Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Produto diferente do encomendado
Exmos. Senhores Encomendei online um secador elétrico de roupa há 1 semana. Foi-me entregue ontem e imediatamente percebi que nada tinha a haver com o produto encomendado. Enviei logo uma mensagem para o número de telemóvel que me contactou há 1 semana para proceder à reclamação mas até à data sem sucesso. Também já liguei para esse número mas está constantemente impedido ou indisponível. Agradeço o vosso urgente contacto afim de devolver este produto e me ser entregue aquele que encomendei e paguei como tal. Caso contrário quero ser ressarcida do valor pago. Envio em anexo a foto igual so aparelho que vos encomendei e que não me foi entregue. Cumprimentos. Maria de Jesus Gonçalves
Reclamação contra FNAC e Moonia por incumprimento de cancelamento de encomenda
Exmos. Senhores da DECO Proteste, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a FNAC (plataforma Marketplace) e o vendedor Moonia, relativamente à encomenda nº 0FCL8SJOBS08W, efetuada no dia 3 de abril de 2026. Após a realização da encomenda, procedi a vários pedidos de cancelamento dentro de um prazo razoável e enquanto a mesma ainda se encontrava em estado pendente/antes de expedição. Estes pedidos foram feitos através dos meios disponibilizados pela plataforma, conforme comprovado no histórico de comunicações. Apesar disso: - O cancelamento não foi processado; - O vendedor aceitou a encomenda e procedeu ao envio do artigo; - O pagamento foi debitado mesmo após os meus pedidos explícitos de cancelamento. Considero esta situação uma clara violação dos meus direitos enquanto consumidor, nomeadamente: - O direito ao cancelamento antes da expedição; - Falha na prestação de apoio ao cliente por parte da FNAC enquanto intermediária; - Falta de resposta adequada e atempada por parte do vendedor Moonia. Importa referir que agi de boa fé e dentro dos prazos normais para cancelamento, não tendo sido respeitada a minha vontade expressa de anular a compra. Face ao exposto, solicito a intervenção da DECO Proteste para: 1. Análise desta situação; 2. Apoio na resolução do conflito; 3. Garantia do cancelamento efetivo da compra e respetivo reembolso integral do valor pago (322€). Anexo (ou posso disponibilizar) comprovativos dos pedidos de cancelamento efetuados. Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo uma resposta com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos, Fábio Pinto 934481942 Fabiopinto240196@gmail.com
Produto defeituoso assumido pela marca
Reclamação CINÁQUA (10-145) | cor 08W3 Exmos. Senhores, Acusamos a receção da vossa comunicação, cujo teor não podemos aceitar, quer pelos factos nela incorretamente interpretados, quer pela posição assumida pela CIN quanto à responsabilidade pela situação em causa. Importa, desde logo, deixar claro que a presente reclamação respeita a uma não conformidade efetiva do produto fornecido, a qual foi, aliás, expressamente reconhecida pela própria CIN, ao confirmar por escrito que a cor aplicada “está distinta – mais rosa – do que o padrão Chromaguide”. Por esse motivo, não podemos aceitar a tentativa de desresponsabilização agora assumida, nem a vossa conclusão de encerramento unilateral do processo. Acresce ainda que, antes mesmo da compra da tinta, tivemos o cuidado de adquirir testers no valor aproximado de 70,00 €, precisamente para escolher de forma informada e adequada a cor pretendida para a habitação. A cronologia dos factos demonstra, de forma inequívoca, que a situação foi reportada em tempo útil e assim que a discrepância se tornou objetivamente visível: 21/02/2026 – primeira compra da tinta; baldes lacrados, sem possibilidade de verificação prévia da cor; 27/02/2026 – início dos trabalhos de pintura; 03/03/2026 – aquando de nova compra, foi imediatamente reportada a discrepância de cor, tendo-nos sido indicado que nada poderia ser feito no momento e que seria necessário proceder a análise em laboratório; 07/03/2026 – deslocação às vossas instalações, com entrega de todos os baldes e formalização da situação. Assim, é totalmente inaceitável sugerir que a deteção foi tardia. A discrepância foi reportada logo que se tornou visível no decurso normal da aplicação, sendo impossível a sua verificação prévia com embalagens seladas. Mais grave ainda é o facto de a CIN: ter fornecido produto não conforme; ter reconhecido essa não conformidade; ter ficado na posse de produto pago por nós; e, ainda assim, afirmar que não reconhece quaisquer custos nem procederá à devolução de qualquer