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Carta de condução
Exmos. Senhores, Venho deste modo apresentar a minha reclamação por estar à (56 dias) a aguardar que a minha carta de condução (renovada) me seja entregue e não consigo contactar ninguém da empresa IMT online para me darem uma explicação para esta situação. Sei de outras pessoas que renovaram a carta no mesmo dia que eu, e receberam a carta passadas duas semanas. Peço que revejam esta situação que está tornar-se muito desagradável. Att, Margarida Pinho
Cobranças indevidas
Tinha assinado o bolt plus que prometiw 120 min por mês para andar nos trotinete, cancelaram esse tempo e não avisaram nada, quando perguntei pro suporte se poderiam me ajudar foram curtos e grosso, após isso assinei o bolt pass por 7 dias, hj no segundo dia do passe com 17min restante foi me cobrado o destravamento e os minutos, por diversas v Zés tentei contato, onde o suporte demora muito para responder e quando respondem, se nós não respondemos em 5 min eles fecham a conversa, já teve uma vez onde foi me cobrado 9.80 de um viajem e depois mais 7.50, quando questionei o suporte eles disseram q era pelo tempo de uso sendo q foi utilizado por cerca d 30 min o trotinete, não deram respostas claras e ainda fecharam a conversa, estou cansado de ser lesado, outro situação fiquei cerca de 10min tentado finalizar a corrida de trotinete, mais o aplicativo não deixa, eu estava no local correto para estacionar, quando perguntei para o suporte se poderia me ajuda e devolver, falaram que não e que foi um erro meu, logo após isso finalizando a conversa
Perdi o voo de regresso a casa por culpa da assistência
Dia 24.11.2025 livro de reclamação online do airoporto de Lisboa A sua reclamação foi registada com sucesso, tendo-lhe sido atribuído o nº ROR00000000045429481 Dia 24.11.2025 e-mail de reclamação por airoporto Lisboa Ticket da Solicitação nº REQ_048759 / Request ticket nr. REQ_048759 Este e-mail foi enviado em nome de lisbon.airport@ana.pt Ex.mo(a) Sr.(a) Maria Pinheiro Informamos que recebemos a sua solicitação em 2025-11-24 21:36 , à qual foi atribuído o código REQ_048759 . Informamos que a mesma irá merecer a nossa especial atenção, respondendo o mais brevemente possível. Sempre que pretender efetuar algum contato relativo a esta solicitação, queira por favor indicar o respetivo código. Estamos gratos pela sua colaboração para a melhoria da Qualidade do Serviço. Melhores cumprimentos, Direção do Aeroporto Humberto Delgado Costumer Care e Qualidade Alameda das Comunidades Portuguesas 1700-111 Lisboa – Portugal lisbon.airport@ana.pt www.ana.pt Venho por este meio pedir o favor de me ajudarem com esta situação que se passou no dia 24.11.2025 no airoporto de Lisboa mando em baixo o e-mail que mandei obrigado Voo FJU7393 Lisboa Bristol Hoje dia 24.11.2025 tinha voo marcado com easyJet de Lisboa para Bristol com assistência myway porque infelizmente tenho problemas de saúde que não posso andar longas destancias por esse motivo pesso sempre assistência ida e volta , quando cheguei na máquina a entrada pedi assistência disseram para esperar como já eram 9.30 e já tinha ligado várias vezes e ninguém me vinha buscar e a porta fechava às 10.30 com muita dificuldade dirigir-me ao myway ao pé da easyJet explique o que se passava e disseram para me sentar na cadeira e esperar que vinham buscar chamaram por mim fui pediram se conseguia ir a pé só até a segurança que iam no pôr a mim e outra senhora cadeira elétrica respondi que sim mas tinha de ir de vagar e não podia ser longe . Passamos a segurança quando chegamos ao pé da cadeira elétrica eu e a senhora do voo para lutan Londres sentamo-nos na cadeira ele levou uns 10 minutos para por a trabalhar finalmente quando pôs perguntei se podia ir a casa de banho e precisava de água ele pedi-o