Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Bagagem desaparecida/roubada
Exmos. Senhores, A 13/07/2024 embarquei no autocarro da Flixbus 1014, com origem em Lisboa Oriente e sentido Guarda. Quando cheguei ao destino (primeira paragem do percurso), a minha mala já não se encontrava no porão, o que me leva a concluir que a mesma foi roubada em Lisboa Oriente, apesar de eu ter embarcado apenas momentos antes de o autocarro partir. O sucedido decorreu numa altura em que há um conhecimento geral da quantidade de roubos em Lisboa Oriente. No entanto, ao contrário de outras empresas que operam no mesmo local, que têm cuidados como abrir apenas um dos lados do porão e têm câmaras dentro o mesmo, a Flixbus não adotou as medidas mais simples possíveis para prevenir que os passageiros passassem por esta situação. Após perguntar ao motorista o que posso fazer, o mesmo desresponsabilizou-se, disse para "esquecer a mala" e não indicou sequer um contacto ou procedimento que eu devesse adotar, tudo isto com um tom frio que penso que nunca experienciei em qualquer serviço, e partiu imediatamente. Já preenchi o formulário de perdidos e achados (apesar de ser evidente que se trata de um furto). A informação que aparece afirma que encontraram algo e que estão a confirmar a correspondência (há já uma semana), mas parece-me tratar-se de um status automático já que vi outras queixas a mencionar o mesmo, e de facto não encontraram nada, deixando-me em suspenso e sem poder avançar até eles darem a questão como fechada depois de 14 dias. Solicito que esta situação seja resolvida, que a empresa em questão assuma a responsabilidade pelo sucedido e que me informe de quais os meus direitos e indemnização. Acrescento que já tentei todas as formas de contacto e parece impossível contactar com uma pessoa, sem se tratar de respostas automáticas ou copy-paste. Desejo que melhorem estas diversas questões (segurança da bagagem e atendimento ao cliente), para que aqueles que ainda recorrem à Flixbus não tenham de entrar num autocarro sem saberem se vão ter a mala no fim, e sem poderem fazer nada em relação a isso. Cumprimentos.
Comprei um voucher TAP e o código estava inválido
Comprei um voucher de 75€, na altura atrasaram-se a enviar o voucher e enviaram um email a dizer que ofereciam mais 10€, perfazendo um total de 85€ para usufruir até 19 de julho de 2024 (código: GIFTVKJ2). No dia 19 de julho de 2024 tentei usufruir do voucher. Tentei de manhã no website e dizia que havia um problema técnico global. À tarde, tentei pela APP da TAP e quando inseri o voucher dizia que estava inválido. Contactei o suporte via telefónica e a senhora em conjunto com o backoffice disseram que o voucher estava válido apenas até dia 16 de julho de 2024. Pedi-lhe para consultar o email que me enviaram no dia 20 de julho de 2023 e verificarem que informava que poderia usar até dia 19 de julho de 2024. Assumiram o erro, que tinham desativado antes da data e desligaram a chamada após dizerem que já estava novamente ativo e que poderia efetuar a reserva do voo no website ou app. Voltei a tentar reservar e deu novamente erro. Voltei a contactar o suporte via telefónica e o senhor indicou que apenas seria possível reservar ao telefone juntamente com ele. Eu aceitei e quando me informou dos valores, verifiquei que estavam ao dobro do preço que me apareciam no mesmo momento na app. Disse-lhe que não queria reservar ao dobro do preço e que se essa era a única forma de reservar por telefone então eu queria que me enviassem novamente o código para reservar pela app ou website, pois se me informam via email que tenho um voucher para usar ate dia 19 de julho tenho o direito de poder usá-lo no website ou APP sem ter de pagar o dobro para reservar via telefónica. O erro de desativar em o voucher antes da data foi vosso e ainda me arranjam uma solução em que tenho de pagar o dobro para usá-lo. Esperava um apoio ao cliente bem melhor da vossa parte pois isto é enganar o cliente. Exijo o reembolso dos 85€ do voucher ou que me arranjem um voucher que eu possa utilizar. Estive mais de 2h ao telefone com o apoio ao cliente a tentar usar o voucher antes da meia noite (altura em que expirava) mas o problema de não ter conseguido é vosso. Se compro um voucher válido até dia 19 de julho, então tenho o direito de poder usufruir do mesmo no dia 19 de julho e a solução apresentada não pode ser reservar pelo telefone ao dobro do preço. Agradeço uma solução pois não acredito que seja este o serviço que pretendem entregar aos vossos clientes.
Cobrança de viagem não realizada
Exmos. Senhores, Conforme a fatura informada, o serviço foi prestado por vossa empresa. Em 20/07 , através da App Uber, solicitei a corrida da R. Gomes Freire, 179 até o Aeroporto Huberto Delgado - com o custo correto de 9€ debitado e um trajeto de aproximadente 5km. 1 hora depois , recebi uma nova cobrança indevida de 46,84€ pela corrida de 45.68Km do mesmo carro e motorista. Ao reportar o erro no chat de precário de atendimento da Uber, fui surpreendido com a reposta de que o valor está correto. Não há validade da cobrança. O motorista, não finalizou a corrida e a postura comprova a prática de um possível crime de estelionato: * com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de atos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial.* Já estou a tomar as medidas legais, incluindo registar a queixa crime contra a Caravana Mágica Lda e do condutor da viatura. E posteriormente, acionar a cámara de arbtitragem. Cumprimentos.
