Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
C. C.
12/05/2025

Dados utilizados indevidamente e falsificação dos mesmos

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar da entidade repsol gás e electricidade, por utilizarem os meus dados indevidamente e sem minha autorização, para rescindir o meu contrato com a entidade a que eu estava vinculada. Mais informo que a repsol também falsificou o meu enderesso electrónico para o conseguir fazer. Estamos a falar de situações graves. Agradeço que sejam tomadas as devidas medidas. Cumprimentos.

Encerrada
J. S.
11/05/2025

faturaç~ºao excedssiva por estimativa

Exmos. Senhores, Sou Joaquim Alves da Santa, morador na rua das aàguas Férreas, 75, 4440 -574 Valongo e venho apresentar a seguinte reclamação: **Reclamação sobre Conta de Luz Excessiva** Este mês, recebi uma fatura da Endesa no valor de **318,10 €**, com base numa **leitura estimada**. Considero esse valor abusivo, pois nunca paguei uma fatura tão elevada. Além disso, a própria Endesa aplicou um desconto/acerto de **37,25 €**, o que reforça minha suspeita de que as estimativas são sistematicamente superiores ao consumo real. **Situação do Consumo- - últimas faturas** ; leitura estimada 13 abr 2025 - 318,10 € , acerto - 37,25 € leitura estimada 13 mar 2025 - 240,15 €. acerto - 42,12 € leitura estimada 13 fev 2025 - 179,64 €. acerto - 13,39 € leitura estimada 13 jan 2025 - 0 €. mês de aniversário de contrato com a Endesa gratuito leitura real 13 dez 2024 - 223,09 €, acerto - 5,54 € leitura real 13 nov 2024 - 140,00 € leitura real 13 out 2024 - 130,93 € leitura real 13 set 2024 - 139,36 € leituras 13 ago 2024 - 137,05 € leituras reais e estimadas 13 jul - 150,02 € leitura real 13 jun 2024 - 83,09 € leitura real 13 mai 2024 - 129,71 € leitura real 13 abr 2024 - 158,23 € leitura real 13 mar 2024 - 182,35 € **Problemas com o Contador** A E-Redes já interveio, este ano, duas vezes no contador: 1. Primeira vez para "reparar" (diziam que estava avariado). 2. Segunda vez, dia 11/04/2025, para substituí-lo por um novo. Em ambas as ocasiões, o contador foi zerado. **As Minhas Dúvidas** 1. Como justificar uma fatura tão alta num mês em que **não utilizei aquecimento**? 2. Se a própria Endesa reconheceu cálculos excessivos (com o desconto de *37,25 €** referente a estimativas anteriores), por que continuam a fazer estimativas elevadas, especialmente num mês de **consumo reduzido**? **Falta de Respostas** - Contactei a **Endesa**, que me orientou a falar com a **E-Redes** (responsável pela leitura). - A **E-Redes** alegou que a faturação é de responsabilidade da Endesa. **Afinal, a quem devo recorrer?** Além disso, se no mês anterior paguei menos e agora me concedem um "acerto" de **37,25 €** por cobrança excessiva, com que base estimam um consumo **nunca antes registado**? Valongo , 11 de Maio de 2025 Cumprimentos. Joaquim Alves da Santa Rua das Águas Férreas, 75 4440-574 Valongo CPE PT 0002 0000 3392 6855 DH

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
D. L.
11/05/2025

Endesa a enganar clientes em chamadas telefónicas

No dia 03/04 pelas 19h05 foi realizada uma chamada para 800101033 , cerca de 30 min, com intuito de negociar valores uma vez que recebi proposta de um concorrente. Infelizmente não apontei o nome do colaborador, apenas me lembro que era um homem brasileiro. Ora, antes demais, peço as gravações dessa chamada uma vez que não foi cumprido o falado! Resumidamente, foi proposta 2 opções: 1) adicionar um desconto adicional durante alguns meses, sem alterar o contrato 2) atualizar o contrato para ter um desconto maior para sempre mais um desconto adicional durante alguns meses. Para decidir, questionei várias vezes se todos os valores base de mantinham na segunda opção e especifiquei por exemplo o termo de potência porque é de facto um valor muito importante no cálculo da fatura, e foi-me confirmado que sim, que a única alteração seria o desconto adicional, e que me faria uma poupança (assim em cálculos muito rápidos e aproximados de 10EUR por mês) Para meu espanto, na primeira fatura após essa atualização, verifiquei que o termo potência passou de 0,381100€ para 0,515000€ , uma subida significativa que coloca logo em causa toda a poupança prometida , e que foi a base da atualização de contrato! Enfim, tentei expor esta situação junto da endesa, ao que me ignoraram e marcaram a exposição como fechada. Solicito que me solucionem esta questão, cumpram o que prometeram, caso contrário vou ter que mudar para o concorrente! Só aceito contacto por escrito daqui em diante, uma vez que não são de confiar.

