Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
N. C.
26/06/2026
MEO

Rescisão de contrato por justa causa

Dados do Reclamante e do Contrato: Nome do Titular: Nicolas Cárdenas Cendales NIF: 312640196 Número de Contrato MEO: 142 444 34 47 Assunto: Rescisão de contrato por justa causa (incumprimento contratual e falta de cobertura por parte da MEO) e contestação de penalização por fidelização. Exmos. Senhores da DECO PROTESTE, Venho por este meio solicitar o vosso apoio jurídico e intervenção junto do operador MEO (Altice Portugal), devido a uma situação de manifesto incumprimento contratual e recusa ilegal de cancelamento de serviço por parte da referida operadora. O relato dos factos é o seguinte: No dia 11 de junho de 2026, contactei a MEO para solicitar a alteração de morada do meu serviço para a Rua do Bom Nome, nº 55, 4770-524. Na altura, foi-me garantida a viabilidade técnica e agendada a instalação para o dia 19 de junho de 2026, entre as 08h00 e as 10h00. Em momento algum fui informado de qualquer falta de cobertura. Aceitei o prazo, ficando privado de internet (essencial para o meu trabalho a partir de casa) durante esse período. No dia 19 de junho de 2026, recebi um SMS de manhã a confirmar que o técnico estava a caminho. Contudo, cerca de uma hora depois, recebi um novo SMS informando, de forma vaga, que não seria possível realizar a instalação e que deveria contactar o apoio ao cliente. Ao ligar para a MEO nesse mesmo dia, fui informado de que a instalação falhou porque a operadora não tem cobertura de fibra ativa na nova morada, sendo necessária a instalação de um poste na via pública. Foi-me dada como data limite o dia de hoje, sexta-feira, 26 de junho de 2026, para a resolução do problema. Demonstrando boa-fé, decidi aguardar pelo prazo limite dado pela MEO. No entanto, até ao dia de hoje (26 de junho), não fui contactado, não recebi qualquer atualização e ninguém se deslocou ao local para proceder à instalação do poste ou do serviço. Sendo a internet uma ferramenta indispensável para a minha atividade profissional, e face ao total incumprimento dos prazos por parte da MEO, vi-me obrigado a contratar os serviços de outro operador (Vodafone) para garantir o acesso à rede. Mais informo que, no dia de hoje (26 de junho de 2026), já foi efetuada com sucesso a portabilidade dos dois números de telemóvel associados ao contrato, pelo que atualmente já não usufruo de qualquer serviço da MEO. Ao contactar a linha de apoio da MEO para formalizar o cancelamento do contrato por este motivo (falta de prestação de serviço), a operadora recusou fazer o procedimento por telefone, exigindo a deslocação a uma loja, o envio de uma carta ou submissão na app. Além disso, informaram-me de que teria de pagar a fatura atual, a fatura do próximo mês (alegando um aviso prévio de 30 dias) e, de forma abusiva, uma penalização por quebra de fidelização no valor de 105€ (visto que o contrato vigorava até abril de 2027). Considerações Legais: Perante o exposto, a rescisão do contrato decorre estritamente da incapacidade da MEO em fornecer o serviço contratado na nova morada e do incumprimento do prazo por ela estabelecido para a ativação (26 de junho). Segundo as diretrizes da ANACOM e a legislação de defesa do consumidor, a impossibilidade de assegurar a prestação do serviço contratado por motivos imputáveis ao operador constitui justa causa para a resolução do contrato, isentando o consumidor de qualquer encargo com a indemnização por incumprimento do período de fidelização (Artigo 437.º do Código Civil - alteração anormal das circunstâncias). Deste modo, solicito a mediação da DECO PROTESTE para exigir junto da MEO: O cancelamento imediato e definitivo do contrato com efeitos retroativos à data de hoje, 26 de junho de 2026 (data limite incumprida pelo operador e data em que se concretizou a portabilidade dos telemóveis). A anulação de qualquer cobrança a título de penalização por fidelização (os referidos 105€). A retificação e/ou anulação de faturas relativas a períodos em que o serviço não foi — nem pôde ser — prestado na nova morada. Agradeço desde já a vossa atenção e apoio na resolução deste litígio. Com os melhores cumprimentos

