Reclamações recentes

H. S.
22/08/2025

Faturação de painéis solares não validada

Exmos. Senhores Faço esta reclamação em nome dos meus pais, 2 octogenários, abaixo denominados "Cliente" contactados telefonicamente em 2021, pela então Energia Independente, hoje Galp Solar, abaixo denominada "empresa", para instalação de painéis solares com ROI de 8 anos a que acrescia possível candidatura a fundo ambiental para comparticipação de 80%, que tornava realmente boa a proposta. Tendo o cliente extremo conhecimento da implantação da moradia, orografia e envolvente florestal, foi solicitada deslocação ao local para avaliação de viabilidade e/ou melhor colocação, que a empresa recusou com indicação de que estudo tinha sido realizado via Google. Com insistência do cliente para avaliação no local, a empresa manteve a recusa e informou que um técnico certificado estaria e validaria a instalação. NUNCA se deslocou nenhum técnico ao local nem a instalação foi validada por um. As indicações do cliente sobre a localização e orientação da instalação NÃO foram aceites e a solicitação da presença do referido técnico NÃO foi atendida. Ao solicitar a assinatura do cliente de documento da empresa, este já se encontrava assinado por alguém que não se deslocou ao local. O cliente recusou a assinatura por não considerar a instalação corretamente realizada/validada como proposto. Sob enorme pressão, o cliente foi coagido a assinar com indicação de ser apenas em como foi realizada a instalação, não que a mesma estava bem feita. A empresa enviou FATURA Nº FAB2C21_2389 que foi de imediato recusada com indicação de não estar em causa o pagamento mas sim a falta de validação da instalação por técnico credenciado. De então para cá já solicitámos a presença do referido técnico para terminar a parte técnica da instalação e poder proceder ao pagamento. A empresa continua a recusar o solicitado e iniciou processo de recuperação de dívida que agora se transformou em "ameaça" de processo contencioso. Ora para pessoas de mais de oitenta anos, que nunca se viram envolvidas em processos judiciais e que consideram estar a ser acusadas de maus pagadores. Só esta situação provoca alterações prejudiciais à saúde débil do cliente, tensão arterial, batimento cardíaco e capacidade respiratória em paciente com incapacidade cardiorrespiratória elevada e CDI (Cardioversor Desfibrilhador Implantável ). O cliente reforça SEMPRE que o trabalho é para ser PAGO quando adequadamente validado. Perante este posicionamento da empresa e como associada da DECO, pedimos orientação jurídica a esta associação de defesa do consumidor que nos indicou a formalização desta queixa sobre a FATURA Nº FAB2C21_2389 da GALP Solar que se anexa, bem como diversas comunicações trocadas entre cliente e empresa na tentativa de obter a correção e validação da instalação para que se proceda ao devido pagamento. Aguardamos o seguimento do presente processo de queixa enquanto continuamos a tentar obter a presença do técnico para terminar o processo de instalação e sua validação. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento que julguem adequado. Cumprimentos

Em curso
P. P.
19/08/2025

Antonio Pateiro

Venho por este meio reclamar da Galp solar de um serviço que foi mal instalado e foi pedido que retirassem os equipamentos e já vamos em quase 3 anos ainda não o fizeram Já foi pedido por email não querem aceitar o pedido Já foram lá técnicos a casa os 3 primeiros nada fizeram diziam que tinham a atualizar os equipamentos e iria demorar muito tempo e foram embora Passado muitos meses uma senhora da Galp solar ligou a pedir que desse outra epotese de um técnico lá ir , eu aceitei o mesmo foi e verificou que a instalação estava mal feita e colocou no relatório a baixa produtividade dos painéis solares Foi pedido novamente para retirar os equipamentos nada fizeram Galp solar enviou o mail a dizer que para a retirada dos painéis iria cobrar a volta de 300 euros eu aceitei mesmo assim não retiraram Já perdi a contidade de mail que enviei a tentar resolver a situação e não resolvem Agora andam a ameaçar levar a tribunal por falta de pagamento Foi dito ao técnico que instalou se nao houvesse condições para o serviço ficar a 100% não instalassem É necessário uma estrutura triangular dizem que o meu telhado não o permite Se não permite não instalassem Houve uma equipa técnica que se deslocou ao local pronta a colocar a estrutura verificaram que era necessário parafusos maiores que tinham de pedir Ate hoje nada Falo com o apoio Galp só dizem viu reforçar a reclamação depois ligam nada Enviado mail resposta estamos a tentar o mais rápido posssivel nada Em anexo envio relatório técnico onde técnico verificou e reportou os problemas