valor. Recordamos que foram entregues à CIN 5 litros de tinta totalmente cheios e um balde de 15 litros parcialmente cheio, todos pagos por nós. Tal posição é manifestamente abusiva e lesiva dos nossos direitos enquanto consumidores. Nestes termos, exigimos a devolução integral do montante de 748,49 €, correspondente às tintas fornecidas com cor incorreta e entretanto devolvidas. Mais informamos que não aceitamos o vosso entendimento de encerramento do processo, porquanto a situação permanece por resolver. Caso não seja efetuada a devolução do referido montante no prazo máximo de 10 dias úteis, avançaremos sem nova interpelação para os meios formais competentes, nomeadamente através da ASAE e do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, bem como demais vias legais aplicáveis. Ficamos a aguardar a vossa resposta com caráter de urgência. Com os melhores cumprimentos, João Costa
Falhas nos serviços
Estimados Srs. Venho por este meio reclamar da empresa Culligan Fonte Viva.Tenho em casa uma máquina de distribuição de água desde 20021.Neste espaço de tempo a máquina não foi vistoriada uma única vez as torneiras foram substituidas uma vez(e a funcionar mal).Faz hoje 3 semanas que as torneiras deixaram de verter água e,contactei os serviços dos quais só tive respostas vagas e evasivas.Pedi pois que me viessem buscar a máquina e os garrafões e até hoje nada.Isto é inadmissivel para uma pessoa que bebe muita água e chá e,tendo contratado outra companhia estou pendente da Culligan para vir buscar a máquina-há 3 semanas que ando a carregar garrafões do supermercado esperando que se dignem agir.Peço pois a vossa intervenção até porque ao que me foi dito a máquina não deveria estar tanto tempo sem vistoria
Reclamação contra FNAC e Moonia por incumprimento de cancelamento de encomenda
Exmos. Senhores da DECO Proteste, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a FNAC (plataforma Marketplace) e o vendedor Moonia, relativamente à encomenda nº 0FCL8SJOBS08W, efetuada no dia 3 de abril de 2026. Após a realização da encomenda, procedi a vários pedidos de cancelamento dentro de um prazo razoável e enquanto a mesma ainda se encontrava em estado pendente/antes de expedição. Estes pedidos foram feitos através dos meios disponibilizados pela plataforma, conforme comprovado no histórico de comunicações. Apesar disso: - O cancelamento não foi processado; - O vendedor aceitou a encomenda e procedeu ao envio do artigo; - O pagamento foi debitado mesmo após os meus pedidos explícitos de cancelamento. Considero esta situação uma clara violação dos meus direitos enquanto consumidor, nomeadamente: - O direito ao cancelamento antes da expedição; - Falha na prestação de apoio ao cliente por parte da FNAC enquanto intermediária; - Falta de resposta adequada e atempada por parte do vendedor Moonia. Importa referir que agi de boa fé e dentro dos prazos normais para cancelamento, não tendo sido respeitada a minha vontade expressa de anular a compra. Face ao exposto, solicito a intervenção da DECO Proteste para: 1. Análise desta situação; 2. Apoio na resolução do conflito; 3. Garantia do cancelamento efetivo da compra e respetivo reembolso integral do valor pago (322€). Anexo (ou posso disponibilizar) comprovativos dos pedidos de cancelamento efetuados. Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo uma resposta com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos, Fábio Pinto 934481942 Fabiopinto@gmail.com
Encomenda UAKNENASR
Exmos Senhores, Sou cliente da Sklum, já fiz três encomendas, uma, recente, ainda está por receber. Das outras duas, tive/tenho problemas em ambas. Na segunda encomenda, ficou resolvido, depois de um processo bastante lamentável, onde atropelaram a Lei do Consumidor, algo que estão a repetir com a primeira encomenda, mas de outra forma. Convém referir que só resolveram após ter feito denúncia da situação na plataforma Trustpilot, no Livro de Reclamações Electrónico e no Portal da Queixa. No que se refere à primeira encomenda: No dia 18/11/2025, comprei, entre várias outras coisas, dois sofás de jardim, 3 lugares, madeira Teca, artigo Narel, Refª 131439-272286. Detectei no dia 16/03/2026 que ambos têm problemas, um tem uma das madeiras decorativas laterais, descolada, e para o qual questionei, no dia 17/03/26, se me podiam enviar cola para eu o reparar, pois é algo que pode ser reparado, mas no outro, o problema detectado compromete a sua futura utilização, pois o sofá apresenta-se descolado numa zona estrutural. Convém ressalvar que nenhum deles foi utilizado, pois estão