VIA VERDE: luz amarela, lista negra OU subscrição a toda a força
Exmos Senhores, Em anos específicos, recebi informações da vossa parte indicando que o meu identificador LDR estaria "avariado", tendo sido colocado numa “lista negra”, que acionava o “amarelo” nas portagens, mas que abria as cancelas nos parques (!). Como tal, sendo difícil à Via Verde provar que o identificador não estava funcional, o mesmo terá sido retirado da tal lista e voltou a accionar o verde nas portagens por muitos e bons anos. No entanto, desde o dia em que substituí o vidro do meu carro na Glass Drive, que também é um ponto de adesão à Via Verde, o meu identificador voltou a registar luz amarela nas portagens e a não abrir as cancelas (esta parte foi uma novidade). Diante desta situação, solicitei esclarecimentos à Via Verde, abrindo vários processos (nºs 8027377402; 8027382486; 8027436900; 8027448825; 8027627200; 8027633972). As respostas eram frequentemente genéricas e raramente esclareciam as questões levantadas, concluindo sempre, contudo, com a exigência de que tinha de mudar de identificador. Ora, sendo cliente de longa data da Via Verde (desde 21-02-2000!), considero este tratamento inadmissível. Por hipótese, mesmo que o meu identificador não esteja a funcionar corretamente, é-me incompreensível que a impossibilidade de substituir a pilha dos identificadores MDR implique a necessidade de adquirir um novo identificador a cada três anos , a um custo de trinta e sete euros e meio. Este custo adicional, na prática, duplicaria o valor mensal ao longo de três anos (e não é razoável afirmarem que se trata de um material sensível e que a pilha não pode ser substituída, pois até num pacemaker, que é dos dispositivos mais sensíveis que existem, é possível trocar a pilha!). Além disso, no meu caso específico, contraria totalmente os termos do acordo inicial estabelecido com a Via Verde, no qual apenas se estipulava o pagamento do valor da portagem e, de tempos a tempos (anos!) a substituição da pilha. Por fim, gostaria de salientar que o meu identificador continua a ser útil para aceder a todos os serviços que valorizo, enquanto os serviços alegadamente "oferecidos" pelo MDR são de pouco ou nenhum interesse para mim. Embora tenha deixado de utilizar os parques de estacionamento devido a problemas na abertura das cancelas, continuo a utilizar as vias com portagens sem qualquer problema, já que o pagamento é registado e debitado. Assim, o que pretendo é utilizar o meu identificador conforme estabelecido no contrato e que o mesmo seja retirado da “lista negra/amarela” ou, na pior das hipóteses, receber um novo identificador e, quando este ficar sem pilha, pagar apenas o preço desta e não o de um identificador novo a um preço exorbitante. Sem subscrição, como referido no meu contrato.
Voo cancelado
Exmos. Senhores, Em 22 de Junho de 2024 fiz uma reserva na vossa companhia para o voo K7n6zdc, a ter lugar no dia 12 de Julho de 2024, Barcelona, aeroporto de Barcelona, el pratt e o aeroporto de Lisboa em Lisboa para mim e para o meu marido NELSON PAULO ANTUNES. Sucede que, em 12 de Julho de 2024 as 20:44, isto é, menos que 2 semanas antes da data do voo, fui por vós informada que este tinha sido cancelado, sem mais. Venho por isso exigir que me devolvam que paguei pelos bilhetes 184,50 euros, bem como a indeminização legalmente prevista pelos prejuízos sofridos. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
clubtap fuja dele
Exmos. Senhores, Renovei minha conta e da minha esposa do clube tap platinum em maio, e paguei 10 x 499,00, quando é agora eles dão um desconto de 1.000,00 reais para renovação, 10 x 399,00 pelo mesmo produto prejudicando quem renovou antes, e cada vez diminui mais os bonus para renovação, e pior vc não pode cancelar o plano e pedir reembolso, um absurdo, vai ser o último ano que caio nesse golpe e não indico para ninguem fazer esse club da tap, é prejuizo na certa, pulem fora dessa. Cumprimentos.
Voo Atrasado
Exmos. Senhores, Em 27/06/2024 dirigi-me ao aeroporto da Ilha do Pico para embarcar no vosso voo S4142 para Lisboa. Sucede que o voo, que estava marcado para as 17:50h, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 22:20h e a chegada ao destino a ocorrer às 02:00h. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 800eur, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Identificador
Exmos. Senhores, Venho por meio deste reclamar contra o assédio da vossa parte (telefonemas, sms e/ou emails) para que o meu identificador nº 311040471675 (que está a dar amarelo) seja substituído por um novo fazendo também a alteração do contrato atual. Contrato este que é vitalício, para outro de aluguer de equipamento. Conforme informei no último contacto telefónico, não me oponho à substituição do equipamento, mas recuso-me a fazer qualquer alteração ao contrato em vigor. Sempre me foram cobradas todas as passagens efetuadas em portagens e pórticos nas ex-SCUTs. Não podem alterar as regras de contratos anteriores à alteração da política da empresa, apenas continuam a seguir esse caminho porque têm o monopólio deste mercado. Cumprimentos.