Resolvida
M. N.
10/05/2025

Corte indevido

Exmos. Senhores, Endesa Portugal (com conhecimento à ERSE, ao Livro Vermelho, à ASAE, à DECO) Mário Jorge Simões Nunes, cliente da Endesa desde 2015, dos primeiros da Endesa em Portugal, com o NIF 189702931, com domicílio na Rua de Santa Catarina, 104, 2º D, 3220-194 Miranda do Corvo, efectuou o pagamento da sua factura do mês passado no dia 18.04.2025 - Junta-se o comprovativo do referido pagamento. Foi com manifesta estupefação que recepcionou em sua casa na passada 5ª feira um aviso de corte, cuja cópia se junta. Esta manhã, pelas 11H57 o serviço foi suspenso por alguns minutos. Após chamada para a Endesa e verificação do contador este foi reposto com a luz vermelha a piscar e disseram-me que a potência tinha sido reduzida. Se a factura foi paga a 18.04.2025, por que motivo fizeram o corte?Antes de fazer o corte de energia, não deveriam ter verificado se a factura estava paga ou não? Na parte final diz que caso tenha regularizado a situação da recepção deste documento, queira por favor ignorar esta comunicação. Em momento anterior foi solicitado à linha de apoio ao cliente e uma vez que o cliente recebe sempre o seu vencimento todos os meses, ao dia 21 a recalendarização de todas as facturas para essa data, de forma a evitarem-se situações incômodas. Situação que foi ignorada pela companhia ao contrário das outras companhias prestadoras de serviços. Assim em face do supra exposto queiram por favor verificar o pagamento da factura. E espero que o sucedido não volte ocorrer.Com os melhores cumprimentos, Mário Jorge Simões Nunes

Resolvida
F. M.
09/05/2025

Pack full não solicitado

Exmos. Senhores, (Pack full - Edp comercial Serviço que eu não pedi e na qual estou a pagar. Em Julho de 2024 fiz contrato com a edp via telefone para fornecimento de electricidade, na qual me aconselharam ao pack full várias vezes. Eu sempre recusei. Motivo óbvio: casa velha que comprei para restauro, na qual tem apenas um frigorífico e esquentador de água e lâmpada e para mais está desabitada. Pois eu estou imigrado. Como activei débito directo eles me retiram dinheiro da electricidade + pack full. Liguei para edp e a operadora me disse que o contrato tem validade de um ano e não podia anular. Eu de seguida mudei de operadora de eletricidade e anulei o débito directo. Agora estou a receber email do: Gandarez&Moreira Advogados no-reply@gandarezmoreira.com. a dizer que vão partir para a via judicial. É lamentável como a edp faz contrato de um ano sem o consentimento do utentes. Hoje liguei novamente para edp para me enviar por email o contrato e a gravação do contrato. Resposta da operadora da edp" resgistei o seu pedido, terá que esperar até 15 pelo envio. Espero que vocês possam fazer algo para parar com estas fraudes da edp comercial. Muito obrigado. Cumprimentos.

Encerrada
V. M.
09/05/2025

Fuga de água ( faturas excesso)

Exmos. Senhores, Após a visita do perito da minha companhia de seguros da casa foi detetada um fuga de água que já ocorria á meses e estava a pagar importâncias com 190€ e mais . Já vos contatei e nada fizerem para ajudar no pagamento das faturas que cobraram . Tenho fotografias e até um vídeo com a fuga . Agradeço que me “ ajudem nas faturas pagas dos meses anteriores com montantes equivalentes . Cumprimentos Vitor Maia