ambos arrecadados, ainda com as etiquetas, e protecções de embalamento, conforme provam as fotografias. Aguardavam o regresso do bom tempo para serem utilizados. Estes problemas não se devem ao transporte, pois foram verificados e não estavam assim. Vinham ambos protegidos em caixas de cartão, individuais, que não apresentavam danos, e tinham também as restantes protecções. Isto aconteceu com o passar do tempo, o que se pode dever a fraca qualidade das colas utilizadas na sua elaboração. O que me chocou foi a atitude da empresa que tentou imputar a situacão à transportadora, alegando já ter passado o tempo de incidência, de 30 dias, quando têm uma opção nas incidências, que se refere ao período pós-entrega/utilização, e foi esse campo que preenchi, após envio da ocorrência também por mail.Convém referir que, em nenhum momento, aleguei que se devia ao transporte, foi a Sklum que usou esse justificativo, ao referir que o período dos 30 dias de reclamação ao transportador já tinha sido ultrapassado. Aqui segue parte da resposta da Sklum do dia 20/03: "Oferecemos nossas desculpas pelos transtornos, mas lamentamos informar que sua reclamação por danos foi rejeitada por estar fora do prazo. Nós dependemos dos prazos de reclamação estabelecidos pelas transportadoras, os quais expiram 30 dias após a entrega. Após essa data, o sistema não nos permite abrir um processo de danos para você. Lamentamos não poder lhe dar uma resposta favorável nesta ocasião. Em relação à cola que você solicitou, recomendamos consultar um especialista que possa orientá-la sobre as opções de reparo do seu sofá. Infelizmente, a SKLUM não dispõe desse tipo de produto nem podemos fornecê-lo." Informei que deveriam abrir um procedimento de Garantia - obviamente o artigo está abrangido pela garantia de TRÊS ANOS, a contar a partir da data da entrega - a que está protegido, pela Lei do Consumidor da UE e da Lei da Defesa do Consumidor portuguesa. Segue parte da resposta da Sklum, no dia 24/03: "Informamos que, infelizmente, não é possível aceitar o seu pedido. Foram esgotados todos os processos de revisão interna para a sua encomenda e a decisão mantém-se firme. Agradecemos o tempo que nos dedicou e informamos que consideramos a gestão deste incidente concluída." Uma vez que a Sklum tentou utilizar, de forma abusiva, um expediente que eu não solicitei/indiquei (problema com a transportadora), exijo que recolham o móvel e me devolvam o valor correspondente à sua compra, pois é um artigo inútil, dado o problema estrutural. Espero que a Sklum não continue a optar por mais um triste e lamentável atropelo às várias leis que protegem os direitos do consumidor. O que eu questiono é, se temos as Leis do Consumidor, e esta empresa tem este tipo inqualificável de atitudes...imagine-se se não tivessemos. Acrescento ainda que a Sklum afirmou que estava a responder à minha avaliação sobre esta encomenda, na Trustpilot, o que é falso, pois só o fiz depois destas respostas, por parte da Sklum. Eles têm um "manual" a seguir e nem se dão ao trabalho de aplicar as devidas alterações...o que revela uma enorme falta de profissionalismo. Aguardo resolução URGENTE deste caso. Até hoje, ainda não fui contactada para resolverem este assunto, depois de terem afirmado que o fariam, na plataforma Trustpilot, no dia em que lá efectuei a reclamação. Atentamente, Mafalda Botelho
Não devolução do valor de uma encomenda não recebida
Bom dia, Fiz a encomenda de uma sapatilhas (Adidas Samba OG no valor total de 79,93 €) pela Marketplace da GINOVA, no dia 16/10/2025. O parceiro responsável era a empresa SMOOTHSATURDAY LDA, responsável pelo apoio, fornecimento e envio dos produtos. O n.º da encomenda era o 143757. A entrega, assegurada pelo parceiro mencionado, estava prevista até 14/11/2025. Como já tinha tido uma má experiencia com eles, a 09/11/2025 pedi o ponto de situação. Andaram a desculpar-se e a contradizer-se (que estava a caminho, depois que não havia em armazém, etc.) até que a 19/11/2025 pedi o reembolso do valor e a anulação da compra. Nunca atenderam os telefones e desde essa data que estão a dar nota que o reembolso está em processamento. A 26/11/2025 pediram o IBAN para o reembolso e quase dia sim dia não, peço ponto de situação. Continua o reembolso em processamento e lastimam o sucedido. Os telefones estão desativados. Ontem, dia 06.04.2026 tornei a enviar um email a solicitar o ponto de situação, tendo o mesmo sido devolvido por inexistência do endereço (geral@smoothsaturday.com). Tento entrar em contacto com a Ginova e também não se consegue.