Encerrada
C. V.
26/06/2026

Encomenda não recebida (2 meses)

No dia 30/04/2026, fiz uma encomenda à 360Imprimir de quatro cadernos personalizados com entrega prevista para 15/05/2026 e paguei o valor correspondente ao serviço urgente. No entanto, a encomenda chegou com um grande atraso, de mais de 10 dias, e acabei por receber itens errados. Depois de vários dias sem resposta, foi-me comunicada a possibilidade de fazerem uma nova impressão gratuita (o que seria o mínimo, tendo em conta que já tinha pago e não recebi o que pedi). Ficou combinado procederem a uma nova reimpressão. Desde essa data já houve uma primeira data de entrega (16-06) não cumprida. Depois já prometeram até ao 26-06 e nada. Não tenho resposta da 360Imprimir há 7 dias! A 360Imprimir informou-me via e-mail de atrasos em: 19/05 28/05 15/06 19/06 Quando tudo começou por uma simples encomenda minha a 30-04. Praticamente 2 meses se passaram e cadernos nem vê-los. Em anexo: Foto 1 - O estado da encomenda (a primeira entregue foi a tal encomenda errada) Foto 2 - O link que me enviaram da GLS onde apenas criaram a etiqueta de envio (para me calar apenas, pois a GLS ainda não recebeu o artigo) Resumindo a minha paciência esgotou-se e quero a devolução do valor da encomenda na minha conta pessoal. Serviço horrível e apoio zero. Christophe Vieira

Encerrada
A. C.
26/06/2026

Alteração de contrato sem aviso

Em julho de 2024 fiz um contrato com a NOS com prazo de 2 anos (terminaria em julho de 2026). Em outubro de 2024, sem a minha autorização, recebi em casa um novo contrato que eu “supostamente” havia assinado (contrato esse que acabaria em outubro de 2026). Contactei o Apoio ao Cliente e só depois de várias tentativas e idas a lojas físicas da NOS é que me cancelaram o respetivo contrato e voltaram a colocar em vigor o contrato que realizei em julho de 2024. Agora chegando ao final do contrato pedi a portabilidade para mudar para uma nova operadora porém fui contactada pela NOS a informar que o contrato em vigor só acaba em outubro de 2026, ou seja, contrato que haviam cancelado. Já liguei para o apoio ao cliente e só me informaram que não há nada a fazer.

Resolvida
R. M.
26/06/2026

Fui roubado pela Back Market

No Dezembro passado mandei vir um tablet, o pedido foi atrasado mais de uma semana com a justificação que "não estava ninguém para levantar a encomenda", mentira pois nem me ligaram nem tocaram á campainha, serviço da GLS (que aqui no trustpilot tem 1,1/5,0 em média de classificações), tive que pedir um reembolso (isto com o serviço da backmarket a responder-me com uma mensagem vaga por dia). Neste mês decidi encomendar um telemóvel e um cartão da digi (o cartão n foi pela backmarket), os dois seriam entregues dia 16 pela GLS (pronto já sabia que ia dar porcaria). O distribuidor liga e obriga o meu irmão a andar mais de 500 metros fora de casa para que ele n saisse da carrinha e pelos vistos gps já estão fora de moda, ainda desprezou o meu irmão num tom de gozo por causa de uma brincadeira que decidiu arranjar com o pin enviado por sms. Achámos esquisito porque só veio o cartão da digi e pensámos que o telemóvel se calhar fosse adiado para o dia seguinte. Nem por isso, porque entretanto já vão passar quatro dias NO MINIMO e ainda n recebi uma resposta clara da backmarket e a GLS nem respondeu (backmarket com resposta vaga de que está a fazer tudo o possível). Enfim entretanto já pedi um reembolso e agora estou á espera de receber o meu dinheiro de volta para esquecer este serviço. Por muita pena minha, já mandei vir vários produtos da backmarket e eles vieram todos impecáveis com boa distribuição. Mas entretanto começaram a colaborar com esta empresa amaldiçoada que é a GLS e entretanto a distribuição passou de incrivel a não-existente. 23/06: Ainda n recebi o produto, uma estimativa, uma mensagem CLARA, ou o mais importante, UM REEMBOLSO. Que vergonha de serviço. 26/06: Nem recebi produto nem o meu dinheiro de volta