Encerrada
L. N.
09/05/2025

Erro App Mundo Galp - Carregamento Elétrico

Exmos. Senhores, No dia 23/04/2025, reportei pela App Mundo Galp um problema relacionado a um carregamento iniciado em 03/04/2025. Apesar de o carregamento ter sido encerrado cerca de 2 horas após o início — com a sessão terminada e o cabo retirado do posto público — a aplicação continuou a exibir a mensagem “carregamento em curso”, contabilizando mais de 400 horas. Recebi uma resposta por e-mail no dia 03/05, solicitando confirmação se o erro ainda persistia e, em caso afirmativo, que enviasse capturas de ecrã da App com o erro apresentado. Respondi conforme solicitado no mesmo dia, contudo, até o momento, não obtive qualquer retorno. Hoje, entrei em contacto com a linha 800 429 429 e fui informado de que o caso continua em análise. Já se passaram 15 dias desde a abertura do incidente, e neste período não consegui realizar novos carregamentos pela App. Com isso, perdi o benefício de 20% de desconto por ser cliente de eletricidade e gás, sendo forçado a utilizar cartões de terceiros, com custo de eletricidade superior. Número de referência do caso: R-5146803-T9K7 Cumprimentos.

Resolvida
A. G.
09/05/2025

incumprimento de assistência durante Garantia de bomba de Calor Ariston vendida pela Gal

Assunto : Reclamação à Galp Enquadramento: Anomalia em bomba de calor Ariston, anomalia reportada já por cinco vezes há 6 meses, sem qualquer resolução nem reparação do equipamento. Venho desta forma, pela quinta vez reclamar e expor a minha insatisfação com a venda do produto da Galp e com a falta de assistência da parte da Galp, nomeadamente a anomalia/avaria do deficiente funcionamento e anomalias da Bomba de Calor Ariston, instalada e vendida pela Galp na minha habitação a 14 de Dezembro de 2024 do ano passado. Mais uma vez refiro que desde a instalação em Dezembro de 2024 ( Há seis meses ), acontece que a bomba de Calor vendida pela Galp somente me aquece a zona da Sala , não tendo pressão na zona de quartos, faltando assim o aquecimento àquela zona da minha habitação, causa essa que tive necessidade nestes seis meses que não obtive assistência da parte da Galp, tive a necessidade de arranjar outra solução de aquecimento de aquecedores a óleo elétricos em cada quarto da habitação e WC para manter a habitação quente, uma vez que tenho uma bebé recém-nascida e a bomba de calor não funciona de forma eficiente como se comprometeram na celebração do contrato de venda. Mais informo que face a esta alternativa implicou gastos acrescidos na despesa mensal da eletricidade, face a outros anos, tendo tido faturas com o triplo dos gastos dado à falta de assistência e resolução deste problema. Supostamente a compra do produto bomba de calor Ariston da Galp era para ter aquecimento na habitação toda com baixos custos de eletricidade dado à alimentação via bomba de calor, o que não aconteceu dado à falta de transparência e falta de resposta da Galp , há seis meses que faço reclamações desta situação via mail e via telefónica como ficou gravado nas chamadas para a vossa linha do meu número,sem qualquer resposta. Desde já exijo o direito de ser ressarcido dos gastos e prejuízos que tive dado à falta de assistência da parte da Galp , tal como está previsto no ponto 7 do contrato de compra e venda , uma vez que o produto não funciona como assim se prontificaram no ato da venda. Aguardo o período de 7 dias úteis para a resolução deste problema , uma vez que tenho uma bebé de cinco meses, necessitando do aquecimento a funcionar corretamente na habitação toda, como estipulado e requerido . Caso contrário irei recorrer às instâncias judiciais, para instauração de um processo judicial por incumprimento de contrato conforme está explicito nos diversos mails já enviados, sem qualquer resposta e solução da anomalia do produto vendido pela Galp. 9 de Maio de 2025, O Cliente: António Teixeira

Encerrada
N. M.
08/05/2025

Recusa de assistência técnica

Tenho painéis solares há cerca de 2 anos (ainda estão na garantia) Tenho o inversor sem funcionar desde 10 de Abril e os painéis sem produzir energia . Já liguei para a Galp Solar 4 vezes não me fazem agendamento, segundo a funcionária Morgana, sem que eu deixe o meu iban para pagamento directo. Ora se estão na garantia penso que não devo deixar o iban, e que não devo fazer pagamento algum Mas a questão é unicamente que não me fazem agendamento Solicito a vossa ajuda Natália Maria Mendonça Morgado Tel 919318650 natalia.morgado@me.com

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste

Instalação de gás

Exmos. Senhores, Em Angelo Cunha celebrei contrato de prestação de serviços n.º AG-250403-2252838. Sucede que até hoje, passados que são 6 dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço bem como a compensação prevista na lei. Cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.