiramente reconfortante ver a prioridade que a Hertz dispensa à satisfação dos clientes: ignorar mensagens e acabar por citar um dado incorreto é, sem dúvida, uma abordagem original. Mantenho, sem hesitação, o que escrevi: fui induzida em erro. Nunca me foi dito que teria de pagar um depósito completo, e foi precisamente a surpresa desse débito que me levou a contactar de imediato a agência, email, naturalmente, que também ficou esquecido na caixa de entrada. Parece já um clássico. E pronto, nada mais tenho a acrescentar. Até poderia abordar a questão do check-in e de como este decorreu, tema já referido nas mensagens enviadas, mas seria certamente em vão. Admito que, da Hertz, nunca esperei muito... e de facto, não saí desiludida. Com os melhores cumprimentos, Ilisa Caldas


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.