Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Desumidificador funciona muito mal
O aparelho desumidificador que aparece em sites supostamente fidedignos como sendo a melhor escolha e com um desempenho e classificação energética A não passa de uma grande mentira. Vivo em Sintra e estou numa casa com bastante humidade. Depois de experimentar durante 60h (com interrupções) em full power não tenho mais do que 4 dedos de altura de água. Ou seja 1/3 do depósito. Tenho as roupas frias de humidade, os móveis a criar bolor, a humidade a escorrer pela janela e porta, etc... E depois tenho respostas de um comercial, que atira com areia aos olhos a dizer para aumentar a temperatura do quarto para 28°(para que precisaria eu de um desumidificador com essa temperatura num país como Portugal?!) e ventilar o quarto. Quando além de não fazer o mínimo sentido o que diz, não é isso que vem no manual. No manual pede para ter portas e janelas fechadas, e falam numa temperatura ideal para funcionamento de 15°. Ora em termos de temperatura variou entre os 12-17. Mas a maior parte do tempo entre os 15-17. E percentagem de humidade entre 88 e 90 e pouco. Nunca foi abaixo disso. Ou melhor, apenas 1 vez por pouco tempo, esteve a 79%. Já por várias vezes pedi para devolver o aparelho e ser ressarcida do valor e esse senhor vem sempre com a mesma conversa que contradiz o que vem no manual. Uma resposta previamente feita, de quem nem sequer se dá ao trabalho de ler os mails dos clientes. E ridiculamente sugeriu primeiro uma devolução de 5% do valor de um aparelho que não vou usar mais, pois não serve, e agora 7%. Apenas serve para gastar dinheiro em eletricidade e ocupar espaço. Pretendo enquanto consumidora exercer o meu direito de devolução do aparelho e ser ressarcida do valor que paguei pelo mesmo.
Recusa de Garantia
A marca Whirlpool recusou a reparação ao abrigo da garantia legal de uma máquina de lavar roupa, alegando “excesso de carga” como causa da avaria, sem apresentar qualquer prova técnica objetiva que sustente essa conclusão. O relatório técnico apenas refere “não despeja a água / água bloqueada / erro F06”, situação que não é tecnicamente compatível com excesso de roupa, uma vez que o equipamento dispõe de sensores de carga e de segurança que impedem o funcionamento em sobrecarga. Acresce que o equipamento é utilizado por pessoa idosa, sendo abusiva a imputação de mau uso baseada em mera suposição, sem identificação de objeto estranho, dano físico comprovado ou outra evidência material que demonstre responsabilidade do utilizador. Nos termos da legislação aplicável à garantia legal, compete ao fornecedor provar a existência de mau uso, o que não foi feito. Solicito, assim, a reparação do equipamento ao abrigo da garantia legal, ou, em alternativa, a apresentação de prova técnica concreta e documentada que fundamente a exclusão da garantia. Atuo na qualidade de familiar direto e representante do consumidor.
Veículo danificado
No dia 28 de novembro, deixei o meu veículo automóvel, matrícula 60-NI-93, na empresa roady santa iria da azóia, para realização de uma revisão normal, pela qual paguei 102+1,99. No momento em que fui buscar o carro e ao ligá-lo ainda nas instalações da oficina, surgiu de imediato a luz de avaria do motor no painel, situação que não existia antes da revisão. Informei imediatamente o funcionário que estava no balção, tendo-me sido dito posteriormente que existia uma "observação" interna que o veículo ja teria entrado com essa avaria, o que não corresponde à verdade, pois tal seria acrescentado por mim aquando da entrega do carro, caso existisse. Perante a situação e a tentativa de me ser cobrado um valor acerca de 600 euros por alegados problemas mecânicos que eu mesma comuniquei, optei por levar o carro comigo. Dois dias depois, levei o carro a um mecânico, que verificou que as fichas do motor encontravam-se desligadas. Apesar de inicialmente o problema estar resolvido, a luz de avaria voltou a surgir tendo sido posteriormente detetado que o motor principal se encontrava danificado. Até ao momento, já tive um prejuízo de 290 euros referentes a diágnostico, mão de obra e reparações efetuadas por outro mecânico, e fui ainda informada da necessidade de uma reparação adicional de 600 euros, prejuízos estes que surgiram exclusivamente após a intervenção indevida e falta de profissionalismo, resultando em danos no meu veículo em elevados prejuízos financeiros, motivo pelo qual solicito averiguação da situação e a responsabilização da empresa pelos danos causados. Aguardo resposta e resolução adequada.
