Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
A. B.
06/02/2026

Encomenda danificada

Exmos. Senhores, No dia 26/01/2026 adquiri, através da plataforma KuantoKusta, uma TV LG vendida pelo website kibo.pt. A encomenda foi levantada no dia 29/01/2026, a embalagem foi aberta pouco alguns minutos depois, ao desempacotar o produto, verifiquei que a TV se encontra com o ecrã totalmente partido, situação manifestamente incompatível com um bem novo e conforme ao anunciado. A embalagem exterior apresentava-se aparentemente em bom estado, apenas com um pequeno golpe imperceptível, que manifestamente só encontrei depois de abrir a embalagem, foi manuseada com o máximo cuidado, pelo que o dano só pode ter ocorrido antes da entrega (no armazém da Kibo ou durante o transporte). Sendo o vendedor o responsável pela conformidade do bem entregue, para mais quando o defeito é detectado imediatamente após a entrega (como neste caso, no mesmo dia), presume-se que já existia à data da entrega, cabendo ao vendedor provar o contrário. A obrigação legal de verificar o produto no ato da entrega não elimina nem substitui a responsabilidade do vendedor de entregar um bem conforme e sem defeitos. A assinatura da guia de transporte não afasta essa responsabilidade, nem faz presumir que o bem estava em perfeitas condições, sobretudo quando o defeito só é detectável após a abertura da embalagem. Nos termos da legislação de defesa do consumidor em vigor (nomeadamente o regime de garantia de bens de consumo e o Decreto‑Lei n.º 84/2021), o vendedor é responsável por qualquer falta de conformidade que exista no momento da entrega, podendo o consumidor exigir reparação, substituição, redução do preço ou resolução do contrato com reembolso. A recusa liminar em assumir um produto entregue danificado, apenas porque a guia foi assinada, não encontra suporte na lei. Desta forma, exijo uma destas soluções, sem qualquer custos para mim (incluindo portes de recolha/devolução e novo envio): Substituição imediata por uma TV nova e em perfeitas condições (modelo LG 43QNED70A6A); ou Resolução do contrato com reembolso integral do valor pago, incluindo portes pagos. Aguardo a vossa resposta escrita com a solução proposta num prazo máximo de 11 dias úteis.

Encerrada
C. C.
06/02/2026

Compra online

Exmos. Senhores, Boa noite. Mais uma vez, vejo-me obrigada a apresentar uma reclamação à marca El corte Inglês. No âmbito da campanha “ofertas limite”, procedi à compra de três artigos, online, tendo efetuado a respetiva encomenda e pagamento enquanto o desconto se encontrava em vigor. No dia seguinte, fui informada, via e-mail e sem qualquer tipo de contacto adicional, do cancelamento de um dos artigos por rutura de stock, situação que me impossibilitou não só de adquirir o produto pretendido, como também de usufruir da campanha promocional anunciada. Contactei de imediato, via e-mail também, o apoio ao cliente, no entanto, até à presente data, não obtive qualquer resposta ou esclarecimento. Apesar de ter enviado um segundo e-mail q pedir que o fizessem o mais breve possível. Importa ainda referir que, entre agosto e outubro de 2025, ocorreu uma situação semelhante aquando da tentativa de aquisição de uma máquina de secar com um desconto de 60%, o que me levou a proceder a uma reclamação semelhante a esta e que levou a que tivesse sido contactada por um colaborador. Nessa altura, o sucedido foi que, após três encomendas canceladas e cerca de dois meses de contactos insistentes e articulação com o apoio ao cliente, foi-me finalmente disponibilizado um artigo semelhante ao inicialmente adquirido, com o desconto anunciado. Lamento ter voltado a depositar confiança na marca, para que, no final, se repetisse exatamente a mesma situação. Face ao exposto, não recomendo a realização de compras online nesta marca e não voltarei a efetuar novas aquisições.

Encerrada
N. F.
06/02/2026

Segurança mal educada

Exmos senhores, no dia 06-02-2026 dirigi me ao centro de saúde Cruz de Malta para acompanhar a minha filha numa consulta médica, quando lá chegámos o centro de saúde estava em obras bastante po, barulho, trabalhadores a passarem com coisas de um lado para o outro tudo cheio de lixo, o pó estava ser incomodativo tinha várias pessoas de várias idades que até colocavam lenços, cachecóis a tapar a boca e o nariz, minha filha está grávida e não estava a se sentir bem ali com tanto pó eu abri a porta para entrar, entretanto vêm uma segurança com uma falta de educação tremenda fechar a porta na qual eu disse que não fechava porta pois o pó estava a incomodar e a minha filha não se estava a sentir bem qual não foi o meu espanto que a dita senhora diz que pegue numa cadeira e se sente fora do centro de saúde, pois a senhora estava com frio tendo o ar condicionado ligado com temperatura alta e um pó intenso lá dentro levo uma resposta dessa dita senhora super arrogante sem maneiras de estar num cargo daqueles, pois de todas as vezes que lá tenho ido essa senhora está sentada ao telemóvel já assisti mais do que uma vez pessoas que não conseguem tirar as senhas e essa senhora nem se dá ao trabalho de ajudar têm as pessoas que estão na sala de espera lá ir ajudar, a senhora se não é capaz ter uma maneira educada de falar com as pessoas não serve para estar num sítio desses para lá estar ao telemóvel todo dia sem educação que dê o lugar a outra pessoa educada e que se digne ajudar as pessoas quando precisam e dias maus todos temos mas têm que ter educação coisa que a dita senhora não tem nem um bom dia, nem uma boa tarde é capaz de dar as pessoas.

