Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Quase 3 Meses de espera de resolucao de Garantia
Exmos. Senhores, A presente resposta da SunEnergy não corresponde à realidade dos factos e não resolve a situação, pelo que a reclamação 14666003 e 14766333 não pode ser considerada como resolvida. Esclarecimento dos factos Não corresponde à verdade que tenha existido qualquer recusa que inviabilizasse o processo de garantia. No dia 07/02/2026 foi realizada visita técnica por parte da SunEnergy, tendo o técnico confirmado a avaria no local, com recolha de fotografias e vídeos do equipamento. Assim, o diagnóstico inicial foi efetuado e validado pela própria empresa. A alegada necessidade de nova visita técnica surgiu posteriormente, já após atrasos significativos, sem que tenha sido apresentada qualquer solução concreta até então. Incumprimento de prazos legais Desde a confirmação da avaria (07/02/2026) até à presente data decorreram mais de 2 meses sem resolução efetiva. Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021, a reparação ou substituição deve ocorrer em prazo razoável, sendo 30 dias a referência legal. Esse prazo foi claramente ultrapassado sem justificação válida. Atuação do consumidor Face à ausência de solução, à falta de prazos concretos e ao impacto direto no agregado familiar (incluindo dois menores), fui forçado a resolver a situação por meios próprios, adquirindo e instalando novo equipamento. Esta decisão foi consequência direta da inação da SunEnergy e do grave inconveniente causado, não podendo agora ser utilizada para excluir responsabilidades. Estado do equipamento A alegação de danos físicos e violação de selo carece de prova objetiva e não foi previamente comunicada. O equipamento foi removido após se encontrar avariado e sem solução por parte da empresa durante um período prolongado. Situação atual (continua sem resolução) A própria SunEnergy confirma que: O equipamento ainda não está reparado A peça necessária está apenas “encomendada” Não existe qualquer prazo definido para conclusão Ou seja, a situação mantém-se sem resolução concreta e com duração indeterminada. Conclusão A presente resposta não resolve o problema nem apresenta uma solução efetiva com prazo definido. Assim, a reclamação mantém-se ativa até que: Seja apresentada uma solução concreta com prazo definido Sejam assumidas as responsabilidades pelos prejuízos causados Caso contrário, reservo o direito de prosseguir com os meios legais adequados. Com os melhores cumprimentos, João Jorge
Contrato 1059974839
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente à interrupção do fornecimento de gás associada ao meu contrato, a qual se prolonga há mais de 48 horas, sem que tenha sido previamente notificado nos termos legalmente exigidos. Até à presente data, não me foi remetida qualquer comunicação formal a informar da interrupção do serviço, nem foi deixado qualquer aviso no local no momento da suspensão, o que configura uma clara violação dos deveres de informação e transparência previstos na Lei de Defesa do Consumidor. Adicionalmente, cumpre referir que o pagamento em causa foi devidamente efetuado e comunicado por diversas vezes aos vossos serviços, conforme comprovam os registos e gravações das interações, nas quais se evidencia a inconsistência e falta de rigor no tratamento da situação. (documentação em anexo) Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021 e demais legislação aplicável, a interrupção de um serviço essencial sem cumprimento dos requisitos legais é inadmissível. Assim, venho exigir: A reposição imediata do fornecimento de gás; A correção integral da faturação, com aplicação dos devidos descontos relativamente ao período em que estive privado do serviço; Informo ainda que a situação já foi reportada através do Livro de Reclamações Eletrónico e do Portal da Queixa, encontrando-se igualmente em consideração o encaminhamento para a ERSE, caso não seja apresentada uma solução imediata. Aguardo a regularização urgente da situação. Com os melhores cumprimentos,
Pedido de recisão de processo por incomprimento de ligação do gás
Exmos. Senhores, Em 08/04/2026 por telefone celebrei contrato de prestação de serviços de energia com a vossa empresa com a adesão online n.º317419099 Sucede que até hoje, passados que são 13 dias úteis , o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar quando me foi dito que seria instalado dentro de 11 dias, mesmo tendo feito várias ligações , tendo havido inúmeras falhas e problemas técnicos consecutivos na ativação do serviço contratado. E ainda por cima enviaram-me 2 contratos com os meus dados pessoais indicando que o serviço já está ativo desde o dia 20/04/2026 E que também foi liberado a nota de cobrança Considerando o exposto, venho rescindir o contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização por via desta decisão, da vossa inteira responsabilidade. Cumprimentos.
Falha na prestação de serviços
Exmos senhores, venho por este meio apresentar o meu descontentamento na prestação do serviço de limpeza da fossa. Em dois anos que resido na presente morada e após me ter sido dito que tinha direito a uma limpeza da fossa por mês, apenas tive direito a esse serviço 4 vezes, sendo que a última vez foi no passado mês de Dezembro. Em Janeiro fiz o pedido e após várias trocas de emails foi-me dito que o meu pedido se encontra registado na semana de 2 de Fevereiro. Contudo até à data não fui contactada para proceder à prestação desse serviço, o qual sou obrigada a pagar todos os meses na fatura da água. Gostaria que esta situação fosse prontamente regularizada e que de futuro não se repetisse. Obrigada. Cumprimentos.