Garantia Ineficaz
Em agosto de 2025 adquiri à empresa Neonmax Manutenção de Publicidade Luminosa Lda uma frase LED personalizada. O produto foi entregue em 05/09/2025, chegando partido (defeito físico), situação que foi comunicada no próprio dia por telefone, email e WhatsApp, com envio de fotografias e vídeo comprovativos. A empresa reconheceu o defeito e informou que iria proceder à substituição do produto. Contudo, apesar desse reconhecimento, a empresa não procedeu à substituição nem à reparação do bem. Ao longo de mais de três meses foram feitas sucessivas promessas de resolução e indicadas várias datas de entrega que nunca se concretizaram, acompanhadas de informações contraditórias e longos períodos sem qualquer resposta. Até à presente data, o produto defeituoso não foi substituído nem foi efetuado qualquer reembolso, apesar de o valor ter sido integralmente pago. Considero existir incumprimento da garantia legal e uma situação de reparação ineficaz, pelo que solicito a intervenção da DECO para apoio na resolução do conflito, visando a substituição do produto por um novo em conformidade ou, em alternativa, a devolução do valor pago. A situação encontra-se integralmente documentada, incluindo comunicações por email e WhatsApp, fatura, comprovativo de pagamento, cronologia dos factos e reclamação já apresentada no Livro de Reclamações Eletrónico.
Encomenda não recebida
Ao dia 3 de Dezembro de 2025, efectuei uma encomenda pela Temu, com vários presentes de Natal nela contidos. A Ecoscooting é a empresa de transporte da Temu, pelo que aos dias 16 de Dezembro de 2025, o Sr. da encomenda deslocou-se a minha casa para entregar a encomenda, mas como não me contactou a agendar a entrega, não estava ninguém em casa para abrir a porta. Este Sr., pelo nome de Torres (informação contida no WhatsApp), teve o cuidado de me enviar uma mensagem, depois da tentativa de entrega, á qual respondi assim que possivel. Tentámos que a encomenda viesse o mais breve possivel para minha casa, mas sem efeito. Pois este Sr. acabou por me informar que a encomenda já estava nas mãos de outra pessoa e que alguém a traria a minha casa novamente. No dia seguinte, ninguém aparece e eu entro em contacto com os serviços da transportadora para perceber se a encomenda chegaria antes do Natal e os Srs. responderam que iam fazer o pedido para que isso acontecesse. Nesta chamda telefónica que lhes fiz, percebi que o serviço que prestam é fraco, pois como não contactam o cliente para marcar a entrega, e como em caso de ninguém abrir a porta, não reservam a encomenda em nenhum ponto de acesso ao cliente, facilmente pude perceber que esta empresa reune todas as condições para dar tudo errado. Entretanto, chegamos ao dia 18 e 19, e a encomenda não chega, e ninguém entra em contacto comigo a informar de nada. Entramos no final-de-semana, e eu aguardo pela 2ª feira, dia 22 para saber se a encomenda chega ou não. E os serviços de contacto telefónico informam-me que a encomenda chegaria no dia seguinte. Hoje, dia 23, não recebi nenhuma encomenda, informaram-me que a encomenda tinha sido devolvida ao armazém e que iam proceder ao reembolso. De notar que, quando entrei em contacto telefónico com estas pessoas, conseguia-se perceber que trabalhavam a partir de casa (conseguia ouvir-se cães a ladrar) e que parecia que tinham acabado de acordar e a sensação com que fiquei, das 2 vezes que entrei em contacto telefónico, era que tinham estado a dormir. Não fazem cruzamento de informação entre eles, pois liguei e enviei email a uns e outros, e entre eles, não perceberam essa situação. Pois tive de ser eu a informar, e mesmo com essa informação, não acrescentaram qualquer valor. De salientar também, que não têm trato na comunicação, denotando-se uma tremenda falta de capacidade na resolução de problemas por falta de experiência/formação. Empresa péssima! Serviço péssimo! Não recomendo. PO-163-15198301550711970
Aparelho dentro garantia
Exmos. Senhores, Informo que estou a representar o meu sogro, António Joaquim Magalhaes Leite, NIF 123 049 628, com a residência em: Rua Bombeiros Voluntários, nº95 4615-604 Lixa. TM 919827456 Tem 88 anos e como podem perceber não possui destreza informática para poder realizar a presente Reclamação. Em 14/12/2021 adquiriu um ROBO Cozinha 600W600w0960499 0 por 59,99€. A referência da encomenda é 0960499 0 Sucede que este apresentava defeito/avariou dentro prazo de garantia: botão de ligar e desligar não funcionava. Foi substituido por outro igual em 30/04/2024. Infelizmente, no inicio de novembro do presente ano o ROBO atual começou a fazer um barulho estranho que aumentava conforme se aumentava a velocidade. para além disso, estremece e desloca-se do sitio onde foi inicialmente colocado. Foi feita a reclamação no site LIDL-Apoio ao Cliente a 30 novembro. Tomou o Processo nº 125527025. Recebi como resposta da empresa representante do aparelho HOYER Service de que " A nossa garantia não é estendida pela substituição do aparelho; o período de garantia original permanece inalterado." Respondi que de acordo com Decreto-Lei Nº84/2021, a substituição de um bem por um novo, faz iniciar um novo prazo de garantia, que deve ser contado a partir da data de entrega do bem substituto. Assim, o robo de cozinha entregue em maio de 2024 encontra-se, à data da avaria de novembro de 2025, inteiramente dentro do prazo legal de 3 anos. Assim, peço substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos (NÚMERO DE DIAS) dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Encomenda não recebida