Encerrada
L. P.
06/02/2026

Falhas no router wifii, box tv e aplicação NosNet

Exmos./as Senhores/as, Venho por este meio solicitar a cessação do contrato com o nº de cliente C965605007, pretendo mudar de operadora e cancelar o contrato com a vossa empresa. Peço que seja resolvido o contrato no final da próxima mensalidade. Já liguei com a vossa empresa por diversas vezes como podem verificar para a resolução do contrato mas sem sucesso até ao momento. Desde o passado 17 de Janeiro tenho entrado em contato com apoio a clientes para o cancelamento do contrato, passados 12 dias ainda não tenho resposta, que é um direito que me assiste. Fico aguardar resposta da vossa parte, sem mais de momento me despeço com os melhores cumprimentos. Luis Paulo Coelho Marques. NIF 198341768

Resolvida
J. M.
06/02/2026

Atraso na Entrega e resposta automática

A transportadora Ecoscooting encontra-se na posse da minha encomenda desde o dia 31/01, sendo que o prazo máximo de entrega informado pelo fornecedor era 04/02, prazo esse que não foi cumprido. Até ao momento, a encomenda não foi entregue, nem foi fornecida qualquer informação concreta sobre a nova data de entrega. Foram efetuadas várias tentativas de contacto através dos canais disponibilizados pela transportadora, tendo sido recebidas apenas respostas automáticas, sem qualquer acompanhamento por parte de um operador, o que impossibilita a resolução da situação. E pelo que percebi, aqui também terei uma resposta automática, pois não são capazes de dar uma resposta coerente. Esta situação configura incumprimento do prazo de entrega e falta de prestação adequada do serviço. Solicito a intervenção da DECO Proteste no sentido de obter uma resolução célere, com indicação clara da data de entrega da encomenda ou a devida regularização da situação junto ao fornecedor.

Resolvida
S. S.
06/02/2026

Cancelamento vouchers

No seguimento de uma compra de 4 saltos de paraquedas em dezembro 2024, ao qual tem sido cancelados por 3 anos consecutivos. Consegui uma vez entrar em contato com a empresa em que referi o pedido de reembolso, onde me informaram que o meu pedido estaria na mão da direção e enviei o iban para a transferência. Tentativas de contacto posteriores, tanto por chamada telefónica ( mais de 50x)como por via e-mail com a entidade, que não foram correspondidas. Deslocações ao estabelecimento que deparei me com as portas fechadas. Várias queixas em sites oficiais e sem sucesso.

Encerrada
M. C.
06/02/2026

Abordagem(malcriada)na angariação de novos clientes novos cliente

Ex .mo Sr.DIRECTOR DE RECRUTAMENTO de PESSOAS para a angariação de novos clientes No dia 6 do corrente mês (fevereiro) fui abordada, pelas 18.00, por um senhor(com o nº de TM -930 565 907) que se identificou como operador da Endesa e explicitou os valores praticados pela vossa empresa quer a nível de luz quer a nível de gás. Insistindo de forma agressiva que eu procurasse a factura a fim de compararmos valores e eu negando-me a fazê-lo pois não era a altura certa, afirmou categoricamente: « A sr.ª é mesmo BURRA, pois estou a apresentar as melhores condições e não quer.» Ripostei que ia pôr-lhe um processo por ser tão malcriado e insultuoso. Gostaria de processar a empresa Endesa por ter colaboradores com tão baixo nível de educação na abordagem de novos clientes. Com os meus cumprimentos Paula C.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
D. M.
06/02/2026

Penhora indevida

Venho por este meio reclamar da atuação da Moey na execução de uma penhora sobre a minha conta bancária. 1. O meu salário mensal é de 980 €, encontrando-se protegido pelo Salário Mínimo Nacional (920 €), pelo que apenas 60 € poderiam ser penhorados, nos termos do art. 738.º do Código de Processo Civil. 2. Foi penhorado o montante de 196 €, incluindo transferências de terceiros (136 €), que não constituem rendimento do trabalho e não podem ser utilizadas para reduzir o montante protegido. 3. A Autoridade Tributária confirmou por escrito que não recebeu qualquer valor relativo a esta penhora e que cabe à entidade bancária assegurar o cumprimento dos limites de impenhorabilidade. Diante do exposto, solicito: • A correção imediata da penhora excessiva • A libertação do valor em excesso • Informação por escrito sobre o prazo concreto de resolução Após mais uma semana de tentativa de contacto, continuo sem uma explicação por escrito sobre este assunto. Tentaram apenas por chamada telefónica dizer que estavam a cumprir todos os procedimentos, sem me enviarem provas escritas (como pedidas) de como estavam a penhorar valores permitidos por lei.

