Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Problemas com a Devolução
A minha mãe fez uma encomenda no website da Diana Lisboa, de um casaco, que entretanto chegou mas a qualidade não corresponde à do artigo publicitado. Enviámos email para proceder à devolução do artigo e o email voltava sempre para traz, não era entregue. Entretanto conseguimos obter resposta a um dos emails em que diziam que podíamos devolver mas não tinha etiqueta nenhuma para devolução. Quando nos enviaram um documento nesse sentido, não era nenhuma etiqueta válida, e sim um papel com uma morada na China, para que o envio fosse feito à nossa custa. Acabámos por não devolver por claramente se tratar de uma situação fraudulenta e por não querermos perder mais dinheiro do que aquele que foi gasto até ao momento. Agradecia ajuda em relação a esta questão, para ver se pelo menos conseguimos o reembolso do valor da compra.
NAO RESTITUI VALOR - DESDE 26/11/25
No dia 26/11/2024, a empresa PRADO CASTIÇO, Lda. celebrou com a empresa Monsieur Moteurs, Unipessoal, Lda. um contrato de compra e venda à distância (via WhatsApp), relativo à aquisição de um motor Renault 1.5 DCI 105cv (Ref. K9K 732), pelo valor de 1.045,50 €, montante integralmente pago. No momento da contratação foi expressamente acordado por telefone que o motor seria entregue até ao dia 02/12/2024, prazo que constituiu condição essencial do negócio. Até à presente data, empresa mantém-se na posse do valor pago sem fornecer o bem contratado. No dia 23 de Janeiro, recebi uma chamada a dizer que iria restituir o valor e até hoje nada. Nem os termos das supostas condições de venda que fornece cumpre. Esta situação configura incumprimento contratual definitivo, com retenção indevida da quantia recebida, motivo pelo qual se apresenta esta reclamação, além de accionadas as vias legais para o efeito. -Requer-se a devolução imediata do valor pago (1.045,50 €); Interpelação feita, sem resposta e sem restituição do dinheiro retido indevidamente. Segue trâmites normais e legais previstos. Mais uma vez como se tem visto, tratamento sempre igual. Vai dizer aqui que se distorce a verdade, mas em tempo certo lá terá que discutir isso.
Má qualidade e sem caixas
Venho por este meio partilhar a minha experiência enquanto cliente do Lidl, relativamente a situações que já ocorreram mais do que uma vez. Tenho verificado, em diferentes ocasiões, que parte da fruta disponível para venda não se encontra nas melhores condições, apresentando já deterioradas ou podre. Considero que este é um aspeto importante, tanto ao nível da qualidade como da higiene, e que merece maior atenção para garantir uma melhor experiência aos clientes. Adicionalmente, é frequente existirem poucas caixas tradicionais abertas, o que leva muitos clientes a recorrer às caixas self-service. No entanto, por vezes não se encontra um funcionário disponível de imediato para prestar apoio quando surgem dificuldades, o que acaba por gerar atrasos e algum desconforto durante o processo de pagamento. O funcionário está muitas vezes a fazer outras coisas na loja. Enquanto cliente habitual, sinto alguma insatisfação com estas situações, pois acredito que a qualidade dos produtos frescos e o apoio no atendimento são fatores essenciais numa experiência de compra positiva. O Lidl tem tido falta de qualidade.
Artigo não entregue, não devolução e falta de resposta
Exmos. Senhores, Em 31 dezembro 2025 adquiri calçado, da marca Timberland, pelo valor de 110 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao fim de janeiro. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços e obtive a resposta de que o bem está para entrega. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito a rescisão do contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.
