Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
D. P.
11/12/2025
Lasy Negocios Digitais Ltda

Reclamação formal contra Lasy Negócios Digitais Ltda – falha persistente no serviço e falta de respo

Exmos. Senhores da DECO, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal contra a empresa Lasy Negócios Digitais Ltda, dona da plataforma Lasy AI, devido a uma situação que consideramos grave e que está a prejudicar os nossos interesses enquanto consumidores/profissionais que utilizam a sua plataforma. Desde há cerca de uma semana, temos tentado colocar o nosso site online através da plataforma Lasy AI. Apesar de seguirmos rigorosamente todas as instruções fornecidas, incluindo a configuração correta de chaves, integrações com Vercel, GitHub, Supabase e OpenAI, e a validação de todos os pontos de integração, continuamos a ser impedidos pelo mesmo erro no momento do deployment. Para agravar a situação, tentámos contactar a empresa repetidamente, tanto via WhatsApp como e-mail, de forma a obter assistência ou esclarecimento. Contudo, não obtivemos qualquer resposta, nem mesmo um posicionamento sobre a resolução do problema. Esta ausência de comunicação evidencia uma clara falha no dever de assistência e suporte ao cliente, previsto tanto no Código Civil (artigos relacionados com a boa-fé e dever de informação) como no Código do Consumidor (Lei n.º 24/96, que estabelece os direitos dos consumidores em relação a serviços e produtos digitais). Esta situação está a causar-nos prejuízos materiais e financeiros. Estamos a consumir créditos e recursos na plataforma que, na prática, não estão a gerar qualquer retorno, bloqueando o desenvolvimento do nosso projeto e impedindo-nos de tirar proveito do serviço pelo qual já pagámos ou pelo qual temos contratos ativos. Dado que todos os nossos esforços de contacto direto com a Lasy Negócios Digitais Ltda foram infrutíferos, vemos-nos obrigados a recorrer à DECO para interceder nesta situação, de forma a salvaguardar os nossos direitos. Reforçamos que: 1. Existe uma falha técnica persistente na plataforma que impede a utilização plena do serviço contratado; 2. A empresa não respondeu às tentativas de contacto, nem demonstrou interesse em resolver o problema; 3. A continuidade desta situação representa uma violação dos nossos direitos enquanto consumidores, incluindo direito à prestação adequada de serviço e direito à informação clara e eficiente; 4. Eventualmente, podem ser consideradas medidas legais adicionais, como a indenização por danos emergentes e lucros cessantes, caso o problema continue sem resolução; 5. Podem ser acionadas instâncias legais ou administrativas competentes em caso de incumprimento continuado, incluindo notificações extrajudiciais e ações cíveis, conforme previsto na legislação portuguesa aplicável a serviços digitais. Solicitamos, portanto, que a DECO analise este caso com urgência e prioridade, de modo a mediar com a empresa Lasy Negócios Digitais Ltda, garantindo que sejam adotadas medidas corretivas imediatas, que nos permitam colocar os nossos projetos a funcionar e evitar mais prejuízos. Agradecemos desde já a atenção e a intervenção da DECO neste assunto, que consideramos justo, legítimo e com total respaldo legal, na defesa dos direitos do consumidor perante uma empresa que não cumpre as suas obrigações de suporte e assistência técnica. Com os melhores cumprimentos.

Encerrada
B. A.
11/12/2025

Encomenda dada como entregue mas não recebida

Prezados(as), No dia 02/12/2025 efetuei uma encomenda através da aplicação da Primor, com o número 2003942587 no valor de 34,36 euros. No entanto, apesar de constar como entregue no dia 09/12/2025 pela transportadora SEUR, até ao momento (10/12/2025) não recebi a encomenda. Adicionalmente, não me foi disponibilizado qualquer código de tracking, impossibilitando-me de acompanhar o percurso da entrega ou identificar eventuais problemas. Solicito, por favor, que verifiquem urgentemente a localização da minha encomenda ou procedam ao reenvio/reembolso conforme necessário.

Resolvida
B. A.
11/12/2025

Encomenda dada como entregue mas não recebida

Prezados(as), No dia 02/12/2025 efetuei uma encomenda através da aplicação da Primor, com o número 2003942587 no valor de 34,36 euros. No entanto, apesar de constar como entregue no dia 09/12/2025 pela transportadora SEUR, até ao momento (10/12/2025) não recebi a encomenda. Adicionalmente, não me foi disponibilizado qualquer código de tracking, impossibilitando-me de acompanhar o percurso da entrega ou identificar eventuais problemas. Solicito que verifiquem urgentemente a localização da minha encomenda ou procedam ao reenvio/reembolso conforme necessário.