Encerrada
R. P.
26/06/2026

Não sei da minha encomenda

Fiz duas encomendas no mesmo site e para a mesma morada, uma a 11.06 e outra a 16.06. A encomenda feita a 16.06 chegou rapidamente pelos CTT, sem qualquer problema, mas a encomenda entregue pela DHL ficou por resolver. No dia 23.06, alegaram falta de tempo do estafeta para entregar. A 24.06, fiquei o dia todo no local, não recebi chamada nenhuma, não apareceu ninguém e deram como erro na morada. No dia 25.06, nem sequer colocaram a encomenda na carrinha, dizendo logo de manhã que o código postal estava errado. Liguei de imediato para a DHL e pedi para deixarem a encomenda no armazém para que eu pudesse levantar. Disseram-me que iriam disponibiliza-la no armazem da DHL e que me contactavam, mas ninguém o fez. Esperei o dia inteiro, voltei a ligar, confirmaram que iam deixar no armazém, mas continuei sem qualquer contacto ou atualização. No dia 26.06, liguei novamente e disseram-me que a encomenda estava então a ser transferida para os CTT e que deveria ser lá o levantamento, como se nada se passasse, mudaram o destino e continuaram sem comunicar. Em momento algum fui contactado pela empresa, fui sempre eu a procurar saber do estado da encomenda. Tive de insistir várias vezes e mesmo assim o problema manteve-se. Acho inaceitável a DHL ter tantos problemas em simples entregas e quase nenhum respeito pelo cliente, pois nota-se que não existe preocupação em resolver situações destas. Se não tivesse tomado a iniciativa de ligar, acredito que a encomenda teria sido devolvida ao país de origem. Não conseguem cumprir o básico e trata-se claramente da última vez que utilizarei esta empresa.

Encerrada

Reclamação por atraso injustificado na entrega de encomenda

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente ao atraso inadmissível na entrega da minha encomenda. A encomenda encontra-se na ilha da Madeira há já 8 dias, sem que tenha sido encaminhada para a ilha de Porto Santo, apesar de existirem ligações marítimas e aéreas diárias entre as duas ilhas. Mais grave ainda, como a entrega já não será efetuada hoje, o atraso irá prolongar-se por, pelo menos, mais três dias. Aos sábados e domingos não existem distribuições, e fui informado de que a minha zona apenas recebe distribuição às terças-feiras e sextas, alegadamente por falta de carteiros suficientes. Como cliente dos CTT, esta é uma questão de organização interna da empresa e não pode, nem deve, ser transferida para quem paga pelo serviço. Compete aos CTT assegurar os recursos necessários para garantir um serviço público de qualidade e cumprir prazos de entrega razoáveis. Considero esta situação inaceitável e demonstrativa de uma grave falha no serviço prestado. Não é compreensível que uma encomenda permaneça tantos dias parada sem qualquer justificação válida, causando transtornos e prejudicando quem depende do serviço postal. Como residente em Porto Santo, sinto que os cidadãos da ilha não estão a receber um serviço com a mesma qualidade e eficiência prestado noutras regiões do país. Não é aceitável que, por viver numa ilha mais pequena, tenha de aceitar atrasos desta dimensão como algo normal. Solicito uma explicação clara para este atraso, a entrega da minha encomenda com a maior brevidade possível e a adoção de medidas concretas para que situações como esta não voltem a acontecer.