para ver o meu board pass e disse que sim que ia pôr a outra senhora primeiro porque estava atrasada e para eu ir a casa de banho e buscar água e esperar por ele onde me deixa porta de embarque 15 assim eu fiz mesmo depois de lhe perguntar 3 vezes se realmente tinha tempo ele confirmou que sim , deixou-me foi-se embora eu ali fiquei à espera porque já era 10.20 e não voltava para me buscar eu pedi a vários empregados da myway ajuda e expliquei o que se estava a passar e nada fizeram respondiam que não podiam parar porque estavam a sua espera mesmo com a cadeira vazia e ao telemóvel finalmente as 10.28 um empregado da myway parou ale de estar na sua hora de almoço foi ver a minha porta de embarque e pediu muita desculpa pelo que o colega tinha feito mas a porta já tinha fechado pedi por favor se podiam entrar em contato com easyJet explicar o que se estava a passar ele ligou para a assistência e foi lhe respondido eu ouvi porque estava em voz alta que eu fiquei lá porque quiz é que já não era responsável por mim eu estava enervada e respondi isso não é verdade esse rapaz mentiu porque eu estou extremamente onde ele me deixou e disse que vinha buscar então essa pessoa ao telefone disse que ia resolver a situação para não sair dali eu só pedia para avisar a easyJet e me levarem ao avião nada mais Estive sosinha e em pé das 10.10 ate por volta das 12 e pouco finalmente uma funcionária que não sei bem donde que me ouviu e viu que não estava bem e tentou resolver a situação esteve ao meu lado até vir uma pessoa que diz ser da myway para resolver a minha situação, nada foi resolvido porque estou em Portugal devia estar em Inglaterra minha casa eram 13.06 quando essa pessoa decidiu me levar ao balcão da easyJet e me dizer que não havia voo para Bristol até quarta-feira e que eu tinha de comprar o bilhete e para fazer reclamação eu respondi quem me vai pagar por toda esta situação e o dinheiro que vou gastar até quarta e que já gastei e vou perder porque não me levaram ao avião respondeu que tinha de fazer uma queixa por escrito ao aeroporto de Lisboa e mandar provas dos gastos . Espero que justiça seja feita porque infelizmente não tenho saúde e ninguém tem o direito de fazer o que me foi feito é chamado hoje pelo empregado do myway que falta de educação chamar metirosa a uma pessoa com idade de ser mãe dele não se faz isso a ninguém vou ficar longe da minha família e da minha casa até quarta-feira depois de passarmos por uma perda muito grande de um familiar. Venho por este meio pedir a vossa ajuda pois até quarta vou ficar em casa duma pessoa amiga mas vou ter que pagar a gasolina e portagens porque a pessoa vive em Alvaiazere veio me buscar e vem me trazer de volta quarta-feira cada portagem eles pagam 7 euros cada passagem com via verde gasolina vou mandar o que pagamos hoje por me vir buscar quarta feira será o mesmo valor tive de pagar por um novo bilhete de avião e passagem para ir de Bristol aeroporto para casa . Agradeço que me responda o mais rapidamente possível por e-mail ou contato telefônico. Maria Pinheiro 920564127 +447304031370
Perda de voo de ligação
Exmos. Senhores, No dia 13 dezembro 2025 dirigi-me ao aeroporto Lauro Carneiro de Loyola em Joinville, para embarcar no voo AD2710 para Viracopos, SP. O voo foi comprado no site da TAP, sendo este segmento da viagem operado pela AZUL (código de reserva inicial - Z6Q7QH). O destino final seria Lisboa. Sucede que o voo, que estava marcado para as 15h, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 17h e a chegada ao destino, do voo de ligação, a ocorrer às 18h30. Significa isto que o atraso fez-me perder o voo de ligação (TP5000) obrigando-me a mais uma escala extra (Madrid), resultando na chegada a Lisboa 7 horas depois do inicialmente previsto. Tal facto veio a impossibilitar-me de honrar o compromisso como orador num evento para o qual estava a caminho, resultando em prejuízos financeiros prejudicando a minha credibilidade em honrar compromissos. Como tal, venho requerer um ressarcimento de 1200€, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Pagamento de passe mensal sem usufruto dos serviços
