Reclamações recentes

A. R.
19/11/2025

Alteração de percurso de carreira sem aviso prévio e despejo coersivo de passageiros em não previsto

Em 19/11/2025 apanhei em Campanhã no Porto, o autocarro das 12;30 horas da carreira 8004 com destino, anunciado no próprio veículo, a Gramido em Gondomar. Como está definido há muitos anos, esta carreira segue o percurso pelo interior da Freguesia de Valbom, via Fonte Pedrinha, descendo depois até Gramido, pela igreja de Valbom, onde termina então o seu percurso. A minha intenção era utilizar a viagem até ao largo do Padrão, paragem intermédia no percurso normal desta carreira, via Fonte Pedrinha. Na viagem a que fiz referência no início desta descrição, a motorista utilizou um percurso diferente do normal, utilizando o percurso "via marginal" até Gramido, sem que tivesse alertado de alguma forma, quer através de sinalética no próprio autocarro, quer através de aviso verbal, ou outra, da alteração que iria preconizar. Chegada ao destino (Gramido) a referida condutora instou a totalidade dos passageiros (entre 10 a 15) a abandonar o veiculo sob pretexto de que tinha chegado aos destino anunciado e de que tinha também entrado na sua hora de almoço. Mais, quando questionada sobre a solução para a empresa (UNIR) tinha para fazer chegar os passageiros aos destinos para os quais pagaram o respetivo bilhete e que não foram servidos por aquele autocarro, limitou-se a dizer que cada um tinha que se "desenrascar" por si, que a alteração foi decidida pela Câmara Municipal de Gondomar em resultado da avaria de semáforos nas estradas do percurso "normal" e que não tinha recebido instruções da empresa "UNIR" para divulgar qualquer aviso prévio aos passageiros sobre a alteração do percurso. Claro está, a situação criou alguma tensão entre passageiros e motorista, desnecessária. Decorre do ocorrido o sentimento de uma total falta de sensibilidade e desrespeito da empresa (UNIR), e da motorista em serviço, pelos passageiros que, tendo pago os seus bilhetes, viram-se privados dos serviços a que a empresa estava obrigada.

Resolvida
J. T.
17/10/2025

Autocarros cheios e nao param

A unir em Vila Nova de Gaia, Mais propriamente Leirós passa e não leva as pessoas na paragem as 7h e pouco da manha, vem cheias e não posso chegar sempre tarde trabalho pois posso vier a ser despedido. Cada vez estamos piores com os transportes... em Gaia

Encerrada
B. P.
09/09/2025

Alteração de horários sem aviso

Bom dia, Serve esta mensagem para reclamar e mostrar o desagrado sobre a mudança de horários verificada recentemente, início de Setembro 2025, sem qualquer aviso. Apenas tive conhecimento do mesmo depois de pesquisar no facebook... nada fixado nas paragens ou veiculos, pelo menos nos transportes da região de Gondomar. Outra reclamação é a nível de menor frequência, pelo menos em algumas das carreiras. O objectivo da Unir não era prestar um melhor serviço ao nível dos transportes públicos? Cumprimentos, Bruno Pereira

Encerrada
M. R.
15/07/2025

Autocarros suprimidos sem aviso prévio

A Unir mobilidade transportes não funciona corretamente,suprimem autocarros sem aviso prévio,o que implica falta de poder comprar com os meus afazeres,ficando sem alternativa de deslocação para chegar a horas aos meus compromissos

Encerrada
F. G.
19/06/2025

Procedimentos incorretos do motorista

Assunto: Reclamação sobre procedimentos incorretos do motorista da Linha 3515 – Autocarro BH-30-RR (18 de junho de 2025) da Rede Unir Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à conduta do motorista da Linha 3515, no sentido Vila do Conde – Junqueira, a conduzir o autocarro BH-30-RR, na quarta-feira, dia 18 de junho de 2025, entre as 07h40 e as 07h45, na paragem da estação de Metro de Vila do Conde. O referido motorista não parou na paragem assinalada, tendo parado vários metros à frente, rindo-se ao ver os passageiros correrem atrás do autocarro. Questionado sobre o motivo, alegou que os passageiros não fizeram sinal de paragem. Esta situação já ocorreu comigo por duas vezes consecutivas, na semana passada e nesta. O mesmo comportamento tinha já ocorrido na paragem da Avenida Flâmula Paes (junto à Escola Básica Saúl Dias), onde o motorista não tinha parado, justificando-se novamente com a falta de toque de paragem por parte dos passageiros. Adicionalmente, conduz frequentemente em velocidade excessiva, aparentemente com o intuito de terminar o trajeto o mais rapidamente possível. No início do ano letivo, era recorrente desviar-se do trajeto oficial: em vez de virar à direita junto à Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, virava à esquerda, em direção ao Pavilhão de Desportos, evitando a rua da Igreja da Lapa. A razão alegada era que a estrada se encontrava em melhor estado – sendo o próprio motorista a definir o percurso (pasme-se). Constata-se ainda que os tempos de passagem por cada paragem são anormalmente reduzidos, o que reforça a suspeita de pressa excessiva para terminar o turno. Neste dia (18 de junho de 2025) confrontei o motorista com o facto de não ter parado corretamente. A resposta foi que eu não tinha levantado a mão. Ao ser alertado para os episódios anteriores, o motorista ameaçou deixar-me fora do autocarro e chamar a polícia. Face à recorrência destas situações e ao comportamento intimidatório, venho solicitar, com urgência, que este senhor seja retirado desta linha e realocado para outro percurso, de forma a evitar conflitos e prejuízo para os passageiros, muitos deles alunos e professores que dependem deste transporte.

Resolvida

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