Uso abusivo da lei - preços em promoção
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação relativa a uma prática comercial que considero violar a legislação em vigor sobre vendas com redução de preço. No dia de hoje, numa loja da cadeia Continente Hipermercados S.A., verifiquei que um pack de iogurtes da marca Danone yopro líquido mirtilo EAN3614223 8410500028992 se encontrava assinalado com uma alegada promoção de -26%. No entanto, o preço apresentado (1,99 €) corresponde ao preço normal a que o produto tem sido habitualmente vendido, não refletindo qualquer redução real. De acordo com o Decreto-Lei n.º 70/2007, de 26 de março (na redação atual), o desconto anunciado deve ser calculado com base no preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, o que, salvo melhor verificação por V. Exas., não se verifica nesta situação. Considero que esta prática induz o consumidor em erro e configura uma falsa promoção, situação que, tanto quanto é do meu conhecimento, constitui contra-ordenação económica. Assim, solicito a vossa intervenção para averiguação dos factos descritos. Junto fotografia comprovativa da situação observada.
placa smeg com 10 anos sem peças de substituição
Exmos. Senhores, Comprei um placa a gás smeg em 2015. 5 anos depois os isqueiros deixaram de funcionar. Em dezembro de 2025, 2 bicos deixaram de funcionar. A empresa que faz a assistência na zona oeste, informou que a smeg já não tem peças para substituir. Entrei directamente em contacto com a smeg que, após vários e-mails, me informaram que tinha uma placa obsoleta(!) e que não havia hipotese de resolução do problema, mas teriam todo o gosto em me vender outra! Desconhecia que 10 anos para uma placa smeg, com o preço elevado que praticam, seria o timing para ser classificado de obsoleto e portanto lixo. Que assistência péssima tem esta marca. Se vendem produtos "descartáveis" para que praticam estes preços? Cumprimentos.
Falsificação
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente às sapatilhas que recebi, modelo Adidas Spezial, referentes à encomenda Nº138021, realizada no dia 29/07/2025. Após analisar cuidadosamente o artigo, verifiquei diversos indícios de que se trata de um produto falsificado, nomeadamente: • Qualidade inferior dos materiais e acabamentos; • Diferenças no logótipo e na tipografia da marca; • Embalagem inconsistente com a original; Considerando que o produto foi anunciado como original e vendido a preço de artigo autêntico, esta situação é inaceitável e constitui uma grave violação dos direitos do consumidor. Assim, solicito: 1. A confirmação formal da autenticidade do produto; 2. A devolução imediata do valor pago, incluindo portes de envio; 3. Instruções para devolução do artigo sem qualquer custo para mim. Aguardo uma resposta urgente possível. Caso não obtenha resolução célere, reservarei o direito de apresentar reclamação junto das entidades competentes. Com os melhores cumprimentos, Elisa Rodrigues 925636565 Encomenda N. 138021
atrasa no reembolso
Bom dia venho por este meio pedir ajuda á dedo pois no dia 12/02 fiz uma encomenda de 691 e cancelei a mesma no própria dia já se passaram mais de 14 dias do prazo legal e ninguém me devolve o meu dinheiro quero o meu dinheiro
Encomenda não entregue - Extravio
No passado dia 6 de fevereiro 2026 fiz uma encomenda que foi atribuída a entrega à Ecoscooting, pouco progresso houve desde esse dia. Já ultrapassou o prazo de entrega e não verifico progressão na entrega. A última atualização é que está de saída do centro de triagem da transportadora no dia 21. Após contactar o fornecedor, prontificaram-se a tentar agilizar o processo junto da transportadora. Após contacto via e-mail com a Ecoscooting recebo respostas como “O seu pacote foi criado no sistema, mas ainda não chegou ao armazém da Ecoscooting”, “Sua encomenda ainda não chegou ao País.”, “…ainda não temos responsabilidade sobre o pacote.” Então quem tem? O "Centro de Triagem" é uma etapa intermédia, já sob gestão da transportadora, onde o pacote é organizado antes de seguir para a entrega final. Já entendo o porquê desta empresa ter uma quantidade enorme de reclamações. Ao ler a opinião de outros clientes vejo que acontece sistematicamente. Eles "alegadamente" retém encomendas, extraviam mercadorias? Reclamarei em todas as entidades possíveis, e espero que seja investigada este empresa.