Resolvida
R. R.
11/12/2025

COMIDA ERRADA

Pedi 6 hamburgers e 2 batatas do Crave, pela GLOVO e entregaram 2 hamburgers apenas. Estão me a dever IMENSO dinheiro de diferença. Não me respondem na aplicação de ajuda ao cliente que supostamente existe para ajudar. Paguei por volta DE 50 EUROS!!!!.

Encerrada
M. L.
11/12/2025

cobrança abusiva – Copimática LoureShopping

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a um serviço prestado na loja Copimática do LoureShopping, no dia 11 de dezembro de 2025, que considero configurador de cobrança abusiva e falta de transparência ao consumidor. No referido dia, solicitei a impressão de 59 folhas A4 a cores. Para minha surpresa, foi-me apresentado um valor total de 115 euros, montante que considero manifestamente desproporcional e injustificado face ao serviço solicitado. Ao consultar o preçário afixado na loja, verifiquei que consta: “Impressão A4 a cores – 1€”. Esta indicação sugere claramente que o valor corresponde a 1€ por folha A4, e não a critérios adicionais como “lado” ou “tinteiro”, como posteriormente foi alegado pela funcionária. Não existe qualquer referência no preçário a um método de cálculo alternativo, o que constitui informação incompleta e enganosa ao consumidor. Nas condições gerais afixadas na loja, no Ponto 2, é indicado que: “Todos os nossos serviços são realizados com pré-pagamento.” Este procedimento não foi cumprido, pois o pagamento foi solicitado apenas após a conclusão do serviço, impossibilitando o consumidor de avaliar previamente o custo. Adicionalmente, outras secções do preçário distinguem claramente entre impressão de 1 lado e 2 lados, demonstrando que o custo não duplica quando não há gasto adicional de papel. Assim, a cobrança de 115€ por 59 folhas A4 carece de qualquer fundamento económico ou técnico razoável. Saliento que eu e mais duas pessoas que estavam comigo no momento registámos a situação no Livro de Reclamações da loja, por considerarmos que a cobrança foi totalmente injustificada e que a informação ao consumidor não foi prestada de forma clara. Para além disso, já enviei participação formal à ASAE e ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, pelo que esta situação encontra-se sob avaliação das autoridades competentes. Face ao exposto, solicito à Deco Proteste: 1. Orientação sobre os procedimentos para requerer o reembolso do valor cobrado indevidamente; 2. Apoio na mediação junto da Copimática para resolução do conflito; 3. Análise da situação à luz da legislação de defesa do consumidor, nomeadamente sobre práticas comerciais abusivas e informação clara ao consumidor. Anexo fotografias da fatura e da reclamação registada no Livro de Reclamações para suporte desta participação.

Encerrada
B. A.
11/12/2025

Encomenda Não Recebida

Empresa visada: GINOVA / Smooth Saturday LDA Encomenda nº: 144157 Data da compra: 24/10/2025 Valor pago: 84,73 € Efetuei a compra nº 144157 no site da GINOVA, em 24/10/2025, sem qualquer aviso claro de que a empresa funciona como marketplace. Só após o pagamento recebi um e-mail a informar que o vendedor seria a Smooth Saturday LDA. A entrega estava prevista, no máximo, para 24/11/2025, mas a encomenda nunca foi entregue. Questionei a Smooth Saturday e sobre os dados de rastreamento e sobre o estado da encomenda onde ao fim de vários emails a resposta foi que havia rotura de Stock. Já fiz o pedido de reembolso por duas vezes onde tive que insistir e a resposta foi a seguinte: "Olá, Agradecemos o seu contacto. Informamos que o seu pedido de reembolso ainda se encontra em tratamento e está a ser analisado com toda a atenção. Assim que houver qualquer atualização, entraremos em contacto imediatamente. Agradecemos a sua paciência e compreensão." Considero: - Incumprimento contratual (não entrega + não reembolso); - Falta de transparência, pois a GINOVA não informa claramente que é marketplace; - Incumprimento da lei, ao ultrapassar o prazo legal de reembolso; - Ausência de apoio ao cliente e respostas evasivas. - Pretendo o reembolso imediato dos 84,73 € e esclarecimento sobre a conduta da GINOVA e da Smooth Saturday LDA.