Bom dia Adquiri o passe mensal tendo por fase os horários fornecidos no site da empresa SMTUC , que estão em conformidade com os disponibilizados nas paragens de espera dos autocarros . Num mês de utilização a linha número 33 que sai da Portagem as 7h10m apenas efectuou 4 trajectos . Em 20 dias úteis apenas foram assegurados 4. Aparece-me inadmissível este acontecimento . Após tentativa de esclarecimento com a empresa disseram estar a resolver a situação , no entanto o problema persiste até ao momento . Venho solicitar reembolso do passe mensal
Recusa embarque
TAP, Air Portugal Paredes de Coura, 15/12/2025 Compensação Prejuizos Reserva XMSNHN Exmos Srs, Para comemorar 44 anos de casamento, comprei duas viagens para mim e minha esposa. Uma estada na ilha de Bali e uma surpresa, 3 noites em Londres na época Natalicia, já que a minha esposa, não viaja para Londres há mais de 30 anos. Comprei os bilhetes de viagem através da Booking, com a TAP, China Southern e Ryanair. Como o voo mais em conta partiria de Londres, partiria de Londres HTR, construi a viagem a partir deste ponto de partida e chegada. Um dos voos, necessários, seria chegar a Londres, pelo que escolhi a TAP, voa para Heathrow, LHR e a hora de chegada era compatível, com a saída pelo mesmo aeroporto e com tempo, portanto sem complicações ou nervosismo. Realizei o check in online para o voo , com partida dia 20 de Novembro, do Porto com destino Londres HTR com escala em lisboa, TP1927 partida ás 12.05, 31 e TP1356 de Lisboa para Londres HTR, TP1356, com bagagem de cabine e chegada ás 17.30h. A partir de Londres LHR partiria o nosso voo com destino Bali DPS. Pelas 21.03h do dia 19/11 , ás 21.03h,recebi uma mensagem ( em inglês) proveniente da TAP informando que por o voo 1927 estar cheio deveria fazer o “drop “ da bagagem, não sabendo o que isto significaria. Chegados ao aeroporto do Porto, pelas 10.10h dirigi-me ao balcão da TAP onde me foi referido que deveria despachar as bagagens de cabine gratuitamente dado o voo estar cheio, bem como referiu que os vários voos da TAP, estariam atrasados, pelo que iam alteraram o meu voo para o TP1923 com partida ás 10.20h , porta 31, mantendo-se o voo Lisboa para londres TP1356. Dirigimo-nos ao controle com as nossas mochilas, onde havia uma fila imensa e de onde saímos cerca das 10.40h e dirigimo-nos para a porta 31, conforme assinalava o Bilhete de Embarque, depois de passarmos pelo Duty Free, chegamos cerca das 10.45h á porta 31, onde aguardamos o embarque , que conforme me tinham referido o voo estaria atrasado. Nessa porta não existia qualquer referência ao destino do voo nem nº de voo, somente Porta 31, suponho por essa zona estar em obras, ao mesmo tempo que havia uma animação musical a cargo de um pianista e um violinsta , ( foto 10.48h). Vi um voo TAP a chegar a esta porta e colocação da manga ( foto 10.59h ) e posterior saída de passageiros, pelo que depreendi que seria este o avião onde iria embarcar, entretanto aproveitei para fazer um seguro de viagem online (11.20h ás 11.35h ) , dado que me tinha esquecido, pelo que utilizei o telefone. Cerca das 11.30h ?, começou o embarque pelo que munidos com o cartão de embarque, 11.40h na fila iamos fazer o embarque. Chegada a nossa vez, fomos informados, que aquele era o voo 1927 ( o original ) e que o meu voo era o TP1923 e já teria partido na porta 7, pelo que fomos impedidos de embarcar, pois as malas que tinham sido despachadas , e já tinham sido retiradas desse avião ( TP1923 ) e não nos