Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
D. L.
05/04/2026

Falta de organização e respeito com o cliente

Em maio de 2025 optei pelo IKEA para a montagem da minha cozinha. Passado cerca de meio ano, o tampo de uma das bancadas começou a abrir e a ficar danificada (sempre tive o máximo de cuidado para preservar ao máximo o material). Fui então ao IKEA de Loures no dia 05-02 com fotos (que seguem em anexo) para mostrar o problema. Deram-me um prazo de 2 a 3 semanas para responder, pois iriam avaliar se era defeito do material ou não. A dia 17-03 ainda não tinha qualquer feedback por parte do IKEA e decidi ligar para saber o ponto de situação. Após vários minutos, o colaborador lá me disse que realmente a bancada tinha um problema e que a iriam substituir por uma nova. Pediram então para eu falar com a ZAASK (pois foi o serviço subcontratado ao IKEA para a montagem da cozinha) de forma a agendar com eles o serviço de montagem da nova bancada. Sem nunca me terem dito que para a montagem da nova bancada teriam de recolher a danificada. Se até aqui as coisas já não estavam a correr bem, o pior vem a seguir. A primeira tentativa de entrega ficou agendada para dia 23-03. Eis que me ligam da transportadora a dizer que estavam à porta de casa. E eu em casa sem ver ninguém da transportadora. Portanto, devido a um lapso por parte do IKEA (conforme me foi dito no e-mail), a bancada foi entregue não na minha casa, em Odivelas (local onde foi montada a cozinha), mas sim, na casa dos meus pais, na Figueira da Foz. Como é que isto aconteceu? Não faço ideia. E foi aqui, através do senhor da transportadora, que fiquei a saber que para a bancada ser entregue, teriam de recolher a antiga. Mais uma vez, lá tenho eu de ligar para o IKEA para resolver a situação e agendar uma nova entrega. Ou seja, um dia perdido devido a um erro por parte da IKEA. Ficou agendada uma nova entrega para dia 1 de abril e o que vou escrever a seguir até parece mentira mas não é. Sabendo que teriam de recolher a bancada antiga, organizei-me com o técnico da ZAASK para que desmontasse a bancada na parte da manhã, sendo que a bancada seria entregue no período da tarde (com previsão entre as 14h e as 18h mas com pedido expresso para ser entregue logo ao início da tarde) de forma a que o técnico conseguisse montar a bancada ao fim do dia. Na manhã de dia 1 de abril, tal como combinado, o técnico da ZAASK desmontou a bancada e combinou comigo passar lá em casa ao fim do dia para montar a bancada nova. Batem as 18h30 e nada de entrega da nova bancada. Decido ligar para o IKEA. É-me então dito que, basicamente, não foi comunicado nada à transportadora e então a bancada não iria ser entregue nesse dia, mais uma vez por lapso da parte do IKEA. Expliquei ao colaborador do IKEA que estava sem cozinha, pois já tinha sido retirada a bancada danificada e que precisava da nova bancada o mais rapidamente possível de forma a conseguir voltar a ter a cozinha novamente funcional. Estava neste momento sem lava-louça, sem fogão, sem forno e sem máquina de lavar roupa (como se pode ver nas fotos em anexo). Ligaram-me no dia seguinte para informar que só conseguiam entregar a bancada dia 07-04, ou seja, vou ficar praticamente UMA SEMANA sem cozinha devido a mais um lapso por parte do IKEA! Sou cliente assíduo IKEA, fiz a minha cozinha com a empresa e esta não é, de todo, forma de ser tratado. Estar há 2 meses para trocar uma bancada não é normal. Terem duas falhas deste nível é de um amadorismo incompreensível para a dimensão do IKEA. Numa situação destas não conseguirem garantir a entrega da bancada em 2/3 dias é surreal. A minha casa fica em Odivelas, o IKEA fica em Loures, são 10 minutos de viagem para, literalmente, deixarem uma encomenda. Não houve um pedido de desculpas, não houve o mínimo de empatia, o mínimo de atenção para comigo. Enquanto cliente, sinto que foi uma falta de vontade e compreensão enorme para com a situação e acredito sinceramente que podia ter sido feito mais. Sei que para o IKEA sou apenas um número/processo o que lhe queiram chamar, mas sinto-me extremamente desvalorizado e quero deixar o meu profundo desagrado com toda esta situação. Neste momento, a minha vida não acontece em casa.