Encerrada
A. V.
11/12/2025

Demora para efetuar uma troca

Efetuei a compra de uma máquina de café dolce gusto genius plus online, no dia 23/11/2025. A máquina em questão chegou em minha casa no dia 26/11 no período da tarde. E, como ainda tinha cápsulas de outra máquina, só coloquei em funcionamento a dolce gusto no dia 29. Até então estava tudo a correr muito bem. Mas, no dia 03/12 a máquina começou a verter água pela frente sem parar. Tentei de todas as formas e não parava. Liguei para o número que se encontra no site da dolce gusto e disse o que estava a se passar. Primeiramente, acho absurdo me encaminharem para uma assistência técnica sendo que a máquina não tinha nem 10 dias. Mas, ok. Aceitei e fui até a tal assistência técnica informada. Ao chegar lá, para a surpresa do meu amigo que foi levar a máquina, a tal assistência nem aberta estava. Ele então bateu a porta e um senhor disse claramente: olha, aqui não estamos a trabalhar com máquinas dolce gusto na garantia, nem técnico disponível temos. O próprio senhor indicou a outra assistência mais próxima.Num dia de chuva fazer a pessoa perder o tempo a ir resolver o problema e ter que ouvir isso. Tornei a ligar para a dolce gusto e contei o ocorrido já incrédula da falta de organização. Gentilmente a senhora que me atendeu disse que me enviariam outra e que não era para meu colega deixar a máquina na assistência para que eu entregasse a ruim e recebesse a nova. E assim foi feito. Trouxemos q máquina de volta pra casa e fiquei a aguardar o e-mail com o código de rastreio que seria enviado para que eu pudesse acompanhar. Pois bem, até hoje estou esperando o código. Até hoje estou esperando a máquina. Nem a própria empresa sabe k que se passou. Sigo sem meu problema resolvido. Paguei para ter uma máquina para o meu conforto e a única coisa que tive até agora foi falta de respeito como consumidora e estresse.

Resolvida
B. A.
11/12/2025

Encomenda Não Recebida

Empresa visada: GINOVA / Smooth Saturday LDA Encomenda nº: 144157 Data da compra: 24/10/2025 Valor pago: 84,73 € Efetuei a compra nº 144157 no site da GINOVA, em 24/10/2025, sem qualquer aviso claro de que a empresa funciona como marketplace. Só após o pagamento recebi um e-mail a informar que o vendedor seria a Smooth Saturday LDA. A entrega estava prevista, no máximo, para 24/11/2025, mas a encomenda nunca foi entregue. Questionei a Smooth Saturday e sobre os dados de rastreamento e sobre o estado da encomenda onde ao fim de vários emails a resposta foi que havia rotura de Stock. Já fiz o pedido de reembolso por duas vezes onde tive que insistir e a resposta foi a seguinte: "Olá, Agradecemos o seu contacto. Informamos que o seu pedido de reembolso ainda se encontra em tratamento e está a ser analisado com toda a atenção. Assim que houver qualquer atualização, entraremos em contacto imediatamente. Agradecemos a sua paciência e compreensão." Considero: - Incumprimento contratual (não entrega + não reembolso); - Falta de transparência, pois a GINOVA não informa claramente que é marketplace; - Incumprimento da lei, ao ultrapassar o prazo legal de reembolso; - Ausência de apoio ao cliente e respostas evasivas. - Pretendo o reembolso imediato dos 84,73 € e esclarecimento sobre a conduta da GINOVA e da Smooth Saturday LDA.