Resolvida
S. L.
06/02/2026
MEO

venda enganosa da meo

Exmos. Senhores, Venho solicitar o apoio da DECO relativamente a uma situação grave de venda enganosa por parte de um representante da MEO, que resultou num contrato que não corresponde ao que me foi garantido no momento da adesão. 1. Engano inicial relacionado com o tablet O processo começou com uma situação de venda enganosa relacionada com um tablet. O vendedor omitiu que a adesão obrigava ao débito direto, apesar de eu ter afirmado claramente que não queria débito direto. O vendedor aceitou avançar mesmo assim, apenas para concretizar a venda. Reclamei e essa situação acabou por ser resolvida, mas demonstra já um padrão de falta de transparência. 2. Novas informações falsas descobertas posteriormente Hoje, numa chamada com a MEO, fui informada de algo ainda mais grave: deixei de ter internet limitada, apesar de o vendedor me ter garantido que manteria exatamente as mesmas condições, incluindo a internet limitada para mim e para a minha filha. Neste momento, tenho apenas 200 MB de internet, o que é manifestamente insuficiente e muito pior do que tinha antes. Além disso, chamadas de WhatsApp estão a ser cobradas, algo que nunca aconteceu no meu serviço anterior. Isto coloca-me numa situação de total incerteza sobre o valor da próxima fatura, pois estou sujeita a custos adicionais que nunca me foram comunicados. 3. Situação atual: estou pior do que antes O vendedor garantiu que manteria as mesmas condições, mas isso não corresponde à realidade. Estou a pagar por um serviço inferior ao que tinha e sujeito a custos adicionais imprevisíveis. Isto é inaceitável e configura uma prática comercial desleal. 4. Tentativa da MEO de imputar culpa ao consumidor Quando reclamei, a MEO tentou justificar-se dizendo que enviou o contrato e que eu deveria tê-lo lido. Reconheço que não o li em detalhe, mas isso não elimina a responsabilidade da empresa. Os consumidores confiam na informação prestada pelos profissionais que representam a empresa. Não é aceitável que a responsabilidade seja transferida para o consumidor, como se fosse obrigatório ler todas as letras pequenas para não ser enganado. Os funcionários da MEO têm o dever de prestar informações verdadeiras, completas e transparentes. A assinatura de um contrato não legitima práticas enganosas nem invalida o direito do consumidor a ver reposta a verdade contratual. 5. Pedido de correção imediata ou cancelamento sem penalização Assim, solicito que a DECO intervenha para que a MEO: - Corrija imediatamente o contrato, aplicando exatamente as condições que foram garantidas pelo vendedor; ou, em alternativa, - Proceda ao cancelamento do serviço sem qualquer penalização, com recolha de todos os equipamentos instalados. Adicionalmente, solicito que a MEO seja obrigada a: - Emitir resposta por escrito, clara e fundamentada. - Reconhecer a falha na informação prestada pelo seu representante. - Garantir que não serão cobrados quaisquer valores adicionais ou penalizações decorrentes desta situação criada pela própria empresa. Agradeço à DECO o apoio na defesa dos direitos do consumidor e na reposição da legalidade nesta situação.

Resolvida

Preço errado | Devolução não aceita

Boa tarde! Efetuei uma compra na Douglas do Colombo no dia 05/02 de um óleo da loreal Paris de 90ml onde o valor na prateleira era de 25€, chegando em casa fui conferir os talões e verifiquei que cobraram 44,99 pelo óleo, pensei aconteceu algum erro, mas tudo vem ou devolver o artigo. No dia de hoje 06/02 fui novamente na loja devolver o artigo, para o meu espanto fui informada que a loja não aceitava devolução do artigo apenas trocas, mesmo o artigo estando totalmente lacrado e intacto, fiquei abismada pois a loja está induzindo o cliente ao erro, estou muito chateada com a situação mas dê qualquer forma fui da uma volta pela loja para vericar se tinha alguma que me interessava para então efetuar uma troca, fui novamente na secção de loreal e para o meu espanto o preço estava lá ainda de 25€ no óleo da loreal de 90ml, chamei um colaborador para questionar o preço do produto o mesmo leu a etiqueta que falou que era 25€ eu questionei se ele tinha certeza, ele foi então bater o produto ao caixa para verificar o valor e confirmou que era então 44,99€ informei que a placa com o valor está induzindo o cliente ao erro, mas nada mudou e não resolveram meu problema. Visto toda a situação que passei pessoa que verifiquem a situação e desejo poder devolver o produto e ter meu reembolso total. É uma loja que perdeu meu respeito e não indico pra ninguém, além de efetuarem propaganda enganosa, induzem o cliente ao erro. Não aceito não devolver o produto. Obs: o preço médio do artigo é 35 euros. Att, Kethellyn Monteiro

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.