Encerrada
H. D.
05/04/2026

Falta de Conformidade do Produto e Recusa Indevida de Substituição/Reembolso (DL 84/2021)

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa a um MacBook novo, adquirido na FNAC no dia 02/03/2026, que apresentou uma falha grave de funcionamento poucos dias após o início da utilização. No dia 16/03/2026, o equipamento começou a exibir uma falha de inicialização: ao ligar, entra num loop constante de reinicialização, não concluindo o arranque. Após alguns minutos, surge no ecrã uma mensagem a indicar que é necessário contactar o suporte da Apple. O problema impede o uso normal do equipamento demonstrando uma evidente falta de conformidade, nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021. No dia 16/03/2026, dirigi-me pela primeira vez à loja FNAC Gaia Shopping e solicitei de imediato a substituição do equipamento por um novo ou, em alternativa, o reembolso. No entanto, o meu pedido foi recusado pelos vendedores e pelo gerente, tendo-me sido informado que o equipamento deveria ser entregue para avaliação técnica noutra loja, em vez de ser substituído ou reembolsado como determina a lei. O MacBook seguiu então para a primeira avaliação técnica, cuja reparação foi concluída no dia 18/03/2026. Contudo, apenas dois dias depois, no dia 20/03/2026, o mesmo problema voltou a manifestar-se, exatamente com as mesmas características, o que demonstra que a primeira tentativa de reposição da conformidade foi ineficaz. Retornei à loja no dia 20/03/2026, ocasião em que novamente solicitei substituição ou reembolso, tal como previsto nos artigos 15.º e 16.º do Decreto-Lei n.º 84/2021, que garantem ao consumidor esses direitos quando a reparação falha ou causa inconveniente significativo. Mais uma vez, o meu pedido foi negado, tanto pelos vendedores quanto pelo gerente, que insistiram apenas no encaminhamento para uma segunda avaliação técnica. Nesse mesmo dia, apresentei também uma reclamação no Livro de Reclamações. O equipamento ficou retido na loja para uma segunda análise técnica, com prazo indicado de até 30 dias. A recusa reiterada da FNAC em cumprir a legislação aplicável, aliada ao facto de um produto novo apresentar defeito após poucos dias de uso e voltar a apresentar o mesmo problema logo após a reparação, coloca-me numa situação de grave inconveniente e perda de confiança, situação expressamente protegida pela lei. Face ao exposto, reitero o meu pedido de substituição imediata do produto por um equipamento novo ou, caso tal não seja assegurado, a resolução do contrato e o reembolso integral do valor pago, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 84/2021. Aguardo resposta formal dentro do prazo legal.

Encerrada
C. M.
05/04/2026

Fraude

Venho desta forma reclamar porque adquiri uma concertina no dia 24 de Julho de 2025 no sait desta loja, e ainda não me foi entregue. Quando falo com o Sr. João Barreiras do centro musical de Seia, só me dá desculpas esfarrapadas, e não me envia o instrumento musical. Ja lhe pedi o dinheiro de volta, mas ate ao momento, nada. Só tretas e desculpas sem qualquer nexo. E uma vergonha haver lojas abertas com indivíduos com esta personalidade. ISTO E CORRUPÇÃO, E FRAUDE, ISTO E ROUBAR.

Em curso
J. B.
05/04/2026

Reembolso não recebido

Pela segunda vez que venho aqui reclamar este problema e continuo sem uma resposta da empresa. Continuo á espera da devolução do dinheiro desta encomenda: Nº do pedido: SOW25/7368 Data do pedido: 14/06/2025 Cancelado devido a falta de stock: 04/07/2025 Pend. reembolso: 75,94 em 19/07/2025

Encerrada
V. M.
04/04/2026

Reclamação relativa a pedido online e falta de reembolso

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a uma compra efetuada online no dia 22/03, referente a um sofá adquirido através do vosso site. Após a compra, decidi exercer o meu direito de livre resolução dentro do prazo legal e submeti o respetivo formulário de devolução, tendo igualmente enviado vários emails para os vossos serviços de apoio ao cliente a solicitar esclarecimentos sobre o cancelamento da encomenda e o respetivo reembolso. Até à presente data, não obtive qualquer resposta por parte da vossa empresa. Importa ainda referir que o sofá nunca chegou a estar na minha posse, encontrando-se ainda na loja para levantamento (pickup), ou seja, não houve sequer entrega do artigo. Face ao exposto, solicito com urgência: Confirmação do cancelamento da encomenda; Informação sobre o estado do processo; Reembolso do valor pago. Caso esta situação não seja resolvida com brevidade, verei necessidade de apresentar reclamação através do Livro de Reclamações Eletrónico e junto das entidades competentes de defesa do consumidor. Aguardo uma resposta urgente. Com os melhores cumprimentos, Vanessa Morgado Número da encomenda- 6251608100092873 vanessa_morgado1@hotmail.com

Encerrada
A. F.
04/04/2026

Reembolso de produto nao arranjado

Exmos. Senhores, Em 31/05/2025 adquiri um iphone 13 pro recondicionado. A referência da encomenda é WO-36032525 Em 31/05/2025 recebi o vosso produto, mas sucede que este apresenta defeito: -bateria a sobreaquecer e camera com defeito (com linhas verdes e manchas mangentas) Comuniquei-vos de imediato o problema, em 8/03/2026, para que procedessem à reparação. Recebi o artigo reparado a 19/03/2025, contudo, mantém-se o mesmo defeito, o que comuniquei de imediato. Após ir uma segunda vez para reparação, tive que esperar mais 13 dias para no dia 02/04/2026 me dizerem que o meu aparelho não tem reparação, pelo que pedi reembolso imediatamente (eles queriam colocar o valor num cartão presente porque me recuso a comprar outro aparelho na worten). Se esse valor não for reembolsado até dia 9 de abril ( 5 dias úteis desde o dia que pedi o reembolso) considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
V. G.
04/04/2026