Encerrada
D. C.
11/12/2025

Rescisão negada NOS

Em meados de junho, celebrámos com a NOS Telecomunicações um contrato que incluía serviço de Internet fixa, televisão e dois cartões de telemóvel. Optámos por este pacote para a nossa casa recém-adquirida, tendo em conta que sempre fomos clientes NOS e, ao sairmos da casa dos nossos pais, decidimos constituir o nosso próprio “pacote familiar”. Contudo, pouco tempo após a instalação dos serviços, começámos a verificar problemas graves de cobertura, não apenas ao nível da rede móvel, mas também no acesso à Internet. As chamadas caíam constantemente, a rede apresentava níveis muito baixos de sinal e a ligação à Internet era instável e insuficiente para um uso normal. Esta situação tornou-se rapidamente frustrante. Perante estes problemas, contactámos a linha de apoio da NOS, onde nos foi confirmado que, de facto, existia fraca cobertura na nossa zona, tanto para serviço móvel como para acesso à Internet. Ficou então registado um pedido de ampliação ou melhoria de sinal e fomos informados de que, caso essa intervenção não fosse possível, tal constituiria justa causa para rescisão contratual sem penalização, permitindo-nos mudar para outro operador que assegurasse um serviço adequado. Nos dois meses seguintes, contactámos repetidamente a linha de apoio, acumulando horas ao telefone, com o objetivo de rescindir o contrato devido ao incumprimento da NOS na prestação dos serviços contratados — serviços esses que sempre pagámos na totalidade, como se deles usufruíssemos a 100%. Apesar das inúmeras transferências entre departamentos e das diversas avaliações técnicas realizadas, todos os técnicos confirmaram que tanto a rede móvel como a Internet na nossa área eram insuficientes, devido à falta de cobertura. Com base nesta constatação, solicitámos formalmente a rescisão do contrato. Contudo, fomos informados de que apenas poderíamos fazê-lo mediante o pagamento de uma cláusula no valor de 240 €, montante que consideramos totalmente injustificado, uma vez que a falha não é da nossa responsabilidade. Apesar de ser reconhecido que o problema se deve à própria NOS, continuaram a recusar a rescisão sem penalização. Nenhum dos assistentes com quem falámos conseguiu apresentar uma solução, nem nos foi facultado o contacto com um superior hierárquico ou responsável de departamento. Apresentamos esta queixa porque nos sentimos completamente impotentes: não nos é oferecida qualquer alternativa razoável e estamos a ser obrigados a pagar por serviços dos quais não conseguimos usufruir plenamente, seja ao nível das comunicações móveis, seja da Internet. Estamos extremamente descontentes com o tratamento recebido. Sempre fomos clientes NOS e, embora este pacote seja recente, nunca tivemos razões para considerar uma rescisão até agora. No entanto, sentimos que a NOS está a falhar connosco de forma grave. Assim, pretendemos rescindir o contrato pelos motivos acima expostos, sem qualquer pagamento de coima ou penalização, pois consideramos que essa é a única solução justa.

Resolvida
D. S.
11/12/2025

Encomenda dada como entregue mas não recebida

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a UPS Portugal, relativa a uma situação grave de incumprimento contratual e possível apropriação indevida de encomenda. No dia 09-12-2025, recebi a informação, através do sistema de acompanhamento da UPS, de que a minha encomenda havia sido entregue. No entanto, nunca recebi a mercadoria. Ao consultar o comprovativo de entrega, constatei que a encomenda foi entregue a uma pessoa identificada como “C. PINTO”, completamente alheia à minha morada e ao meu consentimento. Desde o primeiro momento tentei formalizar a reclamação através do portal online da UPS, mas o sistema apresentou erros constantes, impedindo-me de registar oficialmente a situação. Paralelamente, contactei a linha de apoio ao cliente por telefone, permanecendo longos períodos à espera, sem nunca conseguir falar com qualquer operador. Esta ausência de resposta demonstra grave falta de diligência e incumprimento do serviço contratado, tornando a situação ainda mais preocupante. Dadas as inconsistências e a entrega a uma pessoa não autorizada, não é possível excluir a hipótese de burla ou furto por parte do estafeta responsável, ou pelo menos uma negligência grave e reiterada na execução do serviço. Esta situação configura não apenas um transtorno considerável, mas também um potencial prejuízo económico, pois o produto permanece em meu nome e pago, mas fora do meu alcance. De acordo com a legislação aplicável, a UPS tem obrigação legal de cumprir corretamente o serviço contratado. Nomeadamente, a Lei n.º 24/96 – Lei de Defesa do Consumidor estabelece que o prestador de serviços é responsável por garantir a correta execução do serviço. Além disso, os Artigos 762.º e 798.º do Código Civil preveem a responsabilidade por incumprimento contratual e o dever de diligência na prestação de serviços, enquanto o Artigo 483.º do Código Civil prevê a responsabilidade civil por atos ilícitos, aplicável em casos de apropriação indevida. No seguimento desta situação, já tomei as seguintes medidas: tentei submeter reclamação online junto da UPS sem sucesso, tentei contacto telefónico sem conseguir falar com um operador, enviei e-mail formal exigindo contacto e resolução imediata, e já registrei queixa prévia junto da DECO. Tenho reunidas provas documentais, incluindo capturas de ecrã do portal da UPS, registos de tentativas de reclamação, comprovativos de entrega falso e cópia do e-mail enviado à UPS. Diante do exposto, solicito à DECO a intervenção urgente junto da UPS para assegurar a localização e entrega correta da encomenda. Caso a entrega não possa ser concretizada, exijo reembolso integral e compensação pelos danos e transtornos sofridos, bem como orientação sobre os meios legais adicionais disponíveis para responsabilizar a UPS pelo incumprimento e eventuais ilícitos cometidos. Esta situação constitui, na minha opinião, um caso de incumprimento reiterado e grave, que deve ser formalmente registado e acompanhado, garantindo que não se repitam falhas semelhantes a outros consumidores. Agradeço desde já a atenção e aguardo o devido acompanhamento e resolução do problema de forma célere. Cumprimentos, Diogo Santos.

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.