Problemas com a Devolução
Exmos. Senhores, Depois de efetuar algumas encomendas na SHEIN e de alguns dos artigos não serem do meu agrado, procedi ao pedido de devolução de 14 artigos de diferentes encomendas (conforme meu direito). Conforme sugestão da própria SHEIN aceitei uma devolução combinada e devolvi todos os artigos no mesmo pacote. Assim, no dia 10 de Setembro de 2025 procedi à devolução combinada dos artigos/encomendas GSO1CE20400N4US, GSO1CR204002C69, GSO1CE20400N4U7, GSO1CE20400N4U9, GSO1CE20400N4UY, GSO1CR204002C6L, GSO1CE20400N4UR, GSO1CR204002C6F, GSO1CR204002C6G, GSO1CE20400N4U8, GSO1CR204002C6S e GSO1CR204002C6R, utilizando o QR Code que me foi atribuído para este fim num ponto InPost. Segundo a própria SHEIN, a encomenda foi recebida em armazém no dia 12 de Setembro de 2025, conforme informação que os próprios me enviaram por email (e que eu aqui anexo), a mesma informação que constava na minha conta de cliente na aplicação (também em anexo). Desde essa data (12 de Setembro de 2025), o reembolso ainda não foi efetuado, apesar dos múltiplos contactos que tenho tido com o apoio ao cliente da SHEIN (envio alguns em anexo). Em diferentes momentos, foram-me dadas explicações vagas e contraditórias — inicialmente informaram-me que 4 dos artigos não tinham sido recebidos, o que eu garanto que não corresponde à verdade e por isso pedi provas, sendo que o valor correspondente aos restantes 10 artigos também não foi reembolsado. Posteriormente, o que me disseram foi que a minha encomenda não tinha sido armazenada para verificação (coisa que em momento algum é responsabilidade minha). Em seguida, diziam que a devolução se encontrava em “fase de desembalamento e verificação”, informação que foi repetida durante várias semanas consecutivas sem qualquer evolução, sendo que o prazo de 5 dias úteis que mencionavam repetidamente em todas as mensagens já tinha sido ultrapassado em larga escala. Mais recentemente disseram-me para falar com a transportadora pois não tinham recebido a minha encomenda. E apesar das múltiplas tentativas de pedidos de esclarecimento que fiz, a resposta foi sempre que não podiam fazer nada, mesmo eu comprovando todos os factos e pedindo para falar com um superior. Pedi até o comprovativo de entrega à transportadora (que coloco também em anexo) e mesmo assim a resposta continuou a ser a mesma, que não tinham recebido a encomenda e que não podiam fazer nada. Recentemente, dia 11 de Novembro, a empresa SHEIN, por conta própria, deu o meu pedido de devolução como encerrado, sem nunca me terem dado uma resposta concreta, apesar dos meus inúmeros contactos para com eles, sem uma justificação, uma tentativa de resolução, nada, o que é absolutamente revoltante e inadmissível. Enviei também uma reclamação para os e-mails conhecidos da SHEIN (europeu e oficial) e não obtive resposta. Recordo que, nos termos do artigo 13.º da Diretiva 2011/83/UE e do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 24/2014, o reembolso deve ser efetuado no prazo máximo de 14 dias após a receção dos artigos devolvidos, o que claramente não foi cumprido. Recordo também que de acordo com a política de devolução da SHEIN, o reembolso deve ser processado no prazo máximo de 14 dias úteis após a receção dos artigos. Já passaram mais de 120 dias desde a confirmação de receção, pelo que esta situação é inaceitável e viola as políticas de devolução da própria empresa em questão, bem como o prazo legal de reembolso, que não pode ultrapassar 14 dias úteis após a receção dos artigos devolvidos. Faço esta reclamação por esta via porque a empresa SHEIN opera em Portugal, mas não está listada no Livro de Reclamações, razão pela qual não consegui prosseguir com a reclamação. Assim, peço, se possível, que esta reclamação seja encaminhada para a entidade competente. À SHEIN, exijo a regularização imediata da situação e o reembolso integral do valor devido (142,59€). (Nota: Tentei enviar esta reclamação várias vezes entre Novembro e Dezembro para a ASAE, uma vez que não consegui através do Livro de Reclamações, e o site dizia estar temporariamente indisponível. Consegui enviar no início de Janeiro, mas não obtive resposta. Assim, peço ajuda.) Grata pela atenção prestada. Com os melhores cumprimentos, Mónica Alves
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