Encomenda não recebida

Bom dia No dia 10 de março de 2026 fiz dua compras no Aliexpress Uma delas chegou. A outra não foi entregue. Estão em causa cerca de 35 € O item não aparece nos pedidos e o link dá erro 404 Vou deixar de comprar no Aliexpres por falta de confiança. Enquanto o ltem não chegar não compro mais nem recomendo aos amigos. última compra feita em 10 de março e paga com cartão visa 48,58 € VGaspar

Encerrada
M. P.
03/04/2026

Portátil perdido

Comprei um portatil lenovo em maio de 2025. Em janeiro de 2026, o ecra tatil deixou de funcionar e estando ainda dentro da garantia, fui à worten resolve no dia 9/02/2026 para repararem o computador. Após os 30 dias indicados como periodo máximo de reparação, dirigi me à loja (porque não recebi nenhuma informação por parte da worten) e dizem me que o portatil está em parte incerta e podera ter sido extraviado no transporte para o local de reparação e que teria que aguardar que percebessem o que aconteceu. Após alguns dias voltei à loja e ainda não tinham novidades. O funcionario disse me que poderia pedir o dinheiro de volta e que poderia comprar o mesmo portatil, pelo mesmo preço (ja que na altura tinha comprado em promoção). Não havia stock em loja, portanto fiquei a aguardar que fossem contactadas outras lojas. Mas na verdade ja não ha stock do portatil em nenhuma loja, nem estão a produzir mais. Assim, vou ter que pagar mais 200€ para comprar um portatil da mesma gama, tudo porque a worten perdeu o meu portatil que deixei a seu cuidado e foi me dada a informação errada ao dizerem que poderia pedir o dinheiro de volta e comprar o mesmo portatil.

Encerrada

Compra cancelada duas vezes

Fim de semana passado a rádio popular teve a decorrer uma campanha de oferta do IVA. Por duas vezes, durante essa campanha, temtei comprar um portátil de diferentes modelos. Compras estas que, em ambas as situações, foram posteriormente canceladas alegando ser artigos de exposição que não possuíam condições de ser vendidos. Confesso que na primeira tentativa não me apercebi se estava mencionado que seria um artigo de exposição e tomei o assunto como um ato isolado. Indignado fiquei quando passadas umas horas a situação se repete, num artigo que eu tenho plena consciência que não estava identificado como artigo de exposição e um artigo que já voltei a ver a venda no decorrer desta semana. Na minha opinião está situação é lamentável e vergonhosa ainda mais para uma loja da dimensão da radio popular. Parece-me tratar-se claramente de publicidade enganosa, falta de honestidade ou má vontade para vender.

Encerrada
A. T.
03/04/2026

Encomenda já a mais de 4 meses por entregar

Boa tarde, venho por este meio reclamar que foi comprada um móvel de tv pelo site da conforama com o código ( MP6372602700034707) no qual foram comprados mais artigos dos cais 2 eram vendidos por outros parceiros, e chegaram em questões de semanas. Referente ao produto acima vai para 2 meses para ser entregue, no qual uma operadora nos informou das várias tentativas que ligamos que iria chegar no final de fevereiro, esperamos e nada, no qual no início de março ligamos e a colaboradora mencionou que chegaria dia 6 de março no armazém para depois ser entregue no qual seria enviado um e-mail para marcar entregue, até ao momento nada, ontem dia 11 de março voltamos a entrar em contacto e outra colaboradora mencionou que o produto só chegava entre finais de março e meio de abril, daí já vão 3 meses pagos e eu sem o produto, que é vendido por eles e não por parceiros por isso que deveria chegar mais rápido que os outros 2 e lembrando que esses produtos que já chegaram vieram de Espanha. E pela data que eles mencionaram estaremos em viagem por isso vai ser mais 1 mês ou mais sem o produto. Peço que tomem providência aos dois meses já pago e eu sem o produto, pois gostaria de uma solução por ter pago quase 3 meses e não ter o produto. Espero que analisem a situação e que seja recompensado pela tempo de espera. No dia 1 de abril voltamos a ligar novamente no qual a colaboradora diz que só vai ser entregue no final do mês, no qual já estamos à espera do produto a mais de 4 meses e um produto que é vendido por eles e não por terceiros, no qual os outros produtos que pertencem a mesma encomenda são vendidos por terceiros chegaram em menos de 2 semana . Alguma dúvida pode entrar em contacto pelo e-mail cadastrado na encomenda ou 916809608. Obrigado fico aguardar

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.