Falta de informação devoluções
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à encomenda n.º 26046L23766, efetuada através do website da Leroy Merlin Portugal. No momento da compra, as condições de devolução associadas à empresa parceira, Bestherm - Hom'y não estavam claramente indicadas. Posteriormente, ao solicitar a devolução, fui informada de que os custos de envio da devolução ficariam a cargo do cliente. De imediato, alertei para o facto de tais condições não terem sido devidamente comunicadas no momento da compra. Na sequência disso, fui aconselhada a consultar o website, onde as condições de devolução entretanto tinham sido disponibilizadas/atualizadas após a conclusão da compra e após ter levantado a questão. Considero esta situação juridicamente questionável, uma vez que os termos contratuais aplicáveis devem ser apresentados de forma clara, completa e transparente ao consumidor antes da celebração do contrato, em conformidade com a legislação de defesa do consumidor aplicável. Informo ainda que disponho de prova de que essas condições não estavam disponíveis no momento da compra, conforme documento em anexo. Adicionalmente, a Bestherm-Hom'y indicou o site da Leroy Merlin como responsável por ter tido falhas na apresentação das páginas online onde não era possível visualizar a informação.
Mau serviço da Ecoscooting CNPRT27850551234006327068
Exmos Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente ao mau serviço de entrega efetuado pela vossa empresa. A minha encomenda CNPRT27850551234006327068 não foi entregue corretamente, tendo o estafeta alegadamente deixado a mesma numa varanda (SMS recebido no meu telemóvel por parte do estafeta). No entanto, informo que a minha residência não possui qualquer varanda, o que torna esta situação ainda mais grave e incompreensível. Considero este comportamento totalmente inadequado e contrário às boas práticas de entrega, uma vez que a encomenda deve ser entregue em mão ao destinatário, e não deixada em locais indevidos ou inseguros. Deste modo, solicito que o estafeta responsável se apresente amanhã de manhã (07/06/2026) para prestar esclarecimentos e indicar o paradeiro da minha encomenda. Como não recebi a encomenda, conforme alegam, devem pagar-me o valor de 44,85 € (quarenta e quatro euros e oitenta e cinco cêntimos). guardo uma resposta célere. Com os melhores cumprimentos, João
Máquina com defeito
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente ao serviço prestado pela Rádio Popular, no âmbito da compra de uma máquina de café De’Longhi EC685M Dedica Style, no valor de 179,99€. Informo que o equipamento apresentou um defeito grave logo na primeira utilização: o filtro/copo ficou preso no interior da máquina, impossibilitando a sua remoção e a continuação da utilização. Desloquei-me à loja, onde os funcionários confirmaram o defeito. No entanto, não foi efetuada a troca imediata nem a devolução do valor pago, tendo o produto sido enviado para assistência técnica. Após 28 dias, fui informada de que a máquina estava pronta para levantamento. Para meu espanto, foi-me transmitido que a marca não identificou qualquer anomalia e que deveria utilizar uma chave de fendas para remover manualmente o copo preso sempre que pretendesse tirar café. Considero esta situação completamente inaceitável, sendo evidente que o produto não se encontra em conformidade com o esperado para um bem novo. Seguindo indicação dos vossos colaboradores, deixei novamente o equipamento na loja após registo no Livro de Reclamações. No entanto, passaram já mais de dois meses sem qualquer resolução. Face ao exposto, venho exigir: - A devolução integral do valor pago (179,99€), conforme previsto na legislação de defesa do consumidor Relembro que adquiri um produto novo que apenas funcionou uma única vez, encontrando-me desde então sem equipamento e sem reembolso. Aguardo resolução urgente desta situação.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