Encerrada
J. P.
26/06/2026
DPD

Encomenda não recebidaa

Pior atendimento ao cliente e pior "empresa" de entrega. Primeiro estou há 1 semana para receber a minha encomenda e apoio parece um robô automático, "vai receber amanhã" mas esse amanhã deve ser num calendário especial deles. Segundo são uns mentirosos, num dos dias utilizaram a desculpa "porta/garagem sem acesso", contactei o apoio e disseram que era por causa de obras.. recebi uma encomenda na terça com outra transportadora e não havia obras, tenho provas, é apenas uma desculpa porque não se querem deslocar até a minha residência. Não só não me entregam a minha encomenda já paga como ainda por cima são mentirosos, ridículo esta empresa simplesmente ridículo

Resolvida

Reclamação por Serviço Não Prestado – Encomenda Não Rastreável Número de Rastreamento: RL446044998PT

Assunto: Reclamação por Serviço Não Prestado – Encomenda Não Rastreável Número de Rastreamento: RL446044998PT Prezados Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal contra os serviços de CTT por incumprimento de serviço contratado. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: - Contratei um serviço de correio registado (€13,00) para enviar uma encomenda de devolução via CTT - Número de rastreamento fornecido: RL446044998PT - O número de rastreamento NÃO funciona e a encomenda não está rastreável - Dirigi-me a uma loja CTT solicitando ajuda, mas o funcionário disse que nada podia fazer - Esta devolução é urgente (prazo de devolução AliExpress) PREJUÍZO CAUSADO: - Valor pago pelo serviço: €13,00 - Valor da encomenda a ser devolvida: €42,00 - Risco de perder o direito de devolução/reembolso pela AliExpress PEDIDO: Solicito: 1. Informação imediata sobre o paradeiro da encomenda 2. Reembolso integral de €13,00 3. Compensação pelos danos causados (perda de possibilidade de

Encerrada
C. C.
25/06/2026

Assunto: Falta de transparência na contratação de subscrição DAZN (II parte)

Acrescento ainda que a subscrição em causa foi efetuada junto da DAZN Group e o respetivo pagamento foi realizado através de cartão Visa. Reforço que, no momento da adesão, a informação apresentada indicava apenas “Plano de subscrição — 8,99 €/mês”, sem apresentar de forma clara e destacada que se tratava de um plano anual, nem que poderia existir uma cobrança correspondente a um período anual. Esta ausência de informação clara influenciou a minha decisão enquanto consumidor, pois a apresentação do preço mensal transmitia a expectativa de uma subscrição mensal, e não de um compromisso anual. Solicito que esta nova evidência seja considerada no processo e que seja analisada a conformidade da forma como a subscrição foi apresentada, bem como a possibilidade de resolução da situação e eventual reembolso dos valores cobrados.

Encerrada
C. C.
25/06/2026

Assunto: Falta de transparência na contratação de subscrição DAZN

No dia 25/02/2026 aderi a uma subscrição da DAZN através do seu website oficial, na convicção de que estava a contratar um serviço de pagamento mensal. Durante o processo de adesão foi destacado um valor promocional de 8,99 € por mês, não tendo ficado claro para mim que estava a celebrar um contrato anual com compromisso de permanência até 25/02/2027, nem que o valor da mensalidade aumentaria posteriormente para 17,99 €. A informação relativa à duração do contrato, ao compromisso anual e à alteração futura do preço não me foi apresentada de forma suficientemente clara, destacada e compreensível para que pudesse tomar uma decisão informada (o que é o contrário das streamings Netflix, HBO e Amazon Prime, ao qual sou cliente e nunca tive problemas). Posteriormente, ao tentar cancelar a subscrição, fui informado de que, apesar do cancelamento estar confirmado, continuaria a ser cobrado até 25/02/2027 por alegadamente existir um contrato anual pago em prestações mensais. Acresce que tive dificuldades significativas em contactar o serviço de apoio ao cliente para obter esclarecimentos e apresentar a minha contestação, existindo canais de contacto limitados e de difícil acesso. Considero que não fui devidamente informado das condições essenciais do contrato antes da sua celebração, nomeadamente: A existência de um compromisso contratual anual; A impossibilidade de cessar os pagamentos antes de 25/02/2027; A alteração do valor promocional inicial para 17,99 € mensais. Solicito, por isso, a análise desta situação e a verificação do cumprimento dos deveres de informação pré-contratual previstos na legislação de defesa do consumidor, bem como a resolução do contrato sem cobrança das mensalidades remanescentes, caso não possa ser demonstrado que estas condições me foram apresentadas de forma clara, visível e inequívoca antes da contratação. Em anexo junto os elementos comprovativos disponíveis, incluindo a informação constante da minha área de cliente e os contactos efetuados com o apoio ao cliente.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.