Em curso
P. F.
06/08/2025

Serviços técnicos não prestados

Exmos Senhores, Há cerca de 3 meses comunicámos à GALP SOLAR que o sistema de monitorização de produção de energia dos paineis instalados em Montadinho - São Bartolomeu da Serra não estava a registar o volume de energia produzida e disponibilizada na rede. Na altura foi-nos indicado que a resolução do problema exigia a presença no local. Apenas no dia 25 de junho, foi possível concretizar a visita ao local. Nessa ocasião tive oportunidade de efeutuar os textes que me foram indicados, nomeadamente desligar e voltar a ligar a rede elétrica ou os disjuntores asociados aos painéis. Não foi identificada a causa do problema, pelo que me foi dito pelos serviços da GALP SOLAR que seria necessário proceder a um outro teste com a duração de 24horas, findo o qualme contactariam. Esse contacto só se verificou passada mais de uma semana, com a informação que seria necessária uma visita técnica ao local, mas que isso comportaria um custo. Ficaram de enviar o orçamento, coisa que até hoje não se verificou. Insisti, pela linha de apoio ao cliente (com chamadas gravadas para os efeitos devidos), pelo menos nos dias 19 e 31 de julho, sem resultados. No dia 4 de agosto, novamente presente no local (onde me encontro atualmente), voltámos ao contacto pelamesma linha. Fomos surpreendidos com a exigência de voltar a fazer os mesmos testes realizados há mais de uma mês. Quando pretendemos falar com os serviços técnicos ou alguém com responsabilidade, a resposta foi sempre a de que não era possível, devendo aguardar contacto dos serviços técnicos. Entretanto, o verão aproxima-se do fim. Ou seja, o período em que seria suposto os painéis produzirem a energia necessária para satisfazer grande parte do consumo e ainda disponibilizar alguma para a rede, está a esgotar-se. Em síntese, os prejuízos deste inqualificável relação da GALP SOLAR com um seu cliente também tem uma relevantes dimensão financeira. Aguardarei a resposta a esta reclamação, mas solicitarei desde já a intervenção da DECO para me apoiar na defesa deum consumidor enganado.

Em curso
M. A.
10/07/2025

Descontrolo Grave na gestão de pagamentos e recibos emitidos

Exmos Senhores Há cerca de 1 ano atrás cancelei a autorização de débito em conta junto da Galp Solar, após terem tentado debitar duas vezes num mesmo mês a prestação contratualizada entre mim e a Galp Solar. Quando vos questionei a razão de quererem debitar duas vezes a mesma prestação, afirmaram "mais ou menos" por esta ordem que já não me recordo bem: 1. que eu vos devia uma prestação 2. que afinal vos devia duas prestações 3. quando eu perguntava os meses em que não paguei, consultei os meus extratos de conta e invariavelmente os meses tinham sido pagos 4. o detalhe dos meses em concreto, que segundo a Galp Solar eu tinha em dívida, variavam segundo o interlocutor que me prestava a informação telefónica e apesar do meu pedido, NUNCA escreveram um e-mail a informar que meses é que eu não tinha pago Desde essa altura, que faço uma transferência bancária mensal de 29,83 € e envio por e-mail um comprovativo dessa mesma transferência, pedindo à Galp que me envie o recibo. Qual não é o meu espanto, hoje ao consultar o recibo que me enviaram ontem 09/07/25 relativo ao pagamento que fiz em 07/julho/25, verifico, que os montantes por vós referidos como estando PAGOS e como estando em DÍVIDA, são exatamente IGUAIS ao recibo que os V/S serviços me enviaram em 09/06/25 por e-mail, referente ao pagamento que realizei em 05/06/25, IGNORANDO OSTENSIVAMENTE O PAGAMENTO REALIZADO ESTA SEMANA. Os recibos por vocês enviados relativos aos meus pagamentos de junho e julho de 2025 seguem em anexo a esta exposição. Os comprovativos de pagamento que vos enviei destes meses também seguem em anexo. Peço uma análise com a maior brevidade possível à minha reclamação e o envio correto do recibo de julho/25, que reflita o pagamento feito. Esta exposição vai já de seguida para a DECO. Cumprimentos M.A

Resolvida
W. F.
01/07/2025

Galp - Proposta pré-contratual falsa

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato a que corresponde a instalação nº PT0002000113075937ZM, venho por este meio expressar o meu desagrado com o serviço Galp Solar. Sou cliente da Galp no fornecimento de energia elétrica e, após contactar telefonicamente o vosso serviço para instalação de painéis solares, foi-me garantido que, se contratasse naquele momento, o IVA aplicado seria de 6%, mesmo que a instalação ocorresse depois de 30/06, uma vez que o meu telhado estava em obras. Deixei claro que só teria disponibilidade para instalação a partir de julho, o que pode ser confirmado nas gravações da chamada. No entanto, fui agora informado de que afinal o IVA não será mantido, contrariando aquilo que me foi dito e que me levou a avançar com a contratação. Sinto-me enganado e manipulado por informações falsas e deixo aqui a minha reclamação, informando ainda que irei procurar os meios legais e entidades competentes para fazer valer os meus direitos. Ademais, solicito ao abrigo do RGPD e da Lei de Defesa do Consumidor, o acesso às gravações das chamadas telefónicas realizadas entre 29/05/2025 e 01/06/2025 entre os representantes da Galp e eu, nas quais fui informado de que, contratando o serviço naquele momento, beneficiária-me da taxa de IVA a 6%, independentemente da data de instalação. Ainda não tive acesso as respetivas gravações. Tal informação foi determinante para o fecho do contrato, pelo que considero essencial aceder a esse registo para eventual resolução amigável ou, em alternativa, recurso às entidades competentes. Agradeço a resposta no prazo legal.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste

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