Ao dia 3 de Dezembro de 2025, efectuei uma encomenda pela Temu, com vários presentes de Natal nela contidos. Aos dias 16 de Dezembro de 2025, o Sr. da encomenda deslocou-se a minha casa para entregar a encomenda, mas como não me contactou a agendar a entrega, não estava ninguém em casa para abrir a porta. Este Sr. teve o cuidado de me enviar uma mensagem, depois da tentativa de entrega, á qual respondi assim que possivel. Tentámos que a encomenda viesse o mais breve possivel para minha casa, mas sem efeito. Este Sr. acabou por me informar que a encomenda já estava nas mãos de outra pessoa e que alguém a traria a minha casa novamente. No dia seguinte, ninguém aparece e eu entro em contacto com os serviços da transportadora para perceber se encomenda chegaria antes do Natal e os Srs. responderam que iam fazer o pedido para que isso acontecesse. Entretanto, chegamos ao dia 18 e 19, e a encomenda não chega, e ninguém entra em contacto comigo a informar de nada. Entramos no final-de-semana, e eu aguardo pela 2ª feira, dia 22 para saber se a encomenda chega ou não. E os serviços de contacto telefónico informam-me que a encomenda chegaria no dia seguinte. Hoje, dia 23, não recebi nenhuma encomenda, informaram-me que a encomenda tinha sido devolvida ao armazém e que iam proceder ao reembolso. Entretanto, já passaram vários minutos e sem qualquer reembolso á vista! PO-163-15198301550711970
Encomenda não recebido
Efectuei uma encomenda de umas sapatilhas Adidas Spezial, no valor de 81,49€ em 16 de dezembro de 2025, com entrega em 3/4 dias. A mesma não foi rececionada, não respondem a email nem no número de telemóvel. Desejo cancelar a encomenda e rececionar o valor pago. Atenciosamente, Virgínia Torres
Encomenda não recebida e Recusam Reembolso
Exmos. Senhores da DECO PROteste, Antes de mais, quero só dizer que esta é a primeira vez que faço uma reclamação a qualquer loja ou empresa, mas esta situação não pode passar em branco. Encomendei e paguei um pack de 12 camisolas no dia 13/11/2025 (comprovativo anexado). À data deste e-mail (23/12/2025), a encomenda não foi entregue, ultrapassando largamente o prazo legal. Contactei o apoio ao cliente por e-mail durante semanas sem qualquer solução. Solicitei o reembolso, que foi recusado com o argumento de se tratarem de artigos personalizados, apesar de nunca ter recebido confirmação de envio ou qualquer prova de que os artigos tenham sido produzidos e muito menos em transporte. De salientar também que o número de telefone divulgado como “disponível 24/7” não funciona, e a página de Instagram não responde às mensagens. Até ao momento, não recebi os produtos nem o reembolso, mantendo-se a situação totalmente por resolver. Posto isto, solicito que a DECO intervenha junto da loja para exigir entrega da encomenda ou reembolso imediato, assim como que sejam tomadas as medidas adequadas pelo incumprimento da legislação de defesa do consumidor. Com os melhores cumprimentos,
Encomenda não entregue
Venho por este meio apresentar queixa formal contra a empresa PAACK, responsável pela distribuição de uma encomenda da empresa SHEIN, cuja entrega estava prevista entre os dias 12 e 15 de dezembro, o que não ocorreu, mantendo-se a encomenda por entregar até à presente data. Desde o termo do prazo de entrega, a encomenda permanece sem qualquer informação clara ou concreta, encontrando-se num estado de indefinição total. Importa ainda salientar que a PAACK afirma ter tentado entrar em contacto comigo no dia de ontem, cerca das 22 horas, informação essa que não corresponde à verdade. Não recebi qualquer chamada, mensagem ou contacto por parte da PAACK nesse dia ou horário, facto que posso comprovar através dos registos de chamadas do meu telemóvel. Adicionalmente: • O número de telefone disponibilizado pela PAACK não é atendido; • Em vários momentos surge a indicação de que o número não se encontra atribuído, impossibilitando qualquer contacto por parte do consumidor. A prestação de informação falsa, aliada à inexistência de canais de contacto funcionais e à não entrega da encomenda, configura falha grave na prestação do serviço de distribuição, violando os deveres de transparência, diligência e boa-fé. Face ao exposto, apresento a presente queixa, solicitando o apuramento de responsabilidades e a adoção das medidas necessárias por parte das entidades competentes. Sem outro assunto, Com os melhores cumprimentos, Alexandra Mourão
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