seria possivel embarcar pois, as nossas bagagens de cabine estavam no deposito das bagagens. Disponibilizamos para as ir buscar, já que era bagagem de mão e que tinham sido despachadas por iniciativa da TAP e não nossa, porém foi em vão. (só nos foram entregues pelas 14h, depois de idas a vários balcões). Informaram que me tinham avisado por msg da alteração da porta, porém a essa hora o telefone estava no controle de bagagem a ser inspecionada pelo que não seria possível ter dado conta, bem como me tinham feito 3 chamadas 11.29h/29/31, que não me apercebi pois a essa hora estive 15 minutos ao telefone ( das 11.20 ás 11.35h a contratar e pagar um seguro de viagens online, da O.K. Seguros ) conforme registo no telemóvel. Com isto não pude chegar a Londres LHR onde como referi acima, tinha uma viagem com partida de Londres LHR para Bali DPS e volta. Perdi esta viagem, 2 noites em Bali , bem como 3 noites em Londres e voo de Londres para Lisboa no regresso a 11 de dezembro, bem como não pude usufruir de 1 noite grátis em Cantão , oferta da China Southern. Tive que reformular a viagem com custos adicionais acima do previsto. Consultado posteriormente os registos de voo no portal FlightAware , verifiquei que o meu voo original ,TP1927, partiu á hora prevista 12.05h na porta 31 onde me encontrava , enquanto o voo que foi marcado por iniciativa da TAP TP 1923, com partida ás 10.20h partiu ás 12.04h , na porta 7 , esse sim , com 1.44h de atraso. Como tal exijo ser ressarcido de todos os prejuízos económicos com a reformulação da viagem, novos voos, hotéis ,como exijo uma indemnização por danos morais e stress ,pois esta viagem era para comemorar 44 anos de casado e foi totalmente alterada, pois a estadia em Londres de 3 dias na época de natal era uma surpresa para a minha mulher e ao comprar novos voos esta escala oneraria ainda mais os gastos a que fui obrigado a fazer, para a realização desta viagem, para a qual tinha várias estadas pagas em hotel Kuta, Ubud e Gilis e Londres. Com tudo isto tive um acréscimo de custo com a viagem de cerca de 2.030,89€, bem como danos emocionais e stress, que valorizarei posteriormente, bem como a redução de 4 dias de viagem. Inicialmente de 20/11 a 11/12, para 23/11 a 10/12, stress e alteração ao plano de viagem idealizado com muita antecedência. Pelos motivos acima apontados solicito e exijo ser compensado pelos prejuízos ocasionados, pois, tendo efetuado todos os procedimentos, estando já no local de embarque e dentro do aeroporto, a TAP, não fez tudo que lhe competia, para evitar estes acontecimentos. A presente situação enquadra-se no disposto no Regulamento (CE) n.º 261/2004, bem como nos princípios gerais da responsabilidade civil contratual, por incumprimento, prestação defeituosa do serviço e violação do dever de assistência e informação ao passageiro. a) O reconhecimento formal da responsabilidade da TAP Air Portugal; b) O pagamento integral do valor de 2.030,89 €, a título de indemnização pelos prejuízos directos sofridos; c) A resposta escrita no prazo legalmente previsto. Mais se informa que, na ausência de resposta ou solução adequada, os reclamantes recorrerão às vias administrativas e judiciais competentes. Com os melhores cumprimentos,
Reembolso de carregamento não efetuado
No dia 23 de novembro realizei o carregamento do meu Passe Verde pela app CP. O valor foi debitado por mb way na conta 0222089275530 - EUR - CaixaJovem Extracto, mas o carregamento não apareceu na app nem foi concluído no cartão. Nome: Natália Maria Lopes Nº do Passe: 202 302 6297 Nº de cliente: 351215 Cartão de cidadão: 10406201 0ZX2 Data do carregamento: 23 /11 /2025 Hora: 18H16 Telefone associado à App: 938 456 587 Já reclamei no suporte do site, o pedido continua submetido mas até ao momento não obtive resposta nem o reembolso dos 20 euros.
