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multa nos comboios

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. E.

Para: CP - Comboios de Portugal

01/02/2024

A presente reclamação serve para constatar a multa n.º4981-43 que me foi passada na quinta-feira, dia 01 de fevereiro de 2024. Ter-se-á sucedido no comboio nº 5682 das 12h00 (hora de partida da estação da Guarda). Estive de viagem no dia anterior e já cheguei tarde à guarda por volta das 3 da manhã,porém como tinha trabalhos importantes de Voluntariado na Covilhã tive de ir apanhar o comboio do dia seguinte para a Covilhã. Cheguei à estação por volta das 11:55 e tendo um compromisso do voluntariado inadiável na Covilhã, por volta das 14h00 entrei no comboio pensando ter já comprado o bilhete online, porém durante a viagem ao ir verificar o bilhete pois o revisor já estava a caminho do meu lugar reparei que me tinha escapado comprar o bilhete online como tantas outras vezes o fiz. Faço esta viagem (Guarda - Covilhã e vice-versa) frequentemente e nunca a fiz sem pagar, mas já vi imensa vezes pessoas a comprarem bilhetes dentro do comboio. No entanto entre as estaçoes de Sabugal e Benespera, a Revisora SCPARREIRA chega ao pé de mim e digo que quero comprar o bilhete da estação da Guarda para Covilhã e até entrego o meu Título de Residência ao qual se dirige para mim e me diz que nao se compra bilhetes nas viagens, e apesar de eu ter dito que era a primeira vez que estava a apanhar o comboio sem bilhete e sabia que deveria comprar bilhete, veio com um discurso para isso e que servem as bilheterias nas CP. Desta vez, após a explicação novamente ao revisor sobre a situação que foi puro esquecimento e que também já cheguei em cima da hora, foi-me dirigido um discurso que, além de moralista e autoritário, se caracterizou por uma ironia e má-educação pouco usuais e que me deixaram bastante desconfortável e desagradada. Esta situação demonstrou uma grande incoerência por parte do vosso serviço, tendo sido inúmeras as vezes que experienciei e/ou presenciei a compra de bilhete dentro do comboio, até mesmo à chegada da estação final, sendo prova disso a minha absoluta tranquilidade na altura. Por inúmeras vezes que comprei bilhete o Revisor nunca apareceu para verificar bilhete. Nunca foi de todo minha intenção não pagar a viagem. Mas o Revisor de modo autoritário disse logo que ia passar multa e no fim de imprimir o papel entregou-me só o papel sem me dizer mais nada. Sem me pedir para assinar o papel ou ela própria o assinar nem que também que teria 15 dias para a pagar porque se não o fizesse o valor aumentava, nem me disse que a poderia contestar, Simplesmente me deu o papel e continuo o caminho. Peço encarecidamente que considerem a situação, dado que sou estudante e Estrangeira, não tendo, portanto, a quem recorrer para pagar esta quantia que, por sinal, considero completamente absurda para a situação em questão - 125€. Com os melhores cumprimentos,


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