Classe 2 o classe 1
Exmos. Senhores, Tenho um carro Hyundai Santa fe e pagai o preço em classe 2. na entrada do Porto ate Aveiro. E um carro grande mas nao e uma camioneta. O meu carre nao tem uma medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m, ele faz 85cm. Obrigada Céline Correia
Condutor Falso - Burla dentro do App
Exmos. Senhores, No dia 12/7, fiz uma viagem após o trabalho. Sou baterista, chamei um Bolt XL para levar comigo minha bateria. E acabei esquecendo de um bolsa com todos os meus pratos de bateria, mais saco de baquetas, assento do meu banco e uma mochila com ítens de percussão. Enfim, um equipamento de trabalho muito importante para mim. Estava muito cansando, desci rápido do carro para descarregar toda a carga que estava na bagageiro. Mas esse saco estava no banco do passageiro e acabei esquecendo. Um saco que pesa entre 5 à 6kg e tem cerca de 70cm de diâmetro (é circular) não é um saco que não se nota. Tampouco é algo que outro passageiro poderia entrar e sair carregando facilmente. Enfim, mas não é nem sobre isso. É sobre protocolos de segurança que a Bolt mostrou-se incapaz de assegurar, como descreverei abaixo. Na manhã seguinte, ao dar falta, do equipamento e lembrar o que tinha acontecido, entrei em contacto com a Bolt e o pesadelo começou. Liguei, através do app, para o motorista. De início ele não atendeu. Mas depois a ligação começou a ser endereçada para um número fora do aplicativo (com início 308, que é um número nomada). Esse número atendeu e não era do motorista. A pessoa ficou até bastante surpreendida. Não sei dizer quem era, mas afirmou não ser motorista da Bolt. Dentro da plataforma, enquanto isso, eu procurei ajuda. Falei com um robô, e depois com um atendente. O atendente confirmou que o tal motorista que fez minha viagem não estava com o número associado à Bolt. Ou seja, a Bolt não sabe quem é o motorista. Ele dirigiu pela empresa FAZAL Shaikh Unipessoal Lda. A Bolt disse, então, que contactou a empresa, mas não obteve resposta e me aconselhou a ir até uma esquadra da polícia. Eu fui à PSP e prestei um queixa. Informei à PSP a matrícula do veículo e o suposto nome do condutor. Desde então, A Bolt eventualmente "atualiza" minha reclamação com absolutamente nenhuma informação nova. Dia 17/7, recebi até uma ligação, onde o atendente Gabriel disse que, de fato, a Bolt não consegue localizar o motorista porque o mesmo usou número não é o mesmo do associado. O mesmo já havia sido dito dentro do chat de ajuda na plataforma da Bolt. Tampouco há qualquer resposta por parte da Fazal Shaikh. Sem falar nas inúmeras confusões nas respostas do chat, como "lamentas pela perda do seu telemóvel e de sua carteira"! Neste mesmo dia 17/7 recebi uma mensagem a dizer que a Bolt preza pela segurança de seus usuários com mecanismos de reconhecimento fácil e outros. É uma afronta esse tipo de mensagem. O motorista não era o que estava no registo. O telefone era FAKE. E a Bolt me manda este de mensagem com qual intenção? Eu também pedi à Bolt a gravação da ligação que fizeram-me, mas a Bolt alega não poder entregar-me essa gravação por questões de segurança de Proteção de Dados. Ao que parece protegem melhor os dados do que os passageiros. A questão é: como que a Bolt pode assegurar a segurança dos passageiros se ela não sabe quem é o motorista e não tem formas de controle. A Bolt disse que não se responsabiliza por ítens deixados nos carros, mas daí não saber quem é o motorista e não conseguir contacta-lo, é outra cena bastante grave, diga-e. E se eu tivesse sido assaltado, ou outra cosia assim? O que poderia fazer a Bolt se não sabe quem estava a conduzir? Pior é o atendimento da Bolt, que parece apenas tentar garantir que não teve responsabilidade sobre nada. Agora eu não só quero saber quem foi o motorista, como também perceber comoé que a Bolt não conseguiu saber me dizer isso e nem, tampouco, conseguiu está empresa falar com o dono da frota! É triste ter um prejuízo desses, mesmo. Mas a Bolt não conseguir localizar o motorista é ainda muito mais grave e denuncia uma falha gravíssima nos protocolos de segurança que ela assegura ter. Diante disso, não me parece restar-me mais muitas alternativas senão entrar com um processo judicial. Cumprimentos.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