Cobrança indevida em alteração de bilhete CLASSIC
Queixa formal – Cobrança indevida em alteração de bilhete CLASSIC Venho por meio desta apresentar queixa formal contra a TAP Air Portugal, em virtude de cobrança indevida realizada no processo de alteração de um bilhete aéreo cuja tarifa contratada previa alterações sem penalidades. No momento da compra, adquiri um bilhete de ida e volta, sendo a passagem de retorno na tarifa CLASSIC, conforme claramente informado nas condições comerciais apresentadas pela TAP, a qual garante o direito a alterações de data sem aplicação de penalidade, estando o passageiro sujeito apenas à eventual diferença tarifária, caso existente. A reserva foi efetuada sob o Booking Reference (localizador): X847SR, contemplando os seguintes bilhetes: Ticket number: 047 2198920363 – Voo realizado em 13/09/2025, no trecho Lisboa – Brasília Segundo Ticket number: 047 2520272466 – Voo previsto para 06/02/2026, associado à mesma reserva (Booking ref: X847SR) Ao solicitar a alteração da data do voo de retorno, fui surpreendida com a cobrança de diferença tarifária somada a uma penalidade de alteração, o que contraria diretamente as condições da tarifa CLASSIC contratada, caracterizando uma prática irregular e incompatível com a informação prestada ao consumidor no ato da compra. Tal cobrança configura: Descumprimento das condições contratuais oferecidas pela companhia aérea; Violação do dever de informação clara, adequada e transparente ao consumidor; Prática passível de enquadramento como cobrança indevida, nos termos da legislação de defesa do consumidor aplicável. Ressalto que a decisão de compra do bilhete na tarifa CLASSIC foi tomada justamente em razão da flexibilidade anunciada para alterações sem penalidades, fator determinante tanto para a escolha da tarifa quanto para a opção pela companhia aérea TAP. Diante do exposto, solicito a devolução integral do valor cobrado indevidamente a título de penalidade, uma vez que tal cobrança não encontra respaldo nas condições tarifárias contratadas. Requeiro, ainda, a análise e revisão do ocorrido, de modo a prevenir que outros consumidores sejam submetidos à mesma prática. Aguardo uma resolução célere e adequada, com a restituição do valor pago, sob pena de encaminhamento da presente reclamação aos órgãos competentes de defesa do consumidor e da aviação civil, incluindo, mas não se limitando, à ANAC e demais entidades reguladoras. Atenciosamente,
Venda enganosa na remarcação de passagem
Logotipo TAP TAP - Venda enganosa Aline Cristina Cunha da Silva Comprei uma passagem da TAP para o dia 4 de dezembro porém não pude embarcar porque estava internada e apresentei atestado médico. Solicitei o cancelamento da viagem e fui informada de que poderia remarcar posteriormente. Agora, ao tentar remarcar, encontrei no site da TAP uma tarifa muito mais acessível. No entanto, ao entrar em contato com a companhia, fui informada de que essa tarifa “não aparece” para a atendente, mesmo estando disponível no site. Em vez disso, foi oferecida uma remarcação com diferença de R$ 3.800, enquanto a tarifa visível para mim representa diferença de aproximadamente R$ 1.800. Considero abusivo cobrar quase o valor de uma nova passagem, especialmente levando em conta que não viajei por motivo de saúde, devidamente comprovado. Solicito revisão imediata do valor apresentado e uma resposta formal da TAP sobre essa discrepância entre o preço exibido ao consumidor e o preço informado pelo atendimento. Violação: – Oferta enganosa (art. 30 – CDC) – Prática abusiva (art. 39 – CDC) – Falta de flexibilidade obrigatória em caso de doença (normas da ANAC) – Divergência de tarifa e recusa de cumprir oferta exibida no site Solicito: 1. Remarcação imediata pela tarifa exibida no site (R$ 6.169–R$ 6.628). 2. Cumprimento da legislação aplicável e normas da ANAC. 3. Regularização imediata do atendimento e solução urgente.
Reclamação sobre cobrança indevida de 2ª via de Documento Único Automóvel
Exmos. Senhores, No dia 28/08/2025 adquiri um veículo, tendo o respetivo Documento Único Automóvel (livrete) sido emitido pelo IMT. Em 19/09/2025, segundo informação prestada pelo IMT, os CTT alegaram não conseguir entregar o documento por inexistência do endereço. Contudo, o endereço indicado estava correto e atualizado. Face a esta situação, fui informado de que teria de pagar a emissão de uma 2ª via, por já terem decorrido mais de 30 dias. No entanto, considero esta cobrança indevida, uma vez que: - O erro não foi meu, mas sim dos CTT, que posteriormente conseguiram entregar no mesmo endereço; - O endereço constante no registo estava correto e válido; - Não deveria ser penalizado por falha de terceiros. Assim, venho solicitar: 1. O reembolso do valor pago pela emissão da 2ª via; 2. A revisão dos procedimentos internos, de forma a evitar que cidadãos sejam prejudicados por falhas externas. Anexo comprovativos da compra do veículo, da comunicação do IMT e da entrega posterior pelos CTT. Aguardo resposta no prazo legal. Com os melhores cumprimentos,
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