Falta de apresentação de faturas mensalmente
Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato n.ºAG-251013-2829437 , comuniquei-vos já em momento anterior o facto de não receber faturas desde do dia 30 de novembro de 2025 (vosso documento 388484765862). Reforço o meu pedido e informo, desde já, que irei invocar a prescrição, prevista na lei para os fornecimentos com mais 6 meses, caso tal seja aplicável. Solicito ainda que, tratando-se de uma falha vossa, me apresentem a possibilidade de um plano de pagamentos, por forma a minimizar os efeitos no meu orçamento familiar. Cumprimentos. Luís Fernandes
serviços online da CMMOITA
Já expus a situação, por mail. Como a CMMOITA, nada diz ou FAZ, para poder usufruir dos serviços de on-line (ver anexo) , tentei agora com a ajuda da DECO (também sei que antes, estes serviços actuavam mais com a intervenção da DECO) . Estou um pouco saturado, desta situação, que já dura há anos. Como já referi, se podesse andar, já tinha ido pessoalmente à CMMOITA. Obrigado
Faturação Atrasadas
Exmos. Senhores, Sou cliente nº 0006212656 com o contrato nº 004000180769. Já por diversas vezes vos alertei para o erro existente nas faturas enviadas – Faturas atrasadas onde não recebia as cartas pelos CTT, sem culpa minha e agora tenho de pagar os juros por erros que nao me diz respeito. Sinto desrespeito enorme, mesmo após vários contactos telefónicos com a empresa, nunca sabem nada. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos. Ricardo Almeida
Falsificação de assinatura
Reclamação à Endesa: Exmos. Senhores, No passado dia 18 de março um senhor, de nome, Nuno Santos, contactou o meu pai oferecendo um pacote de fornecimento de energia, supostamente da vossa empresa, e supostamente abaixo do preço que o meu pai tinha, com outro fornecedor. Tendo havido dúvidas, quer com o que foi dito telefonicamente, quer com o contrato em suporte de papel, nada esclarecedor, que a Endesa enviou posteriormente, contactei-vos telefonicamente por duas vezes, e a cada telefonema verifiquei que havia pacotes com valores mais baixos daqueles "oferecidos" por telefone. Como as dúvidas persistiam, fomos a uma loja Endesa e verificámos 1) que o pacote oferecido era o mais caro (o que demonstra total desinteresse pelo cliente) 2) que estava pedido o serviço de assistência técnica que o meu pai não pediu (a menos que fosse no meio daquelas perguntas em que se diz sim) 3) que há uma declaração onde está especificado o pacote mais caro, o "Quero+" e com uma assinatura FALSIFICADA do meu pai! O único contacto que o meu pai teve foi telefónico. Expliquem-me como é que aparece um documento com uma assinatura FALSIFICADA autorizando a cedência de dados para contactos de, e cito "empresas terceiras relacionadas com energia, equipamentos e assistência ao lar, setor automóvel, serviços financeiros e seguros, a aceder aos dados técnicos de Ponto de Energia", etc, etc. Como sabem, falsificar assinaturas é crime! Toda esta situação demonstra uma completa falta de ética e de honestidade; por parte de quem telefonou ao meu pai e por parte da vossa empresa, ou de alguém dentro da vossa empresa. Pedi cópia de toda a documentação produzida, mas foi-me negada. Entretanto, no dia 7 de abril o contrato com a Endesa foi cancelado e foi feita uma reposição para o fornecedor anterior. Aguardo uma explicação para toda esta situação. A fim de poderem analisar todo o processo, passo a dar os dados necessários: Alfredo da Silva Vieira NIF: 118842439 O contrato em suporte de papel foi enviado pela loja de Gaia, O telefone do snr. Nuno Santos, é 960 459 302, há também um snr. Diogo Pereira, Filipe. Há já várias queixas na loja de Penafiel relativamente a contactos telefónicos, cujo contrato efetuado verbalmente não corresponde ao faturado. Aguardando o vosso contacto a mais brevemente possível. Cumprimentos Cristina Silva
Fatura de Luz muito elevada
Exmos. Senhores, Boa tarde fui obrigada a meter fim ao meu contrato pois a empresa fechou por falta de recoursos tinha assinado um contrat de 5 anos e foi me cobrado 495 euros por saida anticipada a saber que a empresa fechou e nao tem meios de pagar esta fatura pedi que me fosse anulada a fatura pois nao meti fim ao contrato por mim mas sim por falta de recousos sera que me podiam ajudar ? Cumprimentos.
Fatura do Gás canalizado com valor extremamente Alto
Exmo. Senhores... Venho por meio desta reclamar a fatura referente de 11 de março a 10 de abril, onde a EDP utilizou uma leitura estimada de 2296, quando a leitura real do meu contador é de 2212. verifiquei fisicamente e a EDP está a cobrar por um consumo que ainda não aconteceu. Já fornece a leitura real a empresa, mas ainda mantém-se exigidos a fatura de 303,26€ sendo que ( 259,51€ é referente ao gás alegando que 139.58€ foi o gás consumido e 119.93€ é o valor da taxas impostos e outros encargos). Exijo o cancelamento dessa fatura e a emissão de uma outra baseado no consumo real, bem como o recalculo das taxas e impostos associados que influenciam a este erro. Ressaltar também que houve uma fatura referente ao mês de 11 de Janeiro a 10 de fevereiro, que tem como CUI ( PT 1606 000 004 074 648 AP e teve como leitura estimadado gás 2158, que decidiram fazer um acerto sem comunicação nenhuma com um valor de (-13.97€ do gás por pagar e 4.08 das taxas impostos e outros encargos) ou seja nesse mês enviaram-me uma fatura sem cobrança, para depois de passar um mês, enviarem uma fatura com valores exorbitantes. Em forma de roubo, uma vez que nunca fiquei um mês sem pagar a fatura. Agradeço desde já a vossa especial atenção a esse caso, e a vossa ajuda
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
